sexta-feira, abril 10, 2020

Os dias 10 de Abril na história de Óis da Ribeira


Os dias 10 de Abril  na
 história de Óis da Ribeira

Ano de 1913,
há 107 anos!
José Ferreira
emigrou para o Brasil !

O óisdaribeirense José Ferreira emigrou para o Brasil, para o Estado do Rio Grande do Sul, há 103 anos.
O passaporte foi emitido a 10 de Abril de 1913, pelo Governo Civil de Aveiro e, de 28 anos, empregado de comércio e solteiro, era filho do caixeiro José Ferreira das Neves e de Margarida Francisco Lopes, governanta de casa e natural de Segadães. Nasceu a 9 de Dezembro de 1884 e era neto paterno de Raimundo Ferreira e de Josefa Maria, jornaleiros, e neto materno de Manuel Guilherme e de Joana Francisco Lopes. Foi baptizado a 6 de Dezembro de 1884, pelo padre João Alberto Álvares de Melo.
Sabia escrever, media 1,57 metros de altura, de olhos, cabelo e sobrolhos castanhos e dela mais nada sabemos, supondo que seria da família das irmãs Maria e Natália Almeida Neves, que moram na Rua Manuel Tavares (Cabo). José Ferreira, seu primo, foi padrinho de baptismo de José Ferreira das Neves, pai das duas irmãs.
Elisa Martins

- Ano de 1890, 
há 130 anos!
Elisa Martins, ti Elisa,
a mercadora de ovos!

Maria Elisa Martins, a Ti Elisa, que morou no Canto da Igreja, nasceu a 10 de Abril de 1890, há 130 anos, e faleceu em 1965, aos 75 anos.
Filha do jornaleiro José Fernandes Lucas e de Teresa Martins, governanta de casa, de Imortalizou-se como mercadora de ovos, que recolhia em Óis da Robeira e revendia. Foi, assim, uma activa colaboradora e apoiante das economias domésticas locais - que tão parcas eram por esses tempos.
Foi mãe de Álbio Lopes Martins (que faleceu em 1977), deixando viúva Ester de Almeida Estima e avó de Maria Elisa (moradora na casa que foi da avó) e Licínia Estima Martins (Caminho Fundo) e de Ana Maria, que, ais 3 anos, faleceu em 1967.
António Monteiro

- Ano de 1999,
há 21 anos !
António Monteiro
na Taça do Mundo !

O canoísta António Monteiro, da ARCOR,
apurou-se, a 10 de Abril de 1999, para a Taça do Mundo que se iria disputar em Sevilha, na Espanha.
O apuramento ocorreu nas selectivas de Mortágua e o atleta da ARCOR apurou-se em duas especialidades, em ambas fazendo equipa com Diogo Fazenda, do Clube de Canoagem de Águeda (CCA). Infelizmente, e devido a problemas federativos, os atletas não puderam disputar a Taça do Mundo para que com mérito se apuraram.
António Monteiro, entre outros êxitos desportivos, foi canoísta olímpico, nos Jogos de Barcelona, em 1992, disputando a prova de K4 1000 metros e fazendo equipa com António Brindo (também de Águeda), Belmiro Penetra e Rui Fernandes. Foram 14ºs. classificados.
António  Monteiro, além da ARCOR, clube de Óis da Ribeira, representou o Recreio, Ginásio e o CC de Águeda. Actualmente, é atleta veterano da ARCOR.

Sem comentários: