quarta-feira, abril 29, 2020

Óis da Ribeira nos dias 29 de Abril...

Maria Graciete
Porfírio Pires

Os dias de Óis da Ribeira
aos dias 29 de Abril...

1 - Ano de 1962,
há 58 anos !
Atestados de casamento
para Graciete e Porfírio

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Armando Resende, emitiu, com carácter de urgência e na reunião de 29 de Abril de 1962, há 58 anos, atestados de casamento para dois óisdaribeirenses: Maria Graciete e Porfírio.
Maria Graciete de Almeida Estima era filha de Casimira Almeida e António Fernandes Estima, de Óis da Ribeira, moradores na agora Rua Jacinto Bernardo Henriques (à entrada da ponte). Casou em Assequins com Aurélio Henriques Ruivo e o casal teve os filhos Aurélio José (já falecido) e Sandra Maria. Faleceu, já viúva e aos 75 anos, a 22 de Dezembro de 2014.
Porfírio Tavares Pires é filho de Neófita Alda Pires Tavares e Fernando Pires Soares, ambos já falecidos. Casou em Casal de Álvaro com Maria de Oliveira e o casal, entretanto separado, teve os filhos Cesaltina e Porfírio de Oliveira Tavares Pires, ambos emigrados. Porfírio (pai) vive em Óis da Ribeira, na sua casa da Rua Manuel Maria Tavares da Silva.
A casa da Junta de Freguesia na qual se
admitiu, há 38  anos, fazer obras para insta- 
lar o jardim de infância da ARCOR

2 - Ano de 1982,
há 38 anos !
Jardim de infância
na escola primária

A Câmara Municipal de Águeda comprometeu-se, por escrito, «a executar as obras necessárias e apetrechar convenientemente uma sala para funcionamento do jardim de infância de Óis da Ribeira», a solicitação da ARCOR.
O termo de responsabilidade foi assinado pelo vereador José Santos Silva, já falecido, e previa que as obras fossem realizadas até ao início do ano lectivo de 1983/1984. Pensou-se, inicialmente, na Casa da Junta da Rua Adolfo Pires dos Reis (que depois foi sede da Tuna e agora está abandonado), mas abandonou-se a ideia, devido aos custos. 
O presidente da direcção era Celestino Viegas e passou-se a promessa para a sala mais velha da escola, mas a Câmara Municipal não cumpriu a responsabilidade que assumiu, com  assinatura do vereador Santos Silva. Curiosamente, já no mandato de Fernando Reis e a 5 de Dezembro de 1997, 15 anos depois, a sala veio a ser utilizada como--- jardim de infância da ARCORe até 2004!! Demorou, mas... foi!

3 - Ano de 1998.
há 22 anos !
Reunião extraordinária
sobre o Centro Social

O dia 29 de Abril de 1998, há precisamente 22 anos, foi tempo de uma reunião extraordinária sobre a candidatura da ARCOR às obras do centro social e a sua (não) entrada em PIDDAC.
A sessão teve participação da dra. Maria do Carmo Ramos, técnica superior do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro e desfizeram-se dúvidas sobre a existência do projecto - o que era muito questionado por opositores a direcção de Fernando Reis, o então presidente da direcção da ARCOR.
Ver peça principal de hoje, AQUI

Registo Pessoal  
Alexandre Pinheiro
de Almeida

O óisdaribeirense Alexandre Pinheiro de Almeida faleceu a 29 de Abril de 1998, há precisamente 22 anos e já viúvo. Tinha 88 anos.
Filho de José Pinheiro de Almeida e Mariana de Jesus Viegas, nasceu a 22 de Fevereiro de 1910 e casou com Arménia Framegas de Almeida, a 23 de Fevereiro de 1933. O casal teve os filhos Eugénio (já falecido) e José, ambos empresários, que se radicaram em Viana do Castelo, e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agro-pecuário que mora em Ós da Ribeira, na Rua Nossa Senhora de Fátima. 
O pai de Alexandre, José Pinheiro de Almeida, foi militante anti-monárquico, logo pós-republicano, e o filho seguiu-lhe as pisadas políticas. Já depois do 25 de Abril de 1974, foi membro das listas do PS nas eleições autárquicas locais de 1976, 1979, 1982 e 1985.

Sem comentários: