Padre Viriato da Graça
Bodas faleceu aos 97 anos |
Igreja Paroquial de
Santo Adrião de
Óis da Ribeira
|
O Padre Viriato foi Pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira nos primeiros anos da década de 60 do Século XX. Faleceu a 7 de Outubro de 2011. Há 8 anos! RIP!!!
Viriato da Graça Bodas, de seu nome completo, nasceu em Vale de Ílhavo, na freguesia e Paróquia de São Salvador, em Ílhavo, a 7 de Janeiro de 1914. Estudou nos Seminários de Coimbra e dos Olivais (Lisboa) e foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1943, aos 29 anos, por D. João Evangelista de Lima Vidal e na igreja matriz de Santa Maria da Murtosa.
Sucessivamente, paroquiou nas Paróquias de Águeda, Castanheira do Vouga, Agadão, Belazaima do Chão, Vilarinho do Bairro, Murtosa, Borralha, Barrô, Espinhel e Óis da Ribeira e Travassô.
O Padre Viriato, entre 1965 e 1989, esteve ausente no Brasil, na Diocese de Pelotas, onde foi pároco do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Pelotas, e onde desenvolveu um notável trabalho pastoral e social, que ficou positivamente na memória da comunidade. Nomeadamente, elaborou o respectivo histórico da paróquia. Em Pelotas, ainda hoje reside o óisdaribeirense José Augusto Estima Ferreira dos Reis (e família), irmão de Maria do Carmo e de Maria Eugénia.
Regressado a Portugal, ainda paroquiou na Gafanha do Carmo e, por motivo de saúde e pela idade avançada, passou os últimos anos de vida no Lar de S. José, em Ílhavo, aí celebrando a Eucaristia, enquanto lhe foi possível.
As exéquias realizaram-se na tarde do dia 8 de Outubro de 2011, com a concelebração da Eucaristia, sob a presidência do Sr. Bispo de Aveiro. O funeral dirigiu-se para o cemitério do lugar de Vale de Ílhavo. (dados fornecidos por Monsenhor João Gaspar e Correio do Vouga).
O padre Viriato da Graça Bodas baptizou muitos dos ribeirenses que estão agora na casa dos 45 para 55 anos. Hoje o recordamos, dele aqui fazendo memória! RIP!!!
2 comentários:
Sou sobrinho do Padre Viriato..
Sou filho do irmão dele, João da Graça Bodas
Sou filho de um irmão dele, João da Graça Bodas
Enviar um comentário