domingo, abril 26, 2020

Os dias de Óis da Ribeira a 26 de Abril...

O Ministro, o Governador e as associações centenárias de Águeda. José Maria
Gomes, da Tuna, é o quarto a contar da direita, ao lado de Rui Pereira

Os dias de Óis da Ribeira a 26 de Abril...

1 - Ano de 1959,
há 61 anos!
Professoras pediram sala
da escola nova !

As professoras da escola primária de Óis da Ribeira pediram, há 61 anos, autorização à Junta de Freguesia para, particularmente, usarem uma sala do novo edifício escolar.
Não se sabe para que fim. 
A questão foi abordada na reunião autárquica de 26 de Abril de 1959 e o singular pedido deixa subentender que o edifício escolar já estaria construído. O mesmo que hoje conhecemos.
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho Santos, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves, e decidiu transferir o pedido para a Câmara Municipal de Águeda.
Governador José Mota, Minis- 
tro Rui Pereira e tunante José 
Maria Gomes

2 - Ano de 2011,
há 9 anos !
Medalha de Mérito Distrital
para a Tuna de Óis da Ribeira


A Tuna de Óis da Ribeira foi galardoada pelo Governo Civil de Aveiro, a 26 de Abril de 2011, com Medalha de Mérito Distrital.
O Governador era José Mota, a distinção ocorreu  na altura das comemorações dos 175 anos do Governo Civil de Aveiro, e a cerimónia foi presidida por Rui Pereira, ministro da Administração Interna.
A Tuna, agora Associação Filarmónica, foi uma das 51 instituições do distrito com mais de um século de existência que foram condecorada, fazendo-se representar na cerimónia pelo músico e dirigente José Maria de Almeida Gomes.
Outras cinco instituições de Águeda foram distinguidas: a Associação Musical e Recreativa Castanheirense (de Castanheira do Vouga), Banda Marcial (Velha de Fermentelos) e Sociedade Musical Alvarense (Banda de Casal de Álvaro), Ginásio Clube de Águeda (GICA) e Santa Casa da Misericórdia de Águeda. 

3 - Ano de 2011
há 9 anos !
Contas da Junta de 2010
aprovadas por maioria !

As contas da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, de 2010, foram aprovadas a 26 de Abril de 2011, com abstenção do socialista Carlos Pereira. 
Faltou Carla Tavares (na Assembleia Municipal, que decorria simultâneamente) e as receitas totais foram de 81 479,14, com despesas de 53 236,15, pelo que transitou um saldo de 28 242,99 euros. 
«Houve diminuição de receitas, por não ter havido tanta venda de árvores e lenhas. As transferências da Câmara e do Estado mantiveram idênticas”, disse o presidente Fernando Pires. 
Os trabalhos da AF, sem presença de público envolveram a identificação toponímica da freguesia - apresentada pela Câmara Municipal e que oi aprovada por unanimidade, registando-se, porém, algumas falhas em nomes (o Largo do Centro Social, por exemplo) e a inexistência de outros (o caminho das Quintas, para a pateira de Espinhel).

Sem comentários: