sexta-feira, agosto 06, 2021

* ANO 2004: Registo do terreno da ARCOR ! Três «manuéis» para o Brasil e presidente Aires Santos!

O terreno onde foi construído o Centro Social da ARCOR e, em propriedade
horizontal, a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

Assinatura da escritura: Fernando Pires, 
Agostinho Tavares e Celestino Viegas

O terreno onde hoje está instalado o Centro Social da ARCOR foi registado a 6 de Agosto de 2004, há 17 anos e na Conservatória do Registo Predial de Águeda.
A 30 de Agosto de 1999, a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e a ARCOR tinham assinado o protocolo de cedência do terreno - depois aprovada pela Assembleia de Freguesia de 28 de Setembro do mesmo ano. Tinha sido adquirido pela Câmara Municipal de Águeda (a Armando Resende), que, por sua vez, o cedeu à Junta de Freguesia - com a obrigação de lá serem construídos equipamentos sociais.
O documento foi assinado pelos presidentes Fernando Reis (ARCOR) e Fernando Pires (Junta de Freguesia). A escritura notarial, porém, só viria a ser assinada a 23 de Julho de 2004 e foi realizada no Cartório Notarial de Águeda, público e ao tempo dirigido por Cristina Gala. Assinada por Fernando Pires (presidente da Junta de Freguesia) e Celestino Viegas (presidente da direção da ARCOR) e Agostinho Tavares (tesoureiro).
O registo, também na direção de Celestino Viegas, foi há 17 anos e numa altura em que o edifício já estava construído, em fase de acabamentos e instalação de equipamentos.

Outros anos,
outros factos !
Passaportes para o Brasil para três «manuéis» de Óis da Ribeira, o presidente Aires Carvalho e Santos


A casa construída por
Manuel Filipe Soares
M. Marques
Maurício

1 - ANO 1890,
há 131 anos !

- PASSAPORTES PARA O  BRASIL
DE 3 «MANUÉIS» DE ÓIS DA RIBEIRAO Governo Civil de Aveiro emitiu, a 6 de Agosto de 1890, há 1301anos, passaportes para três óisdaribeirenses de nome Manuel. Todos para o Brasil e para o Rio de Janeiro.
Manuel Filipe Soares, de 29 anos, casado e carpinteiro, era filho de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria Soares de Freitas. Sabia escrever, tinha 1,66 metros de altura e marcas de bexigas no rosto. Em 1904, construiu a casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas (ver foto), que foi da família Resende e é hoje do dr. João Gomes, ex-presidente da ARCOR.
Manuel Marques Maurício, de 35 anos e filho de Delfina Marques, de Cabanões, ao tempo lugar meeiro de Óis da Ribeira e Travassô. Tinha 1,60 metros de altura, sabia escrever e tinha vários sinais no rosto. Construiu casa em Cabanões (onde agora é a de Manuel Rodrigues) e, em 1915, a primeira capela ao lado esquerdo do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
Manuel Tavares Pinheiro, de 23 anos de idade, filho de José Ferreira Baeta e de Ana Maria dos Santos Pinheiro, casado e alfaiate. Tinha 1,68 metros de altura, tinha vários sinais no rosto e sabia escrever. Era irmão de José Tavares Pinheiro, que foi pai de Severino, Modesto, Clemente, Esmeralda, Mercedes e outros, já falecidos.

Aires Santos
2 - Ano de 1909,
há 112 anos !
- PRESIDENTE AIRES
CARVALHO E SANTOS
: O óisdaribeirense Aires Carvalho e Santos, antigo presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nasceu a 6 de Agosto de 1909, há 112 anos.
Filho do carpinteiro José Maria dos Santos e da agricultora Maria José Carvalho, casou a 11 de Fevereiro de 1935 com Maria Pires dos Reis e o casal teve os filhos António Bernardino (Berna, já falecido) e a professora Maria Laudelina Pires dos Santos, que mora na Rua Manuel Tavares.
Foi músico e dirigente da Tuna Musical e era o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira quando aconteceu a revolução do 25 de Abril de 1974. Antes, tinha sido tesoureiro do presidente Armando Resende, substituindo-o na presidência 17 de Novembro de 1957 (mandato de 1955/59) .
Faleceu a 24 de Novembro de 1996, aos 87 anos de idade.



1 comentário:

Anónimo disse...

Sem verdade, sem dúvida, nem dono...

Por isso esclareçam isto uma vez por todas, o que é de quem e dono de nada. Porque afinal estamos todos despidos de certezas.