quarta-feira, agosto 08, 2018

Aires Carvalho e Santos, homem público de Óis da Ribeira!


A Tuna de Óis da Ribeira em 1951. De pé, Serafim Reis, Eurico
Tavares, Manuel Carvalho (Girão), Alfredo Tavares, Jacinto Ma-
tos, David Santos,  Arménio Pires e Óscar Matos. Ao meio, Sebas-
tião Laranjeira, Armando Reis e Maia (1). Sentados,  Aires Carva-
lho e Santos, José Framegas, Edmundo Reis e José Maria Costa

Aires Carvalho e Santos foi presidente da Junta de Fre-
guesia de Óis da Ribeira e nasceu a 6 de Agosto de 1909. Teria ago-
ra feito 109 anos e faleceu a 24 de Novem-
bro de 1996. 
A sua presidên-
cia da Junta de Freguesia foi de 1972 a 1974 e coincidiu com
Aires Carvalho Santos
 o 25 de Abril de 1974 (a revolução que
acabou com o regime do Estado Novo, que ele serviu, como serviram muitos outros homens bons de Óis da Ribeira), num executivo que incluía o secretário Fernando Reis Duarte de Almeida e o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva.
A comissão administrativa então nomeada pela Câmara Municipal de Águeda foi presidida por Isauro Carvalho e Santos, seu sobrinho (filho do irmão Laurentino e que viria a ser o primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira), e incluía Arlindo Reis Duarte de Almeida, irmão do secretário (Fernando Reis). Além de Hercílio Almeida. 
Antes, no mandato de 1955/59, era tesoureiro e assumiu a presidência da Junta de Freguesia a 17 de Novembro de 1957, quando o presidente Armando dos Santos Ala de Resende se ausentou para Angola. Na tesouraria, foi substituído por José Pinheiro das Neves.
António Berna

A Família

Aires Carvalho e Santos, apelidado de Salsinhas, era filho de José Maria dos Santos, carpinteiro, e de Maria José Carvalho, agricultora, era neto paterno de Joaquim Alves da Costa e de Maria Bárbara dos Santos e materno de Guilhermina de Carvalho. Teve os irmãos Laurentino, Virgilino, Elisiária e Emílio, pelo menos. 
Casou com Maria Pires dos Reis, a 11 de Fevereiro de 1935, e o casal teve os filhos António Bernardino e Maria Laudelina Pires dos Santos.
António Bernardino, o Berna, licenciou-se em Geografia e imor-
talizou-se no mundo cultural como cantor de fados de Coimbra, sendo galardoado com o Grau de Comendador pelo Presidente Mário Soares. Faleceu  a 17 de Junho de 1996 e está sepultado em campa de família, no cemitério de Óis da Ribeira. Maria Laudelina foi professora primária, agora já aposentada.
Casas de Aires C. Santos

Homem público

Aires Carvalho e Santos, para além de autarca, foi dirigente e músico da Tuna de Óis da Ribeira, além de exercer, em alturas diferentes, diversas funções de colaboração com a Paróquia local e Irmandade das Almas e de S. Miguel.
Foi louvado, ao serviço do Estado e das famílias (em heranças), e proprietário do sistema de rega que, da pateira, servia parte da lavoura de Óis da Ribeira. Foi um dos primeiros proprietários, quiçá o primeiro, de uma malhadeira mecânica, que alugava na freguesia.
Grande proprietário agrícola e florestal, residia na Rua Manuel Maria Tavares da Silva (do Cabo), nas casas da imagem ao lado.
É aqui recordado, hoje, quando se passam 109 anos do seu nascimento! Morreu aos 87, a 24 de Novembro de 1996. RIP!!!

Sem comentários: