sexta-feira, dezembro 20, 2019

O calcetamento do Caminho da Calçada em Óis da Ribeira

O Caminho da Calçada estava assim quando 
os trabalhos foram interrompidos, há 5 anos!

O d´Ois Por Três está em condições de anunciar, embora com alguma reserva, que os trabalhos de calcetamento do Caminho da Calçada vão iniciar-se em Fevereiro ou Março de 2020. No primeiro trimestre do ano.
Os trabalhos, recordemos, foram interrompidos a 10 de Novembro de 2014, quando um grupo de populares de Óis da Ribeira impediu a continuação das obras, exigindo que o caminho em calcetamento fosse mais largo e mais baixo.
A Junta de Freguesia era presidida por Mário Martins que, a meio da manhã, disse à imprensa de Águeda «não entender o protesto». Acrescentou que «a situação merece poucos comentários», mas não deixou de referir que «esta atitude  dificulta a vida a quem quer trabalhar» - os calceteiros da A. Malheiros, Lda., a firma de Arouca encarregada dos trabalhos. 
A verdade é que os calceteiros deixaram de calcetar.
Populares interromperam
 o calcetamento...

Paralelipípedos de
Óis para Cabanões 

Os paralelipípedos foram levantados e armazenados no aterro do Surpel, de onde acabaram por sair para o caminho de Cabanões que, durante a parte final da construção da ponte, serviu de acesso alternativo a Óis da Ribeira. E adjudicados, por 24 885 euros, à mesma firma A. Malheiros, Lda., a 10 de Agosto de 2015.
O calcetamento do Caminho da Calçada resultava de um protocolo entre a Câmara Municipal de Águeda e a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e aprovado na Assembleia de Freguesia de  29 de Setembro de 2014.
Foi, porém, motivo de farta discussão na Assembleia de Freguesia travassÓisense, pois toda a gente queria saber o que se iria fazer, ou não iria. A resposta de Mário Martins foi invariavelmente a mesma, sem responder à questão: «A única coisa que penso fazer lá, é uma calçada». 
Afinal, não chegou a fazer e na altura até se especulava que nem licença havia para tal obra. O que implicou a intervenção das autoridades ambientais. 

Obras do paredão
de Óis da Ribeira 

O calcetamento será até ao paredão do Rio Águeda e o curioso e misterioso desta nova fase tem também a ver com este - que foi adjudicado a 8 de Setembro de 2017 e continua por executar.
E já lá vão mais de 27 meses!
Já lá vão 27 meses e nem a Câmara Municipal de Águeda, a entidade adjudicante, ou a Aborridas Terraplanagens, a adjudicatária, prestam quaisquer esclarecimentos - ainda que repetidamente solicitados. Fecharam.se em copas!
Ele, há mistérios!!!..., diz o povo na sua infinita sabedoria!
Por outras palavras, um investimento de 161.881 euros, contratualizado e assinado pelas duas partes interessados, continua por ser executado - em óbvio e consequente prejuízo do bem público.
Vá lá saber-se porquê?
- NOTA: Populares impediram o
empedramento da Calçada. Ver AQUI

Sem comentários: