A dragagem da pateira nos anos 90 do Século XX |
Antiga sede da Junta de Freguesia e da
ARCOR, agora sede da Tuna / AFOR
|
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 28 de Agosto...
1 - Ano de 1981,
há 39 anos !
Jardim de infância e
pré-primária da ARCOR
A Direcção Geral do Ensino Básico ( DGEB), há 39 anos, não aprovou a candidatura da ARCOR para a criação de um jardim de infância e, para mais tarde, do ensino pré-primário. O que era uma novidade em Ói da Ribeira.
A associação disponibilizara a sua sede (a cave da actual sede da Tuna / AFOR) e então também da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, mas a DGEB considerou-as sem as condições necessárias para o efeito.
A direcção era presidida por Celestino Viegas e foi depois proposta a sala desocupada da escola primária, a mais antiga. Também não foi aprovada. Curiosamente, em 2000 (?) e na presidência de Fernando Reis, viria a ser aprovada para o jardim de infância. E em 2001, na de Celestino Viegas, aprovada a cave da sede para o ATL.
O aterro da ponte, onde agora fica a chamada ponte nova de Óis da Ribeira |
2 - Ano de 2001,
há 19 anos !
A limpeza da pateira
e o aterro da ponte !
O Instituto Nacional da Água (INAG) eu luz verde, há 19 anos, para obras no aterro da ponte de Óis da Ribeira.
Os trabalhos a realizar deviam-se aos danos causados pelas cheias, que causaram milhares de contos de prejuízos aos lavradores, quer nos campos de Cabanões, quer principalmente nos de Óis da Ribeira - o que levou a vigorosa intervenção da Junta de Freguesia presidida por Fernando Pires junto da Câmara Municipal, de Águeda.
O objectivo era controlar as cheias.
O desassoreamento da pateira foi outro caso de há 19 anos, já que a CPU, uma empresa de Lisboa, deu como concluído o estudo para os trabalhos de desassoreamento da pateira - que, em futuro próximo, ia ser apresentado às Juntas de Freguesia ribeirinhas - as de Óis da Ribeira, Fermentelos e Espinhel.
Sem comentários:
Enviar um comentário