A pateira e Óis da Ribeira na Googl Earth |
O dia 5 de Setembro é data de alguns acontecimentos óisdaribeirenses que o d´Óis Por Três apurou nas suas navega-
ções pela net: um casamento, uma le-
gislação autárquica, um falecimento, a emissão de um passaporte para emi-gração e uma visita ministerial - já aqui reportada no post anterior (e de hoje).
Ora vejamos:
Albano J. Almeida |
* 1 908 - CASAMENTO de Albano Joaquim de Almeida com Maria de Oliveira Maia. Ele, de 28 anos e empregado de comércio, no Barreiro, filho do sapateiro Ricardo Joaquim de Almeida e de Ana Rita, governo de casa. Ela, de 27 anos, governo de casa e natural de Travassô, filha do barbeiro José Maria Ferreira da Maia (que era de Óis da Ribeira) e de Rita Oliveira, governanta de casa e de Travassô.
Maria faleceu a 5 de Abril de 1940 e o casal não teve filhos. Albano Jacinto de Almeida casou em segundas núpcias com Jesuína Alves de Almeida, a 17 de Dezembro de 1940, e o casal teve um filho: Hercílio Alves de Almeida. Foi tesoureiro da Junta Paroquial Republicana (a primeira depois da implantação da República), empossada a 30 de Outubro de 1910 e presidida pelo padre Ricardo Pires Soares. E vogal da JF de 1911/15 (também com o presidente padre Ricardo). Episodicamente, terá integrado a vereação da Câmara Municipal de Águeda. Faleceu a 1 de Dezembro de 1964, aos 85 anos.
Manuel Rôlo |
* 1 929 - PASSAPORTE para Manuel Rôlo, óisdaribeirense de 27 anos, operário agrícola, para o Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Filho da jornaleira Maria Rosa Rola, media 1,69 metros de altura e tinha cabelo, sobrolhos e olhos castanhos.
O passaporte foi concedido pelo Governo Civil de Aveiro e Manuel Rôlo sabia escrever. Pouco mais dele sabemos, a não ser que nasceu a 31 de Dezembro de 1901, era neto de Maria Rodrigues Rôla, também jornaleira, e foi baptizado a 7 de Janeiro de 1902, na Igreja de Óis da Ribeira, sendo padrinhos Manuel de Oliveira e Beatriz Gomes - todos de Óis da Ribeira, onde ainda hoje é muito conhecida a Família Rôlo. Eventualmente, terá ficado pelo Brasil, não mais regressando a Portugal. A ser vivo, teria agora 117 anos.
* 2005 - POCAL: : O Regulamento de Con-trolo Interno (RCI) do Plano Oficial de Con-tabilidade das Autarquias Locais (POCAL) de Óis da Ribeira foi aprovado pela Junta de Freguesia a 5 de Setembro de 2005.
O presidente era Fernando Tavares Pires e o executivo integrava o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Jorge dos Reis Fernandes. O POCAL entrou em vigor após a Assembleia de Freguesia desse mesmo mês de há 14 anos.
O objectivo era «permitir uma gestão económica eficiente e eficaz das actividades desenvolvidas pelas autarquias locais, no âmbito das suas contribuições e competências, exigindo um conheci-
mento integral e exacto da composição do património da Junta de Freguesia» - a de Ois da Ribeira, no caso.
A. Cruzeiro |
* 2 011 - CRUZEIRO: Falecimento de António Go-
mes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), de 82 anos, antigo inspector de Finanças e dirigente do PSD local. Filho do professor Luís Maria de Almei-
da Santos e de Maria Emília Cruzeiro Gomes (a D. Mariquinhas), sobrinha do escritor e poeta António do Cértima, também pais de Henrique e Hélder (já falecidos) e Maria Estrela, que mora em Aveiro.
Solteiro e sem filhos, António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho Cruzeiro) doou a sua residência e outros bens à Congregação dos Mis-sionários Combonianos (em Vagos) e os (actuais) bancos da Igreja Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário