sábado, agosto 04, 2018

Baptismos (17) de Óis da Ribeira em 1908!



Padre José Bernardino dos Santos Silva

A Paróquia de Óis da Ribeira teve 17 baptizados no ano de 1908, há precisamente 110 anos.
O padre José Bernardino dos Santos Silva, ribeirense de nascimento e residência, era o titular da Paróquia e presidiu ás cerimónias baptismais celebradas na Igreja local.
Os assentos dos 17 baptizados foram lavrados em livro próprio da Paróquia e todos vistos e conferidos pelo Arcipreste João Gomes dos Santos, que era pároco de Macinhata do Vouga. 
Foram os seguintes:

- MARIA ROSA ROLA
Nascida a 10 de Janeiro de 1908.
Filha de Maria Rodrigues Rola, 
M. Rosa Rola
solteira e jornaleira. Neta de Maria Rosa Rola (foto). Padrinhos, foram Jacinto Bernardo Henriques, viúvo e lavrador, e Rosa Almeida, casada. Faleceu a 6 de Novembro de 1909, com quase 2 anos.

2 - MARGARIDA
Nascida a 27 de Janeiro de 1908.
Filha de João Ferreira da Maia, jornaleiro, de Travassô, e de Rosa Ferreira das Neves, agricultora.
Neta paterna de José Maria Ferreira da Maia e Maria Rita Oliveira e materna de José Ferreira das Neves e Margarida Francisco Lopes. Foram padrinhos, 
Margarida Gomes
José Ferreira das Neves, viúvo e negociante, e Antónia Marques.
Casou com Aníbal Gomes dos Reis, pais de Silvério, José Maria, Ilda, Eugénio Amaral e outros.

3 - MARIA JOSÉ
Nascida a 11 de Março de 1908.
Filha de Berardo Soares dos Santos e Maria Rosa Pinheiro dos Reis, lavradores. Neta paterna de Joaquim António Soares de Freitas e Maria José e materna de José Matos dos Reis e Ana Alves Pinheira. Padrinhos, foram Jacinto Matos dos Reis, lavrador e solteiro, e Maria José.
Casou com Alexandrino Pinheiro dos Reis, a 4 de Novembro de 1944. Faleceu a 17 de Junho de 1974 (ver o nº. 15).
Mãe de Maria Rosa e Iracene Reis.
Eugénia Costa


4 - EUGÉNIA PIRES DA COSTA
Nascida a 18 de Março de 1908.
Filha de Zebedeu de Oliveira Costa e Maria Au-
gusta Pires, jornaleiros. Neta paterna de Joaquim Alves da Costa e Maria Bárbara Soares dos Santos e materna de Maria José Pires Ferreira. Padrinhos, foram José Maria dos Santos, casado e carpinteiro, e Eugénia Alves de Freitas, solteira.
Casou com Álvaro Simões de Carvalho, a 1 de Ja-
neiro de 1937, e faleceu a 2 de Fevereiro de 1981. O casal teve os filhos Maria Augusta, José, Nair e Álvaro Carvalho, entre outros. 
Otília Reis

5 - OTÍLIA, 
Nascida a 26 de Março de 1908.
Filha de João Bernardino dos Reis e Ana Rosa Soares dos Reis, lavradores.
Neta paterna de Manuel Francisco dos Reis e Maria Luísa dos Reis e materna de José Maria dos Reis e Felicidade Alves da Conceição. Padrinhos, foram Manuel Filipe Soares, casado e proprietário, e Maria do Espírito Santo, viúva.
Casou com Manuel Tavares de Carvalho, de Casal de Álvaro, a 11 de Maio de 1931. Enviuvou a 12 de Fevereiro de 1979 e faleceu a 14 de Dezembro de 2005.
Mãe de Manuel Reis Carvalho (já falecido) e de Otília dos Reis Carvalho, sogra de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida (do Alexandre).
Elísio Pinheiro

6 - AURORA
Nascida a 1 de Agosto de 1908, em Cabanões.
Filha de António Pereira e Teresa Murta, de Fermentelos, jornaleiros. Neta paterna de Cândida Pereira da Conceição e materna de Joaquim Lourenço da Rosa e Maria Murta. Padrinhos, foram Jacinto Pereira da Conceição, carpinteiro, e Maria do Carmo, ambos solteiros.
Será familiar de Maria Rosa Murta (qie foi esposa de Alcides Silva) e Irene Lourenço (de José Maria dos Santos. o Bareco).

7 - ELÍSIO PINHEIRO DE ALMEIDA
Nascido a 15 de Março de 1908.
Filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro, e Mariana de Jesus Viegas. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas. Padrinhos, foram José Tavares Pinheiro, solteiro e jornaleiro, e Maria dos Santos Pinheiro.
Casou com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, freguesia de Travassô, a 11 de Janeiro de 1936. Pais de Rosa, Lurdes e Fátima, tios dos irmãos Eugénio (já falecido) e José (ambos e, Viana do Castelo) e de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida. Viveu e faleceu em Viana do Castelo.


Celestino Oliveira

8 - CELESTINO HENRIQUES DE OLIVEIRA
Nascido a 6 de Junho de 1908.
Filho de Carlos Henriques de Oliveira e Emília dos Santos, agricultores. Neto paterno de Bonifácio Henriques de Oliveira e de Maria Fernandes Correia e materno de Joaquim Alves da Costa e Maria Bárbara Soares dos Santos. Padrinhos, foram Invêncio Viegas, solteiro e carpinteiro, e Angelina Pires Ferreira, solteira.
Casou com Lídia Dias dos Reis a 12 de Dezembro de 1951 e enviuvou a 20 de Maio de 2002. Faleceu a 9 de Julho de 2004. Pais de Zita, Martinho e Celestina Dias de Oliveira.


Maria Carmo

9 - MARIA DO CARMO
Nascida a 24 de Junho de 2008.
Filha de Silvano Matos dos Reis e Palmira Pires Tavares, lavradores. Neta paterna de Teresa Maria de Jesus e materna de António Rodrigues dos Santos e Maria Emília Tavares. Foram padrinhos, Manuel Bernardino dos Reis, lavrador, e Maria do Carmo Ferreira Pires.
Casou com Belmiro Gonçalo a 20 de Novembro de 1935 e enviuvou a 22 de Novembro de 1987. Faleceu a 7 de Dezembro de 1988. Pais de José (já falecido), Jaime, Benedita, Luís, Abel e Palmira (já falecida).

10 - JOAQUIM PEREIRA DA CONCEIÇÃO
Nascido a 3 de Agosto de 1908, em Cabanões, lugar meeeiro de Óis da Ribeira e Travassô.
Filho de Custódio Pereira da Conceição, alfaiate, de Destriz (Oliveira de Frades), e de Assunção Gomes dos Reis, governo de casa, de Ois da Ribeira. Neto paterno de Maria Pereira Ignácio e materno de José Bernardino Tavares dos Reis e de Ana Joaquim Gomes. Padrinhos, foram Joaquim António Ferreira das Neves, solteiro e empregado de comércio, e Laura Pires Soares, solteira.

Arminda Santos

11 - MARIA
Nascida 14 de Novembro e 1908.
Filha de Patrocínio Pereira dos Santos, jornaleiro, de Alcofra (Vouzela), e de Joana Rosa de Jesus, jornaleira, de Óis da Ribeira. Neta paterna de Umbelina Maria de Jesus e materna de Ana Rosa de Jesus. Foram padrinhos José da Silva, casado e jornaleiro, e Angelina Pires Ferreira, solteira.
Casou com António Rodrigues da Costa, de Fermentelos, a 10 de Fevereiro de 1931.
Irmã, entre outros, de Justino, Elvira e Amadeu Pereira dos Santos (Peles), tia-avó de Arménio e Olinda, Maria Olímpia, José Maria e Arminda Santos (foto), tia-bisavó Almeirinda, Manuel Arsénio, Arminda, Armanda e José Santos, José Amadeu, Etelvina e José Augusto, entre outros.   

12 - AMADEU 
Nascido a 23 de Outubro de 1908.
Filho de Maria Rosa dos Reis, solteira e agricultora. Neto de José Bernardino dos Reis e Maria Angélica dos Reis. Foram padrinhos, Manuel Bernardino dos Reis. agricultor, e Júlia Pereira da Conceição, ambos solteiros.
Casou com Guilhermina Alves de Oliveira a 17 de Janeiro de 1929 e faleceu a 30 de Novembro de 1968, em S. Sebastião (Setúbal).

13 - MANUEL
Nascido a 15 de Setembro de 1908.
Filho de João Maria dos Anjos, de Assequins, e Mariana Gomes dos Reis, de Cabanões, jornaleiros. Neto paterno de Joaquim Francisco dos Anjos e de Rosa Teresa de Jesus e materno de José João dos Reis e Maria Jacinta. Foram padrinhos, Manuel Maria dos Reis, solteiro e lavrador (regedor), e Teresa Gomes dos Reis, solteira.
Alberto Almeida

14 - ALBERTO HENRIQUES DE ALMEIDA
Nascido a 9 de Outubro de 1908.
Filho de Luís Henriques de Almeida e de Rosa Framegas Alves, lavradores. Neto paterno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa de Almeida e materno de José Framegas Alves e Teresa Ferreira Estima. Padrinhos, foram António Maria da Silva, jornaleiro, e Rosa de Almeida.
Casou com Deolinda da Conceição dos Santos a 26 de Outubro de 1935 e faleceu a 12 de Abril de 1979. Pais de Manuel Luís (já falecido), José Maria, Lurdes, Zulmiro, Estela e António Carlos dos Santos Almeida.

15 - ALEXANDRINO PINHEIRO DOS REIS
Nascido a 9 de Novembro de 1902.
Filho de José Maria Pinheiro dos Reis e de Mariana Maria dos Reis, lavradores. Neto paterno de José Matos dos Reis e de Ana Alves Pinheira e materno de José Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis. Padrinhos, foram José Framegas Aves, solteiro e agricultor, e de Maria Augusta Tavares dos Reis, solteira.

Casou a 4 de Novembro de 1944 com Maria José Soares dos Santos (ver nº. 3) e enviuvou a 17 de Junho de 1974. Pais de Rosa e Iracene. Faleceu a 12 de Junho de 1986. Pai(s) de Rosa e Iracene.

16 - LÚCIA
Nasceu a 1 de Dezembro de 1908.
Filha de Albino de Melo e de Maria Rosa Pires Soares, lavradores. Neta paterna de Aurora Marques e materna de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares. Foram padrinhos, Manuel Maria Caldeira e Aurélia Pires Soares, solteiros.


17 - CELINA
Nasceu a 5 de Dezembro de 1908.
Filha de Alexandre Pires Soares, carteiro, e de Rosa Tavares da Silva, de Travassô. Neta paterna de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares e materna de António Tavares da Silva e de Maria Tavares. Foram padrinhos, António Tavares da Silva Júnior, estudante, e Olívia Tavares da Silva.
Casou com Manuel Rodrigues da Silva, a 17 de Janeiro de 1931, de Travassô mas em S. Paulo, no Brasil, e acrescentando o apelido Silva. Enviuvou a 5 de Fevereiro de 1959. Casou em segundas núpcias e em Aveiro, com João da Costa Soares, de 75 anos, de Avintes, e mudou o nome para Celina Pires Tavares Soares. Enviuvou a 18 de Setembro de 1970. Desconhecemos a data do seu falecimento.

Sem comentários: