quarta-feira, maio 22, 2019

Personalidades de OdR: padre José Bernardino e professor Luís Almeida!

A pateira vista sobre a margem de Óis da Ribeira
Padre José Bernardino

O dia 11 de Maio está associado a duas personalidades de Óis da Ribeira, ambas do século XX e por razões diferentes: a libertação do padre José Bernardino, nascido em 1880, e o nascimento do professor Luís Almeida, em 1896. 
O padre José Bernardino Santos Silva foi monárquico convicto, denunciado pelo regime republi-cano por «suspeitas de alta trai-ção» e preso político, na sequência da implantação da República (em 1910). Cumpriu prisão nas cadeias do Alto do Duque e Limoeiro, em Lisboa, foi solto sob fiança e chegou a Óis da Ribeira a 22 de Maio de 1912. 
Há 107 anos! 
José Bernardino dos Santos Silva nasceu a 8 de Julho de 1880, filho de Manuel Tavares Duarte e Maria José dos Santos Silva. Celebrou missa nova no Dia de Reis de 1903, tinha 22 anos, e foi pároco de Trofa e Óis da Ribeira (onde entrou a 6 de Abril de 1908). Também exerceu em Coimbra e no Estado do Espírito Santo (Brasil), a norte do Rio de Janeiro.
Fugiu para o Brasil, após a libertação da cadeia, e foi julgado à revelia, absolvido pelo Tribunal Militar de Coimbra. Presidente da Comissão da Ponte (desde ainda antes da implantação da República), à comissão voltou, depois do regresso do Brasil. Foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda e, depois, pároco de Óis da Ribeira. 
O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, então,  prestou-lhe «justa e eloquente homenagem». Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, na sua casa de Óis da Ribeira.

- Ver AQUI - AQUI

A casa do professor Luís Almeida Santos

Professor Luís
Almeida Santos

Luís Maria de Almeida Santos foi professor primário e republicano de convicção política. Um dos três professores nascidos em Óis da Ribeira até aos anos 60 do século XX.
Curiosamente, era filho 
Ant. Cruzeiro
de um professor, Camilo Gomes Ferrão dos Santos, que a Óis da Ribeira veio leccionar, oriundo de Ca-
rapinheira do Campo, em Montemor-o-Velho, e em Óis da Ribeira se casou com Maria Teresa de Almei-
da. Outro professor de OdR foi Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha.
Luís Almeida exerceu o professorado (primário) em escolas de Macieira de Alcoba, Perrães, Fermentelos e Trofa e, durante muitos anos, foi correspondente da imprensa de Águeda em Óis da Ribeira. 
Era neto paterno de José Santos e de Maria Cordei-
ro, de Carapinheira do Campo (concelho de Monte-
mor-o-Velho), e neto materno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa Almeida, de Óis da Ribeira. Consorciou-se a 30 de Dezembro de 1921, com Maria Emília Cruzeiro Gomes, natural de Oiã, do município de Oliveira do Bairro, e irmã do escritor e poeta António do Cértima. 
O casal Maria Emília (D. Mariquinhas)/Luís Maria teve quatro filhos, três rapazes, todos falecidos, e uma filha:
1 - HENRIQUE. Henrique Gomes Cruzeiro de Almeida e Santos. Foi funcionário da Sacor, em Luanda (a capital de Angola).
2 - ESTRELA. Maria Estrela Gomes Cruzeiro de Almeida e Santos. Foi casada (é viúva) do comerciante António Marques dos Santos, em Aveiro - onde vive com uma filha.
3  - HÉLDER. Hélder Gomes Cruzeiro de Almeida Santos. Funcio-
nário público das Obras Públicas, em Sá da Bandeira, actual ci-
dade de Lubango, capital da Huíla (Angola).
4 - TONINHO. António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho). Foi funcionário público da Administração Fiscal (Finanças) e, solteiro, faleceu a 4 de Setembro de 2011.
O professor Luís Maria de Almeida Santos faleceu em 1970, aos 74 anos.

Sem comentários: