Rei D. Fernando I |
Vila de Óis da Ribeira |
O Rei D. Fernan-
do I doou Óis da Ribeira ao Conde de Barcelos por carta de 22 de Setembro de 1369.
Há 750 anos!
O Conde de Bar-
celos era D. João Afonso Telo de Meneses e o documento real precisa-
va que a doação era de «toda a parte, direito e quinhão que ele Snr. Rei tinha nas vilas de Óis da Ribeira e de de Requeixo».
A fonte do d´Óis Por Três é Laudelino de Miranda Melo, autor que, entre outras publicações, em 1942 editou o livro «Travassô e Alquerubim e outras localidades da Região do Vouga», nele por exemplo historiando que «Óis da Ribeira já foi vila e sede de concelho, fazendo parte (com os concelhos de Eixo, Paus e Vilarinho do Bairro) do Almoxarifado de Eixo».
O concelho, ou termo, de Óis da Ribeira, que pertencia á Comarca de Barcelos, compreendia a freguesia de Óis, a maior parte da de Espinhel e a de Fermentelos. O concelho foi extinto em 1834, quando uma reorganização administrativa nacional criou o concelho de Águeda.
Fazer memória
dos 750 anos !
A doação real foi há 750 anos, é histó-
rica e, porventura, a data mereceria uma atenção particular, uma comemo-
ração - por simbólica que fosse. Mereceria, não. Merece!
A questão é saber se quem é responsá-
vel pelos destinos da coisa pública óisdaribeirense sabe o que é a História. E se a conhece. E se tem memória para fazer da História.
Comemorar 750 anos da doação real é, do ponto de vista do d´Óis Por Três, uma data importante, relevante e significativa! Histórica!
Mas a História só pode ser honrada e valorizada por quem a conhece. É a vida! E cada um tem o que merece!
Sem comentários:
Enviar um comentário