quinta-feira, maio 30, 2019

O cesteiro Belmiro Gonçalo, também matador de porcos...

Belmiro Gonçalo
Belmiro Gon-

çalo em 1971

O cesteiro Belmiro Gonçalo nasceu a 30 de Maio de 1916, em Destriz, freguesia do concelho de Oliveira de Frades, mas fixou-se em Óis da Ribeira, onde trabalhou, casou e teve família.
A sua fama galgou as fronteiras locais, como proficiente matador de porcos, função para que era muito solicitado. Também foi agricultor e cesteiro - arte, esta, em que era muito hábil e, por isso mesmo, com serviços muito requisitados. 
Belmiro Gonçalo nasceu a 30 de Maio de 1918, filho de Venância Gonçalo e de pai incógnito. Fixou-se muito jovem em Óis da Ribeira, como criado de servir, e, a 20 de Novembro de 1935, com apenas 17 anos, casou com Maria do Carmo Pires Tavares, 10 anos mais velha e nascida a 24 de Junho de 1908, filha de Silvano Matos dos Reis e de Palmira Pires Tavares. 
O casal teve os filhos José (já falecido), Jaime, Benedita, Luís, Abel e Palmira Tavares Gonçalo (já falecida).

A 3 de Janeiro de 1978, há 41 anos, requereu passaporte «para todos os países», mas aparentemente apenas para se deslocar a França, de visita a familiares lá emigrados. 
Belmiro Gonçalo faleceu a 22 de Outubro de 1987, aos 69 anos e tendo sido agricultor e, regionalmente, afamado cesteiro e matador de porcos. Maria do Carmo Pires Tavares faleceu a 7 de Dezembro de 1988 e estão ambos sepultados no Cemitério Velho de Óis da Ribeira.

Sem comentários: