José M. Morais
|
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 9 de Agosto...
1 - Ano de 1912,
há 108 anos !
Passal da Paróquia
de Santo Adrião
A residência e passal da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira foram vendidas a 9 de Agosto de 1912, há 108 anos!
Os bens, e 94 outros, tinham sido arrestados pelo Estado, após a implantação da República e a 1 de Agosto de 1911. Arrendados (estes dois) a 9 de Junho de 1912, em hasta pública e por 12$600 (doze mil e seiscentos reis), até Setembro desse mesmo ano.
Há 108 anos, foram adquiridos por Francisco Augusto de Morais, morador na casa onde agora fica a de Leonildo Costa, na Viela do Canto da Igreja e que, por herança, os deixou aos seus filhos Belmira e José Maria.
Belmira era filha do seu primeiro casamento, com Maria Martins e mãe de Gil Martins dos Reis, que herdou o terreno que foi a sua casa e agora é dos herdeiros de seu filho Delfim.
José Maria Morais era filho do seu segundo casamento, com Ana Rosa de Jesus, que o deixou a seu filho Celestino Morais Viegas (neto de Francisco), que agora corresponde ao espaço onde fica a casa do bisneto do mesmo nome.
2 - Ano de 1984,
há 36 anos !
O foral manuelino
de Óis da Ribeira
A Câmara Municipal de Águeda, na sua reunião de 9 de Agosto de 1984, há 36 anos, teve conhecimento, por uma fotocópia da terceira Série do Diário da República de 2 de Agosto desse ano, do despacho do Ministro da Cultura sobre o Foral de Óis da Ribeira.
O despacho era já de 30 de Novembro de 1983 e ordenava a inventariação do Foral Manuelino da Vila de Óis da Ribeira, salvaguardando que «não poderá ser alienado ou enviado para for a do País, sem a prévia autorização do Ministro da Cultura, nem ser objecto de quaisquer trabalhos de restauro»,
A Câmara tinha-o adquirido a 13 de Dezembro de 1983, já lá vão 37 anos, era Deniz Ramos Padeiro o presidente e por 155 000$00, num leilão os livreiros Azevedo & Burnay, em Lisboa. Seriam hoje 4.750,44 euros, segundo o conversor da PORDATA.
A decisão camarária de compra, por unanimidade, tinha sido tomada na reunião de 7 de Dezembro desse mesmo ano de 1983.
Jaime N. da Silva |
3 - Ano de 1990,
há 30 anos !
Condecoração da Venezuela
para Jaime Nogueira da Silva
O oisdaribeirense Jaime Nogueira da Silva foi, há 30 anos, condecorado pela República da Venezuela com a Ordem do Mérito ao Trabalho, 1ª. classe.
A distinção do Governo do presidente Carlos Andrés Peres fazia «reconhecimento ao mérito, no cumprimento das suas acções na área comercial e industrial».
Jaime Nogueira da Silva, entretanto falecido, foi muitos anos emigrante na Venezuela e era filho de Mateus Augusto da Silva e de Maria Simões Nogueira (padeira) Ao tempo, vivia na cidade de Palavencino, onde presidia à Câmara de Comércio e Indústria.
A viúva Aida, vive em Fermentelos, de onde é natural e com a filha Fernanda, que em 2018 foi raptada na Venezuela. - Ver AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário