quinta-feira, maio 16, 2019

Áureo, homem do teatro de OdR, faleceu há 55 anos!

Áureo Alves de Almeida

ÁUREO Alves de Almeida faleceu a 16 de Maio de 1964, há 55 anos. Principalmente como ensaiador de teatro, foi uma activa figura da cultura popular de Óis da Ribeira. Supomos, que também como correspondente de jornais.
Áureo nasceu 6 de Setembro de 1911, há quase 108 anos (morreu aos quase 53), filho de Luís Henriques de Almeida e de Rosa Framegas Alves, ambos lavradores de Óis da Ribeira. Era neto paterno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa de Almeida, materno de José Framegas Alves e de Teresa Ferreira Estima.
A sua deficiência física, se o limitou em trabalhos físicos, nomeadamente os da
Arménia Almeida
Jesuína Almeida
agricultura (a principal actividade da freguesia pelo tempo da sua vida). aproximou-o de outras artes e apaixonou-se pelo teatro. 
Áureo ensaiou o Grupo Modestos e Independentes, que em 1941 apre-sentou a peça «Um Homem de Honra» e a opereta «Mariquinhas Leiteira». Em 1950 e à frente do Grupo «União Faz a Força», apre-
sentaram o drama «A República». No ano seguinte, reapareceu com o 
Alberto Almeida
Delmira Almeida
«Modestos e Independentes» e levou à cena o «Titular Assassino». Outras
 peças tiveram a sua colaboração, nomeadamente a reescrever os papéis dos personagens.  

Família grande e 
ligada à cultura !

Áureo Alves de Almeida era solteiro e vivia numa casa onde hoje se localiza a dos herdeiros de Isauro Santos. Tinha
Ernesto Almeida
vários irmãos, também já todos falecidos.
Eles, ou descendentes deles, estiveram ligados à cultura teatral de Óis da Ribeira:
- Jesuína, foi casada com Albano Joaquim de Almeida. Pais de Hercílio Alves de Almeida, sobrinho, actor e ensaiador. O filho, Álvaro, é músico.
- Delmira, que foi casada com Laurentino Carvalho e San-
tos. Pais de Isauro, Saudade e Floripes (já falecidos), Fir-mino e Puridade. Isauro e Firmino foram actores e ensaia-dores. A filha de Isauro, Clara Santos, foi actriz amadora.
- Cristialina, que foi casada com António Ferreira do Reis (pais de Ilídio Almeida Ferreira dos Reis, músico) e, já viúva, com Óscar Pereira de Matos.
- Arménia, que foi casada com Alexandre Pinheiro de Almeida. Pais de Eugénio (já falecido, em Viana do Castelo), José (morador em Viana do Castelo) e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida.
- Alberto, que foi casado com Deolinda Santos. Pais de António Luís e Mirene (já falecidos), Zulmiro, Lurdes, Estela, José Maria (na Austrália) e António Carlos dos Santos Almeida (este, foi actor).
- Ernesto, que foi casado com Maria Costa (Graça). Pais de Elisabete, Isolete e Rosália. Ele, foi actor amador. 

Sem comentários: