sábado, abril 18, 2020

Junta pede computadores e portáteis. Mas... e a net para os usar? P´ra quê?

Panfleto da Junta da UFTOR
Voltou a telescola

A sempre briosa e altaneira Junta de Freguesia de TravsssÓis - digamos, em abono da verdade, que muito, muitíssimo mais da terra de Judas que da nobre vila de ribeirinha... - lançou uma campanha de apoio aos estudantes que não tenham computador ou acesso à internet.
E destinada a quem?
Recapitulando o panfleto plantado nas redes sociais, a quem, estudante, está em casa e não tem como imprimir as fichas da telescola e ensino a distância.
Isto, por causa do COVID-19, nem é preciso explicar mais.
Há dias, dela falando, aqui perguntámos do que valeria tal campanha aos alunos que não têm computador ou acesso à internet e, como é que mandariam eles email para o endereço geral@uftor.pt, o da Junta?
Sem terem computador e muito menos internet!
E como é que receberiam as fichas?
Meio a brincar e asseguradamente com ironia, concluímos nós que, e citamos-nos, «ah, a Junta manda as fichas pelo telefone 234629755». Que é o número indicado no panfleto, para além do endereço de email.
O que, evidentemente, é impossível!
A pressa de mediatizar esta (alegada e improvável) medida de apoio aos estudantes sem net e computador nem deixou os pressurosos autarcas pensar um bocadinho.
Se pensassem!...

Então... e a net
para «computar»?

A visão estratégica e solidária da autarquia fez-nos chegar agora uma medida complementar e pedem computadores e portáteis para se emprestarem aos estudantes carenciados.
Usados ou novos, tanto faz...
«Tens um computador ou portátil e já não precisas dele? Mesmo que precise de uma pequena reparação ou formatação?», pergunta a juvenil Junta de Freguesia, acrescentando nova interrogação, sem o ponto dito: «Estás disponível para o ceder gratuitamente a alguém que precise».
O (des)atento executivo pede, neste caso, que quem tiver computadores e portáteis para emprestar que
informe a Junta de Freguesia! 
«Iremos recondicionar e encaminhar para quem precisa de computador, para aceder a telescola nesta fase. Hoje por eles, amanhã por nós», conclui a Junta da UFTOR não sem um «obrigado» aos putativos emprestadores.
Esqueceu-se, porém, de que computadores e portáteis, sem internet, não servem para nada, para a causa - a telescola.
É precisa.
O abaixo-assinado
Então e a tal...
fibra óptica ?

Já agora, como é que vamos da tal fibra óptica, uma das panfletárias campanhas lançadas (esta em Novembro de 2019, há 5 meses...) nas redes sociais e montras de estabelecimentos públicos, cafés, restaurantes e demais comércios da (des)União?
Agora, dava um jeitão?
Quantas assinaturas teve o profusamente distribuído abaixo-assinado gerado pela criativa Junta de Freguesia?
Já houve reacção das operadoras de telecomunicação ou, por ignorância e desconsideração, não tiveram o abaixo-assinado em conta»
Ah, as perguntas são desnecessárias, despropositadas e mesmo até absurdas: a Junta de Freguesia de TravassÓis não responde ao d´Óis Por Três!
Passem bem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ontem foram nove mil euros (9.000 euros) de apoio para quem não precisava deles, hoje são computadores e amanhã é a nossa roupa.

O respeito, dignidade é para quem não precisa dela, porque anda preocupado com a sobrevivência para o dia de hoje.

Anónimo disse...

Que história é essa dos 9 000 euros, alguém pode contar?

Anónimo disse...

Não é história, esta devidamente documentada e é de acesso público.