domingo, agosto 19, 2018

José Armando faleceu há 27 anos! Outras mortes trágicas de jovens ribeirenses!

José Armando Morais Fernandes
faleceu, de acidente, há 27 anos
a 19 de Agosto de 1991. RIP!!!

O luto ribeirense por gente jovem é, infelizmente, algo frequente, nor-
malmente por causa de trágicos acidentes de viação. Mas não só.
Há 27 anos, precisamente, no dia 19 de Agosto de 1991, faleceu José Armando Morais Fernandes, que tinha apenas 22 anos, solteiro e trabalhador fabril.
O acidente foi de motorizada e o funeral realizou-se no dia 21. Era filho de Armando de Meireles Fer-
nandes e de Maria Benilde da Silva Morais, da Rua das Arroteias.

Outras tragédias
ribeirenses !

A memória faz evocar, hoje e aqui, outros jovens conterrâneos ribei-
renses que, nos anos mais recentes, a morte levou de forma não natural. 
1 - António da Cruz Dias Ferreira: de 32 anos, solteiro e a 11 de Julho de 1992, afogado na pateira, quando espetava estacas de zona de caça. Era empregado de António Soares de Almeida Santos (Chora) e natural de Seixo, em Montemor-o-Velho. Residia em Óis da Ribeira há 21 anos.
2 - António Fernando Framegas de Almeida: aos 40 anos, casado e comerciante, a 2 de Agosto de 2010, de acidente com um tractor. Filho de Benjamim Soares de Almeida e Maria Graciete dos Reis Framegas, deixou viúva Sandra Cristina Castelão dos Reis Framegas e duas filhas menores - Patrícia e Catarina. Morava na Rua Comendador António Bernardino.
3 - Carlos Alberto Dias de Almeida: aos 29 anos, solteiro e agricul-
tor/pescador, a 12 de Novembro de 1999. Filho de António Carlos dos Santos Almeida e de Hermínia Dias Figueiro Viegas, da Rua das Codiceiras. Cunhado de Hugo Filipe H. Santos (ver à frente).
Isabel M. Lopes
4 - Fernando Dinis dos Reis Tavares Pires: aos 33 anos, solteiro, trabalhador fabril, de acidente automóvel na AE1 e a 4 de Dezembro de 2006. Filho de Fernando Tavares Pires e de Maria Isabel dos Reis Tavares da Silva (já falecida). Morava na Rua Benjamim Soares de Freitas.
5 - Fernando Reis Oliveira: aos 21 anos, solteiro e electricista/picheleiro, a 12 de Abril de 1979 e de acidente de motorizada. Filho de Ramiro Oliveira e Rosa Martins dos Reis (já falecidos), da Viela do Canto da Igreja. 
6 - Hugo Filipe Henriques dos Santos: de 22 anos, a 2 de Abril de 2004 e afogado na pateira, quando levantava redes de pesca, em frente à Estalagem de Fermentelos. Era natural da Carvalhosa, de Valongo do Vouga, mas residente em Óis da Ribeira, pelo casamento com Sandra Cristina Almeida, filha de António Carlos dos Santos Almeida e Hermínia Dias Figueiro Viegas. Seria cunhado de Carlos Alberto Dias de Almeida.
7 - Isabel Maria Morais Lopes: aos 20 anos, solteira e estudante, a 12 de Maio de 1992, de acidente automóvel. Filha de José de Jesus Lopes e Maria de Lurdes Morais Nunes, da Rua da Pateira.
8 - José António de Almeida Gomes: aos 24 anos,  
Luísa M. Pires
solteiro, trabalhador fabril e a 27 de Julho de 1991, envenenado pelo irmão. Filho de Juraci de Almeida Gomes, da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro).
9 - Luísa Maria Martins Pires: aos 24 anos, solteira e trabalhadora fabril, a 29 de Janeiro de 1990 e de acidente (atropelamento perto do pavilhão de Travassô). Filha de Mário Pires Vieira e de Maria Alice Martins da Rosa, da Viela do Canto.
10 - Milton Jorge Conceição dos Reis: aos 39 anos e funcionário camarário, a 25 de Junho de 2017, de acidente automóvel. Filho de José Manuel da Conceição Alves e de Maria de Fátima dos Reis Santos, da Rua Benjamim Soares de Freitas. Ele, morador na Rua Nossa Senhora da Fátima, onde vivia em comunhão de facto com Cátia Susana Gomes Pereira. 
11 - Pedro Salvador da Silva Tavares: aos 14 anos, solteiro e no dia 8 de Dezembro de 1981, de acidente (atropelamento). Filho de Décio Tavares da Silva e de Maria Isabel da Silva Júnior, morado-
Sónia de Fátima
Almeida Reis
res em Travassô (na altura) e ambos já falecidos (o pai em 1978, a mãe em 2009). Irmão de Raúl Manuel da Silva - o Raúlzito.
- Raúl Manuel da Silva, o Raúlzito: aos 30 anos, sol-
teiro e técnico fabril, a 16 de Junho de 1985, de aci-
dente motorizado. Filho de Décio Tavares da Silva e de Maria Isabel da Silva Júnior. Irmão de Pedro Sal-
vador. Esta família morou muitos anos na Rua Manuel Tavares da Silva (Cabo) e sempre esteve muito ligada a Óis da Ribeira.
12 - Sónia de Fátima de Almeida Reis: aos 4 anos, a 9 de Outubro de 1979, afogada no poço de casa, no Bairro Alto (na Rua Nossa Senhora de Fátima). Filha de Alexandrina Almeida Soares e José Pereira dos Reis (Barru-
mas), ambos já falecidos.
Outros trágicos falecimentos terão acontecido (de que não lem-
braremos) e enlutado as famílias ribeirenses mas todos envol-
vemos nesta evocação solidária.

Sem comentários: