quarta-feira, março 04, 2020

O dia 4 de Março na memória de Óis da Ribeira...


O dia 4 de Março na 
memória de Óis da Ribeira...

1 - Ano de 1904,
há 116 anos !
Um fenómeno 
extraordinário !

Óis da Ribeira foi «alarmada por um  acontecimento extraordinário» a 4 de Março de 1904, há 116 anos: o vento soprou com muita violência e no campo entre a vila e Cabanões e num sítio com água das últimas cheias, «formou-se um grande volume de água, em forma de cone, que subiu a mais de 100 metros de altura».
O relato é retirado do «Jornal da ARCOR» de 31 de Março de 2004, que também refere que «as lavadeiras e outras pessoas que estavam à beira do rio Águeda, atemorizadas com tal sucesso, parecendo-lhe que aquela grande nuvem as seguia, fugiam doidamente pelo campo acima e algumas vimos nós desmaiadas, mal podendo falar».
O fenómeno aconteceu por volta das 4 horas da tarde dessa sexta-feira de há 116 anos e durou  cerca de um minuto, mostrando, no final, «uma grande fumaceira».

2 - Ano de 2002,
há 18 anos!
Curso de Informática na ARCOR

A ARCOR iniciou, a 4 de Março de 2002, já lá vão 18 anos, um curso de formação profissional de informática, de 8 níveis e para funcionários, óisdaribeirenses e público, em geral.
A acção decorreu de uma parceria com o Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional  (CEFOSAP), de Lisboa, e do Fundo Social Europeu (FSE) e foi dirigido pelo engenheiro Cavadas, especialista de informática, decorrendo no salão da Junta de Freguesia, com 14 formandos.
Os níveis eram de duas semanas cada, intercalados de outras duas, e o curso terminou em Outubro de 2002.
Maria Carvalho

3 - Ano de 2011,
há 9 anos!
Maria da Ascensão
Carvalho (da Gracinda)

Maria da Ascensão Carvalho faleceu a 4 de Março de 2011, de doença e aos 90 anos.
Conhecida por Maria da Gracinda, por durante muitos anos ter trabalhado para Maria Gracinda Tavares, da loja/mercearia Escondidinho e do Café Império, junto à Igreja, nasceu a 12 de Abril de 1921 e não constituiu família. Sobrinhos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria de Lurdes e António Cadinha e José Carvalho Rodrigues Alves.  

Sem comentários: