segunda-feira, agosto 23, 2021

* ANO 1964: Fados de Coimbra nas festas da pateira! Estatística eleitoral de 1881, futebol da ARCOR entre casados e solteiros em 1980. Bruno e Marco bi-vencedores de canoagem em 1997!

 


As festas da pateira foram, até princípios dos anos 80 do século XX, um evento de enorme importância social e popularidade óisdaribeirense - o que mais forasteiros atraía à vila.
A tradição iniciou-se nos anos 50, em «competição» com as outras freguesias ribeirinhas da lagoa, e eram motivo de grandes programas de animação, essencialmente com os bailes populares, de grande folguedo principalmente entre os mais jovens.
Habitualmente realizavam-se na primeira semana da Agosto, mas em 1964, não sabemos a razão, ocorreram no penúltimo e, a 23 de Agosto de 1964, há 57 anos, realizaram-se os então denominados «tradicionais festejos na lagoa de Óis da Ribeira».
Assim eram anunciado em cartazes profusamente afixados na região. 
O programa começou às 15 horas, no largo em frente ao restaurante (que na altura ainda não existia), com os conjuntos «Os Perús», do Troviscal, e «Os Faraós», da Mamarrosa.
Ao tempo não havia luz eléctrica na pateira e a noitada foi no actual largo do Centro Social, onde actuaram o conjunto «Estrela Azul», de Oliveira do Bairro, e um Coral de Estudantes da Universidade de Coimbra - assim era anunciado o grupo de fados em que cantava (e que bem!!!...), o conterrâneo António Berna, mais tarde comendador da República Portuguesa, no dia 10 de Junho de 1995, quando foi agraciado pelo então Presidente da Republica, dr. Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, por «serviços relevantes prestados à cultura».
Faleceu a 16 de Junho de 1996 e está sepultado no Cemiterio Novo de Óis da Ribeira.

Outros tempos,
outros factos !
Estatística eleitoral de 1881, futebol da ARCOR entre casados e solteiros em 1980, Bruno e Marco bi-vencedores em canoagem!

O Diário do Governo 188/1883

ANO 1883,
há 138 anos !
- ESTATÍSTICA ELEITORAL
DE 1881 PUBLICADA EM 1883: O Diário do Governo nº. 188, de 22 de Agosto de 1883, publicou as estatísticas político-eleitoral da altura e de todo o país.
A freguesia de Óis da Ribeira integrava o concelho de Águeda e o respectivo círculo eleitoral, que além destas duas, incluía as de Espinhel, Recardães, Segadães e Travassô que, no total, tinham 7 618 moradores e 1 437 eleitores, mais 49 que em 1881.
O concelho de Águeda tinha ainda os círculos eleitorais de Aguada de Cima (com esta freguesia e as de Agadão, Aguada de Baixo, Belazaima do Chão e Castanheira do Vouga) e Valongo do Vouga (esta e Macieira de Alcoba, Préstimo, Macinhata do Vouga e Lamas).

2 - ANO 1980,
há 41 anos !
- FUTEBOL DA ARCOR ENTRE
CASADOS E SOLTEIROS:  A ARCOR organizou, a 23 de Agosto de 1980, já lá vão 41 anos!..., hoje se passam, um jogo de futebol entre equipas de casados e solteiros de Óis da Ribeira.
A partida decorreu no campo do Areeiro, em Travassô e, mais jovens, os solteiros venceram folgadamente (4-0), tendo alinhado com Milton Gomez; Manuel Capitão, Diamantino Correia (um golo), Zé Celestino Viegas e Samuel Fernandes; Custódio Ferreira (1), Zé Melo e Zé Edgar; Manuel Cipriano (Zé Fernando), Fausto Ferreira e Jorge Marques (2).
Mais pesadotes, os casados apresentaram-se com Zé Alves; António Framegas, Zé Maria Gomes, Jaime Gomes e Zé Maria Russo; Assilénio Carvalho, Gil Gomes e Zé Ferreira; António Morgado, Danilo Costa e Daniel Marques.
Só «Zés» eram oito! E muita e afectuosa ligação da comunidade óisdaribeirense à ARCOR, associação que ia no seu segundo ano, após o acto fundador de 19 de Janeiro de 1979.

3 - ANO 1997,
há 24 anos !
- BRUNO E MARCO VENCERAM
TORNEIO ABERTO DE PATEIRA: Os atletas Bruno Brandão e  Marco Santos, da ARCOR, venceram as suas duas provas do Torneio Aberto de Canoagem da Pateira, disputado a 23 de Agosto de 1997. Há 24 anos!
Bruno, irmão de Sérgio Soares, pagaiou na especialidade de C1, no escalão de cadetes, e venceu os 200 e 2000 metros; Marco, irmão de Paulo Santos, correu em  K1 infantis e venceu as mesmas distâncias.
A direção arcoriana da época era presidida pelo já falecido Fernando Reis Duarte de Almeida.

Sem comentários: