Os dias 10 de Abril na
história de Óis da Ribeira
Ano de 1913,
há 107 anos!
José Ferreira
emigrou para o Brasil !
O óisdaribeirense José Ferreira emigrou para o Brasil, para o Estado do Rio Grande do Sul, há 103 anos.
O passaporte foi emitido a 10 de Abril de 1913, pelo Governo Civil de Aveiro e, de 28 anos, empregado de comércio e solteiro, era filho do caixeiro José Ferreira das Neves e de Margarida Francisco Lopes, governanta de casa e natural de Segadães. Nasceu a 9 de Dezembro de 1884 e era neto paterno de Raimundo Ferreira e de Josefa Maria, jornaleiros, e neto materno de Manuel Guilherme e de Joana Francisco Lopes. Foi baptizado a 6 de Dezembro de 1884, pelo padre João Alberto Álvares de Melo.
Sabia escrever, media 1,57 metros de altura, de olhos, cabelo e sobrolhos castanhos e dela mais nada sabemos, supondo que seria da família das irmãs Maria e Natália Almeida Neves, que moram na Rua Manuel Tavares (Cabo). José Ferreira, seu primo, foi padrinho de baptismo de José Ferreira das Neves, pai das duas irmãs.
Elisa Martins |
- Ano de 1890,
há 130 anos!
Elisa Martins, ti Elisa,
a mercadora de ovos!
Maria Elisa Martins, a Ti Elisa, que morou no Canto da Igreja, nasceu a 10 de Abril de 1890, há 130 anos, e faleceu em 1965, aos 75 anos.
Filha do jornaleiro José Fernandes Lucas e de Teresa Martins, governanta de casa, de Imortalizou-se como mercadora de ovos, que recolhia em Óis da Robeira e revendia. Foi, assim, uma activa colaboradora e apoiante das economias domésticas locais - que tão parcas eram por esses tempos.
Foi mãe de Álbio Lopes Martins (que faleceu em 1977), deixando viúva Ester de Almeida Estima e avó de Maria Elisa (moradora na casa que foi da avó) e Licínia Estima Martins (Caminho Fundo) e de Ana Maria, que, ais 3 anos, faleceu em 1967.
António Monteiro |
- Ano de 1999,
há 21 anos !
António Monteiro
na Taça do Mundo !
O canoísta António Monteiro, da ARCOR,
apurou-se, a 10 de Abril de 1999, para a Taça do Mundo que se iria disputar em Sevilha, na Espanha.
O apuramento ocorreu nas selectivas de Mortágua e o atleta da ARCOR apurou-se em duas especialidades, em ambas fazendo equipa com Diogo Fazenda, do Clube de Canoagem de Águeda (CCA). Infelizmente, e devido a problemas federativos, os atletas não puderam disputar a Taça do Mundo para que com mérito se apuraram.
António Monteiro, entre outros êxitos desportivos, foi canoísta olímpico, nos Jogos de Barcelona, em 1992, disputando a prova de K4 1000 metros e fazendo equipa com António Brindo (também de Águeda), Belmiro Penetra e Rui Fernandes. Foram 14ºs. classificados.
António Monteiro, além da ARCOR, clube de Óis da Ribeira, representou o Recreio, Ginásio e o CC de Águeda. Actualmente, é atleta veterano da ARCOR.
Sem comentários:
Enviar um comentário