Jaime Reis
(foto actual)
|
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 3 de Agosto...
1 - Ano de 1980,
Concursos e desporto
nas Festas da Pateira
A Festa da Pateira de há 40 anos, em 1980, na margem de Óis da Ribeira, teve concursos desportivos e de apanha de moliço, para além da programação musical de três dias.
O programa teve apoio da Comissão Municipal de Turismo e envolveu os dias 2, 3 e 4 como ontem aqui dissemos), com cartaz desportivo no sábado e domingo.
Jaime Reis foi o vencedor do concurso de pesca, seguido de António Prazeres, Casimiro Estima e Dionísio Prazeres. A prova de ciclismo foi ganha por António Joaquim, por se apresentar com o veiculo mais antigo
Quanto à prova de apanha de moliço, venceu Miguel Marcos dos Reis, que tinha, imagine-se... 80 anos! Seguiram-se João Tavares dos Santos (2º.), Ernesto Almeida, Jorge Soares, António Estima e António Joaquim.
O parque onde ficava a casa demolida |
2 - Ano de 1984.
há 36 anos !
Demolição de casa para
parque do Largo da Igreja
A demolição da casa de Silvério Maria Reis ocorreu nos primeiros dias de Agosto de 1984, há 36 anos, permitindo alargamento do ainda hoje chamado Largo da Igreja.
O edifício e anexos ficava no local onde hoje se situa o parque de estacionamento em frente à residência de Armando Resende e o proprietário estava então emigrado no Brasil. Fazia esquina com o largo da Igreja ea Rua Benjamim oares de Freitas.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Isauro Carvalho e Santos com o secretário António Framegas Fernandes da Silva e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.
A maquete do Cento Social da ARCOR |
3 - Ao de 2001,
há 19 anos !
ARCOR reuniu com antigos presidentes
da direcção e autarcas
A direcção da ARCOR convidou os seus ex-presidentes e os da Junta de Freguesia para uma reunião de trabalho sobre o centro social, realizada a 3 de Agosto de 2001, há 19 anos!
O objectivo, para além da mobilização em favor das obras, era pacificar o ambiente associativo - muito tenso nos então últimos anos desse tempo.
A oportunidade foi aproveitada para se mostrar e apreciar a maquete do centro social, que já tinha sido publicamente apresentada a 1 de Julho e o então presidente da direcção arcoriana (Celestino Viegas) falou das diligências que decorriam, no âmbito do concurso público - cujas propostas tinham sido abertas a 2 de Julho (anterior).
António Fernando |
4 - Ano de 2010,
há 10 anos!
A morte por acidente
de António F. Almeida
O óisdaribeirense António Fernando Framegas de Almeida faleceu a 3 de Agosto de 2010, há 10 anos, vítima de um trágico acidente na estrada do Surpel, que liga Espinhel a Ois da Ribeira.
Comerciante de gado e de 40 anos, conduzia um tractor, com um atrelado carregado de areia, quando, ao efectuar uma travagem, provocou a capotagem do veículo. Terá sido cuspido e batido com a cabeça nalguma parte do tractor, o que lhe terá provocado morte imediata.
Deixou viúva Sandra Cristina Castelão Reis Framegas e duas filhas menores - Patrícia e Catarina, moradoras na Rua António Bernardino. Era filho de Benjamim Soares de Almeida e Santos e de Maria Graciete dos Reis Framegas, da Rua do Cabo. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário