domingo, setembro 01, 2019

A inauguração da luz e a compra do Palhal do Ritos

A cabine eléctrica de Óis da Ribeira foi construída há 61 anos
Aires Carvalho
e Santos
Manuel Soares
Reis e Santos

Óis da Ribeira, há 61 anos, preparava a inauguração da rede eléctrica e a Junta de Freguesia preparava a festa.
A electrificação era uma ambição anti-
ga do povo óisdaribeirense e a rede de alta tensão vinha de Travassô, para a cabine expressamente construída, no caso junto à ponte - a mesma (ver foto) que ainda hoje conhecemos. 
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho e Santos, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário David Soares dos Santos - já todos falecidos.
Passados 28 anos, em 1990, a Junta de Freguesia adquiria o chamado Palhal do Ritos, na margem da pateira - mais ou menos onde agora fica a Rulote do Nelson. Era propriedade de um senhor de Fermentelos e a autarquia óisdaribeirense pagou-lhe 1 750 contos - qualquer coisa como 20 054,45 euros, segundo o conversor da Pordata. Sem esta quantia em cofre, e sem qualquer tipo de apoios oficiais, fez um peditório público para a angariar.
A Junta de Freguesia era presidida por Manuel Soares dos Reis e Santos, com o secretário Fernando Tavares Pires e o secretário Hernâni Framegas dos Reis.
Anote-se a afinidade familiar destes dois presidentes da Junta de Freguesia: Aires Carvalho e Santos (já falecido) foi sogro de Manuel Soares dos Reis e Santos.  

Sem comentários: