terça-feira, agosto 24, 2021

QUERCUS monitoriza poluição do Cértima e pateira: zinco e crómio são preocupantes!

 

A SIC noticias reportou a poluição no rio Cértima e pateira

QUERCUS Aveiro

A QUERCUS está a monitorizar a qualidade de água do rio Cértima e da pateira, anunciou a delegação de Aveiro da Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa, fundada a 31 de outubro de 1985.
«O funcionamento do sistema intermunicipal de saneamento, das ETARS da Mealhada e de Anadia e da rede de águas pluviais da zona industrial de Oiã está a ser monitorizado. Os resultados das análises às amostras que recolhemos no dia 3 de Agosto registam valores que carecem de novas análises nas próximas semanas», refere a QUERCUS Aveiro (ver AQUI), acrescentando que «as concentrações de crómio e zinco são preocupantes».
A SIC Notícias
, entretanto e no seu noticiário de ontem (ver AQUI» dava conta que, e citamos, «a maior lagoa natural da Península Ibérica, situada na região de Aveiro, está menos poluída e tem atraído mais visitantes».
Ainda assim, acrescentava a estação televisiva, «as associações ambientalistas pedem mais fiscalização para travar algumas descargas que continuam a contaminar a pateira».
As várias associações locais em conjunto com as autarquias de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, reporta a SIC Notícias que «conseguiram nos últimos anos dinamizar a vertente de lazer nas margens da lago».
«O espelho de água, que também serve de abastecimento aos aviões de combate a incêndios, exige uma manutenção permanente devido à praga de jacintos e espera há vários por uma operação de desassoreamento», concluiu a SIC Notícias.


Sem comentários: