quarta-feira, abril 01, 2020

O mistério das (não) obras do paredão de Óis da Ribeira

O paredão que liga a ponte de Óis da Ribeira a Requeixo, ao longo do Rio Águeda 
O troço do paredão que há 30 meses espera a requalificação

A dramática e tragicamente actualíssima questão do CODIV-19, que enluta o mundo e o deixa inquieto e inseguro, faz esquecer as coisas mais próximas e íntimas do povo.
As demarcações...
No caso óisdaribeirense, e apenas como um exemplo, lembramos as obras de requalificação do caminho ribeirinho que liga o chamado sítio do Jardim e Aidos de Baixo, imediatamente a juzante da ponte do rio Águeda, em Óis da Ribeira, no município de Águeda, e a ponte de Requeixo, já no de Aveiro.
Por estas duas localidades e pela comunidade utente, modo geral, caminho conhecido por paredão.
A obra foi lançada a concurso público publicado no Diário da República e adjudicada há 30 meses mas esquecida pelas
O contrato...
calendas do tempo que passa. 

Contrato de adjudicação
assinado há 30 meses !

As obras, na verdade, foram adjudicadas, e de contrato assinado, a 8 de Setembro de 2017, há já mais de 30 meses e, quanto a trabalhos realizados, nicles, zero..., nada! Mesminho nada!
O contrato da empreitada da dita obra pública teve a sua tramitação normal e foi celebrado entre a Câmara Municipal de Águeda, então presidida por Gil Nadais (vejam lá ao tempo que foi, como tempo passa....) e a ABORRIDAS - Terraplanagens,
As assinaturas
Lda, uma empresa de Arouca.
As demarcações ao longo do paredão chegaram a ser feitas, como mostra a imagem que aqui se republica, foram publicados editais para eventuais reclamações - e reclamações houve, soube-se que pelos menos dois proprietários reclamaram o alinhamento, mas, depois, disso, nada mais se sabe. 
Só se sabe que não há obra feita e que ninguém, com esse dever, a reclama! Nem para isso servem os eleitos!
Valor que há 30 meses (quase 31!, trinta e um!..) está por se concretizar em Óis da Ribeira.
E a Junta de Freguesia da (des)União, cujo presidente tão (im)pertinente foi com o presidente da Câmara na Assembleia Municipal que a 28 de Fevereiro, alguma fez disto falou?
A Junta de Freguesia não reclama da Câmara
de Águeda os 161 881 euros do investimento 
no paredão? Saberá disso?

O (não) papel da
Junta de Freguesia

A propósito de eleitos - os eleitos da dita União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, que os há e sabemos quem são... - que papel fazem nesta questão?
Estamos a falar de um investimento de 161 881 euros - cento e sessenta e um mil, oitocentos e oitenta e um euros! Há quase 31 meses por executar.
De contrato assinado. Um valor que não é de desperdiçar. Hoje, ontem e nunca!
O executivo da Junta de Freguesia sabe disto?
Mexeu-se? Perguntou por ele? Exige-o?
O que nos poderá explicar o presidente Sérgio Neves, que tão reclamante e (im)pertinente foi com o presidente da Câmara na Assembleia Municipal que a 28 de Fevereiro de 2020 se realizou em Óis da Ribeira?
Nem sequer pode alegar desconhecimento, pois desde 2013 que é autarca travassÓisense.
E a prestimosa secretária Ondina da Silva Gomes Soares, que é de Óis da Ribeira e em Óis da Ribeira tem a sua residência? O que do paredão dirá? Dirá?

Sem comentários: