domingo, maio 19, 2019

José Maria, um combatente da Batalha de La Lys



José Maria foi um ribeirense combatente da 1ª. Grande Guerra, integrando o 1º. Corpo Expedicionário Português que, a 18 de Abril de 1918, participou na heróica Batalha de La Lys, em França.
Soldado condutor, com o nº. 418, partiu para a frente de batalha a 26 de Janeiro de 1917, de Lisboa, e a Lisboa regressando no dia 19 de Maio de 1918, hoje se fazem 101 anos.
Promovido a 1º. cabo miliciano a 7 de Outubro de 1917, foi punido com 2 quartos (serviços de vigilância), por ter faltado uma formatura, sem justificação. Por doença, teve baixa hospitalar entre 8 e 19 de Abril de 1919.
Quando mobilizado, integrava a 4ª. Bateria, do Regimento de Artilharia nº. 2 , tinha o número 4284 de placa de identidade e o 418 de Unidade.


Quem é quem?
José Maria de OdR

José Maria Soares dos Santos nasceu às 4 horas da manhã do dia 6 de Junho de 1895 e foi baptizado no seguinte dia 16, na Igreja Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira, pelo padre António Francisco Alves.
Os pais eram Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Ferreira Estima, ambos lavradores. Neto paterno de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares, neto materno de José Francisco da Silva e de Josefa Ferreira Estima.
Os padrinhos foram José Constantino dos Reis, lavrador de Óis da Ribeira, e Ana Rosa, solteira e jornaleira de Cabanões, lugar meeeiro de Óis da Ribeira e Travassô.
Emigrou para o Brasil, aos 24 anos e em 1910, com passaporte emitido pelo Governo Civil de Aveiro a 23 de Dezembro de 1919. Era solteiro, alto (de 1,82 metros) e trabalhador rural (jornaleiro), cabelos pretos e olhos escuros.

Milton Santos, filho
de David, em cima;
José Maria, filho de
Deolinda, ao lado
Família actual de
José Maria S. Santos!

José Maria Soares dos Santos era irmão de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Aires Soares dos Santos, entre outros (pelo menos mais dois irmãos).
Descendentes actuais, em Óis da Ribeira, são os seguintes sobrinhos-netos, filhos do irmão Manuel Soares dos Santos (Lopes):
- Filhos de David: Milton (morador em Aveiro), Margarida e Manuel Soares dos Reis e Santos
- Filhos de Isaura: São, João Bernardino, Albertino, Marília e Maria Isaura Gomes Soares.
- Filhos de Deolinda: Manuel Luís (falecido), Zulmiro, Lurdes, Estela, José Maria (na Austrália) e António Carlos dos Santos Almeida.
- Filhas de Zulmiro: Zulmira e Fátima Framegas dos Santos.
- Filhas de Lurdes (da Lavoura): Júlia e Maria Isolete dos Santos Garrido (moradora em Eixo). 
Netos de Aires Soares dos Santos:
- Filhos de João: João Alfredo (já falecido) e Maria Ascenção Ferreira Tavares.


Sem comentários: