quarta-feira, abril 03, 2019

Ponte de Óis da Ribeira foi mostrada há 70 anos!

A ponte de Óis da Ribeira
Fernando Moreira de Sá
José Fred. Ulrich

A Junta de Fre-guesia de Óis da Ribeira apreciou, pela primeira vez, a planta da então futura ponte sobre o Rio Águeda a 3 de Abril de 1949! Há rigorosamente 70 anos!
O projecto inicial tinha sido ela-
borado pelo engº. Fernando Mo-reira de Sá, que tinha feito carrei-
ra militar, atingindo a patente de major. Já na reserva, foi o 1º director de Serviços de Engenharia da Câmara Municipal do Porto e Governador Civil substituto do distrito do Porto, criando mais tarde um escritório técnico de en-
genharia, especialistas em obras de cimento armado. 
A planta inicial, porém, não tinha sido aprovada pelo Ministério das Obras Públicas, que encarregou os engenheiros  Campos e Mendonça, mais um desenhador - todos daquele Ministério -, para fazer as necessárias correcções, que fizeram e entregaram à Câmara Municipal de Águeda e que, há precisamente 70 anos, estavam em Óis da Ribeira para serem vistas pela Junta de Freguesia e povo interessado.
P. José Bernardino
Benj. Freitas

A construção
e a inauguração!

A ponte, como todos sabemos, levaria dois anos a ser construída e foi inaugurada a 25 de Maio de 1952, numa cerimónia em que o engº. José Frederico Ulrich, Ministro das Obras Públicas (e que tinha aprovado a obra), se fez representar pelo coronel Dias Leite (Governador Civil de Aveiro), tendo também participado o dr. Fausto Luís de Oliveira (presidente da Câmara Municipal de Águeda) e autoridades civis, militares e religiosas - nomeadamente a Comissão Executiva da Ponte, presidida pelo padre José Bernardino, com o vice-presidente Benjamim Soares de Freitas, tesoureiro Manuel Soares dos Santos e o secretário Armando dos Santos Ala de Resende.
Comissão que ofereceu «um valioso copo de água às entidades oficiais, durante o qual foram feitos entusiásticos brindes».  
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas (de 1943 a 1954) com o tesoureiro Manuel dos Santos (mandatos de 1947/1950 e de  1951/1954) e os secretários (José Maria Estima (1946/1950) e Arnaldo Rodrigues de Figueiredo (1951/1954).
Zebedeu Costa
Gil M. Reis

As galinhas
com dentes !

As Bandas de Travassô participaram gratuitamente na festa inaugurativa e foi lançado muito fogo de artifício, transformando o dia num dia que ficou para sempre gravado na história de Óis da Ribeira.
Associada à inauguração está a famosa história das galinhas com dentes, respondendo, com ironia e boa disposição, ao chiste de muita gente de Travassô (e eventualmente não só...) que, referindo-se à ponte em tom de chacota, dizia(m) que Óis da Ribeira só a teria quando as galinhas tivessem dentes.
O artesão Gil Martins dos Reis «criou» o desagravo e, nos dois lados da entrada da ponte, no dia da inauguração, foram colocadas duas galinhas com... dentes!
A ligação entre Óis da Ribeira e Cabanões, pelo rio Águeda, era, até então, feita através das embarcação do barbeiro Zebedeu Alves da Costa, que tinha a adjudicação por concurso público anualmente lançado pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.

Sem comentários: