quarta-feira, abril 21, 2021

* ANO 1820: O óbito e sepultamento de João Pires Calvo!

A placa afixada no adro
da Igreja de Óis da Ribeira

Registo do óbito de
João Pires Claro


O cidadão óisdaribeirense João Pires Calvo, «um dos grandes nomes da então vila de Óis da Ribeira», faleceu a 20 e foi sepultado a 21 de Abril de 1820, há precisamente 201 anos!
Filho de Manuel Pires Calvo e de Maria Lopes, casou com Silvestra Maria dos Reis, ao tempo considerada mulher «activa e muito esmoler». Faleceu Manuel aos 88 anos, de doença, e foi sepultado dentro da Igreja de Santo Adrião, como era hábito do tempo, para falecidos de famílias mais nobres, e numa cerimónia presidida pelo padre António José da Mota.
O casal teve dois filhos, pelo menos: Teresa (que não terá casado) e José, que casou com Ana Maria Soares e teve os filhos Joaquim (que foi juiz ordinário e escrivão da Câmara de Óis da Ribeira), José, Teresa, António, Manuel, Maria Rosa e Jacinto.
Os seus descendentes evocaram o casal a 26 de Maio de 1940, descerrando na nave da Igreja a placa que aqui reproduzimos e agora está no mural do Cemitério Velho.


Outros tempos,
outros factos !
Assalto a residência,
 futebol de 5 da 
em Angeja e toponímia da freguesia

Jornal da ARCOR

1 - ANO 1930,
há 91 anos!
- ASSALTO A RESIDÊNCIA: O quarto onde habitavam os óisdaribeirenses Albano Almeida e Mário Duarte foi assaltado na noite de 20 para 21 de Abril de 1930.
A notícia é repescada do «Jornal da ARCOR» de 30 de Março de 1980 e dá conta que foram roubados «um relógio e uma corrente de ouro, um sobretudo, um bom fato, um par de sapatos, uma carteira com dinheiro e outros objectos».
Já a noite de 23 para 24 de há 91 anos, «os ladrões, por meio de arrombamento, entraram na adega de Rosa Gomes da Conceição, roubando 4 rasas de milho e uma peça de carne de porco».
Ladrões, sempre os houve.
ARCOR: futebol de 5 nos anos 90 

2 - Ano de 1990.
há 31 anos !
- FUTEBOL DE 5 DA ARCOR
EM TORNEIO DE ANGEJA
: A ARCOR participou num torneio de futsal realizado em Angeja há 31 anos.
Futsal que, ao tempo, era denominado futebol de 5 e tinha notícia no «Jornal da ARCOR», embora sem grandes pormenores. Que a partir de 21 de Abril (de 1990) iria participar no torneio e que se pretendia «o maior numero de apoiantes possível para esta nossa equipa». Equipa que, acrescentava a nota assinada por RF, supomos que Rui Fernandes, «concerteza se sentirá muito melhor e dará mais rendimento se tiver alguém na assistência a apoiá-la».
Não são conhecidos os resultados e a equipa, entre outros atletas, incluiria os da imagem: Rui Fernandes e Carlos Marques (dirigentes), Nabais (de Barrô), Victor Melo e Sesnando Reis (presidente). Em baixo, Milton Gomez, Victor Melo (com o sobrinho Francisco à frente) e Carlos Samuel. 
A sede da JFOR em 1992


3 - ANO 1992,
há 29 anos !
- COMISSÃO DE TOPONÍMIA
E CONTAS DA JUNTA
: A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira reuniu a 21 de Abril de 1992 e, por unanimidade, aprovou as contas de 1991.
O presidente era Diamantino Alves Correia e Manuel Soares o da Junta de Freguesia, ambos eleitos do PSD. Nessa mesma sessão, foi criada uma comissão de toponímia, para atribuir nomes a alguns arruamentos de Óis da Ribeira. Era formada por Fernando Tavares Pires (secretário da Junta e eleito do PSD) e, ambos membros da Assembleia e Freguesia, Leonildo Soares da Costa (PSD) e Armando Tavares dos Reis (do PS).

O objectivo do trio de comissários era apresentar propostas na sessão de Junho, a seguinte.


Sem comentários: