quinta-feira, abril 30, 2020

Os dias de Óis da Ribeira aos dias 30 de Abril...

A dragagem da pateira em 1992. Quem se lembra destas imagens?
Notícia do «Jornal da
ARCOR» de 30/07/2001

Os dias de Óis da Ribeira
 aos dias 30 de Abril...

1 - Ano de 1901,
há 119 anos !
Tiros de revólver na porta
do Teodoro pela honra 
de uma jovem criada !

José Francisco da Silva, homem para 70 anos e casado, era por Óis da Ribeira conhecido como o Teodoro e tinha uma criada de Travassô.
Isto foi há 119 anos e a rapariga não era nada para pôr fora, razão que punha muita cabeça a andar à roda, até a do próprio Teodoro, que foi anonimamente ameaçado para a mandar embora, antes que lhe pusessem fogo à casa. Ameaça que não atemorizou Teodoro.
Só que, a altas horas de uma noite, alguém descarregou 4 tiro de revolver na porta da casa, até duas balas caindo na saleta e ficado um aviso espetado na porta: tinha Teodoro um dia para mandar a cachopa ou lhe mandavam a casa pelos ares. A casa e o parreiral da frente.
O bom do Teodoro, não fosse o diabo tecê-las e deixando-se de descautelas, achou por bem dispensar os serviços e lá ficou sem a criada, para Travassô a mandando embora.
Esta história, e com mais pormenores, vem contada no «Jornal da ARCOR» de 30 de Junho de 2001.
A bandeira oferecida pelo Conde Sucena

2 - Ano de 1905.
há 115 anos !
Conde de Sucena ofereceu bandeira
à Tuna de Óis da Ribeira


O Conde de Sucena ofereceu uma bandeira à Tuna de Óis da Ribeira a 30 de Abril de 1905. Hoje se fazem 115 anos.
A entrega foi feita na  casa que o ilustre titular tinha na vila de Águeda, na praça que tem o seu nome, achando-se muitas pessoas presentes e subindo ao ar grande quantidade de foguetes.
A tuna óisdaribeirense tocou alguma peças do seu variado e distinto reportório, que agradaram muito ás pessoas que ali se achavam e o (seu) presidente Manuel Tavares da Silva, agradeceu com palavras comovidas e cheias de entusiasmo «a valiosa oferta do sr. Conde, que constitui um penhor de eterna gratidão, não só para aqueles alegras rapazes, mas para toda a freguesia de Óis da Ribeira». 
Ver notícia AQUI e recorte do jornal DAQUI
3 - Ano de 1961,
há 59 anos !
Orçamento suplementar da
Junta por causa dos baldios

A demarcação dos baldios obrigou a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira  a um orçamento suplementar que foi analisado na sessão de 30 de Abril de 1961, há 59 anos.
A despesa não tinha sido revista no orçamento ordinário do ano e o presidente Manuel Tavares propôs ao tesoureiro José Pinheiro das Neves e ao secretário Armando Resende o suplemento orçamental de 1601$55 centavos, qualquer coisa como 708,31 euros, segundo o conversor da Pordata.
A proposta para a demarcação dos baldios, não  necessariamente os que se vêem na imagem (não sabemos) viria a ser aprovada na sessão seguinte, a de 28 de Maio de 1961.
Tudo transparente, neste tempo de há 59 anos!
Pateira sem pista de remo e canoagem

4 - Ano de 1993,
há 27 anos !
A dragagem da pateira
prometia pista de remo
e canoagem!

A administradora delegada da Associação de Município da Ria esteve em Óis da Ribeira no dia 30 de Abril de 1993, há 27 anos, para rever o projecto de dragagem da pateira.
Quanto ao que mais interessava a ÓdR, falava-se na parte mais a sul da lagoa, da então já dragada (entre ÓDR e Fermentelos) para o lado de Espinhel, e, imagine-se, até se prometia uma pista de remo e canoagem.
A administradora da AMRia reuniu com representantes das Câmaras Municipais de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro - tendo este, o vereador engº. Maia, informado a sua autarquia, na sessão seguinte, que o projecto de dragagem da pateira estava completo, mas que, devido à falta de fundos do Programa ENVIREG, não havia condições de aprovação. 
Quanto à pista, nem vê-la. Até hoje e já lá vão 27 anos!
As mentirolas de políticos não são só de agora. 

Sem comentários: