domingo, dezembro 08, 2019

O resgate de Fernanda e Sara, há 28 anos e na Venezuela!

Fernanda e Fernando Matos Suarez com a filha Sara e, à esquerda, a avó
Aida (mãe de Fernanda) em 1998 
Sara e Fernando Suarez em 2015

Um comando policial venezuelano, a 8 de Dezembro de 1998, resgatou Fernanda Silva e Sara, a filha - que tinham, com Fernando Matos Suarez, sido  raptadas a 24 de Outubro desse ano. Há 21!
A família Suarez vivia na cidade de Puerto Ayacucho, na fronteira com a Colômbia, e o rapto foi feito por um comando de 5 homens armados, que, à força mas sem agressões físicas, levaram a família Suarez para a selva colombiana. Pais e filha.
Horas depois, Fernando Suarez foi libertado em solo venezuelano mas com a ameaça de ter de entregar um resgate na ordem dos 150 000 contos - o equivalente, hoje, a 1.196.208,80 euros, segundo o conversor da Pordata.
Teria de ser pago até 7 de Novembro e era a condição para serem libertadas a Fernanda e a Sara - que por todo esse tempo andaram de sítio em sítio, na selva, guardadas pelos raptores mas felizmente sem serem maltratadas.
O drama prolongou-se até 8 de Dezembro desse ano, quando um comando policial venezuelano formado por 8 operacionais entrou na selva e resgatou mãe e filha.
O resgate não foi pago.
Fernando Matos Suarez é de Óis da Ribeira e filho de Hostilino dos Reis Matos e de Maria Ascensão Gomes Soaresm, da Rua Manuel Tavares (Cabo). Fernanda é filha de Aida, de Fermentelos, e do já falecido Jaime Nogueira da Silva, de Óis da Ribeira (filho dos também já falecidos Mateus Almeida e Silva e Maria Simões Nogueira, padeira).
O drama, felizmente, acabou em bem, mas certamente deixando amargas memórias desses dias de muitas incertezas e medos.

Sem comentários: