sexta-feira, maio 03, 2019

Aterro do Surpel ocupado com inertes de empresa privada

O aterro do Surpel é público mas está ocupado por privados
O aterro esteve para ser destinado a habitação social e a 
escola. É depósito de inertes privados

O aterro da Jun-
ta de Freguesia de Óis da Ribei-
ra, no limite com a de Espinhel e no Surpel, foi «invadido» com montes de terra, das valas das re-des de sanea-
mento. Não sa-
bemos se tam-
bém das águas.
O que equivale por dizer que o espaço, que é público - não esqueçamos... - vai ficar inabilitado para o que quer que seja, por muitos e muitos anos.
O espaço já teve dois destinos oficiais, pelo menos dois..., mas infelizmente nenhum deles concretizado:
1 - HABITAÇÃO SOCIAL, 
num projecto que chegou a ser anunciado pela Junta de Fre-
guesia de Óis da Ribeira do presidente Fernando Pires.  
A 3 de Julho de 2004, não tarda a passarem 15 anos, o site «Óis da Ribeira | Notícias curiosidades e histórias», de Luís Neves - ver AQUI -, citando o site do Padre Júlio Grangeia, dava conta que «o loteamento Surpel, em Ois da Ribeira, para onde a Câmara Municipal de Águeda está a projectar a construção de habitação social, está em fase de exposição pública nos Paços do Concelho».
Explicava que «fica justamente no limite com a freguesia de Espinhel e envolverá, provavelmente, a construção de oito fogos da chamada habitação social a custos controlados» e concluía que «os interessados podem consultar o projecto, devendo dirigir-se ao serviço de atendimento da Câmara Municipal».
2 - PÓLO EDUCATIVO
Integrado Pateira Nascente.
O d´Óis Por Três, a 17 de Setembro de 2007, anunciava  (ver AQUI) que «o Pólo Educativo Integrado Pateira Nascente inclui as fre-
guesias de Espinhel, Óis da Ribeira e Travassô», e que, precisava, «tem como virtude estar no meio e a Junta de Freguesia oferece o terreno».
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeiram, bem entendido.
«Nada mais acertado que ser construído aqui, no alto do Surpel, na fronteira entre Óis e Espinhel. Na variante. Está certo?», acrescentava o d´Óis Por Três.
Neste caso, os srs. presidentes de Junta de Freguesia não se entenderam e o Pólo Educativo ficou a ser visto pelo canudo do infinito, em dia de S. Nunca à Tarde.

Aterro público
é depósito
de... inertes privados

O espaço não foi para escola, nem para habitação social e é agora depósito dos inertes das valas das redes de saneamento, pelo menos, talvez também das águas. O que deu, seguramente, grande jeito ao empreiteiro - que, ali à mão de despejar, lá descarregou o que teria de transportar sabe-se lá para onde e com muito mais custos.
Mas quem é que o autorizou?
Alguém o autorizou?
E a que preço?
Em que condições? Que até poderão ser vantajosas, não se sabe.
Quando a Junta de Freguesia da União de Freguesias precisar do espaço, quem o vai limpar?
E a que custo?
Em nome do zelo e da transparência da actividade e gestão da coisa pública, a Junta de Freguesia já deveria ter anunciado e explicado ao povo as condições do uso de um bem público por uma instituição privada.
Mas os canais do poder só servem (só tem servido) para a propaganda da praxe política.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aterro ocupado com inertes de empresa particular???

Como é???

O que todos vemos e constatamos é um terreno rústico aonde foram despejados toneladas ou metros cúbicos de entulho, escombros só com a autorização de uma unica pessoa.

Anónimo disse...

Aterro ocupado com inertes de empresa particular???

Como é???

O que todos vemos e constatamos é um terreno rústico aonde foram despejados toneladas ou metros cúbicos de entulho, escombros só com a autorização de uma unica pessoa.

Anónimo disse...

Vão a assembleia perguntar.
Agora pelo menos temos alguém que responde ao que é perguntado ao contrário do anterior