sábado, outubro 09, 2021

A Tuna que mudou de nome e há 5 anos foi à Lousã...


A Tuna / AFOR no desfila da Lousã, há 5 anos!

O cartaz do encontro da Lousã

A Tuna Musical de Óis da Ribeira participou no Encontro de Bandas Filarmónicas da Lousã, que decorreu a a 9 de Outubro de 2016. Dois dias antes e, por escritura pública, mudara de nome: passou a ser Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
A direção era presidida por António Azevedo de Melo e a organização do encontro foi da Sociedade Filarmónica Lousanense, que na altura festejava o seu 119º. aniversário, com apoio da Câmara Municipal da Lousã e dos Licores Beirão.
A concentração foi às 15 horas, junto à sede da SFL, seguindo-se, meia hora depois, o desfile para junto do Cine-Teatro da Lousã, em cujo palco actuaram as bandas, a partir das 16 horas: a organizadora, a Banda Academia de Santa Cecília de S. Romão (em Seia) e a Tuna de Óis da Ribeira - apresentada como Associação Musical Tuna de Óis da Ribeira.
O maestro da Tuna / AFOR era (e é) António Bastos e o porta-bandeira no desfile da Lousã foi Alípio dos Santos Framegas, antigo dirigente e instrumentista e neto de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores da Tuna.

António A. Melo


A Tuna que passou a ser
Associação Filarmónica !

A Tuna de Óis da Ribeira passou a ter nova designação por decisão da assembleia geral de 30 de Agosto de 2016, por maioria e uma abstenção.
O objectivo, segundo o que na altura foi divulgado, era obter a declaração de utilidade pública (o que foi atingido, por despacho de 29 de Dezembro de 2017) e integrar a União de Bandas de Águeda (UBA). O que ainda não aconteceu, 5 anos depois.
A mesa sessão também eu luz verde à alteração dos estatutos, neste caso com duas abstenções. No geral, passaram a permitir que a direção passasse a ter 7 elementos (anteriormente tinha 5), com mais um secretário e um vogal. Por outro lado, cada órgão social passou a poder ter 2 suplentes.
Os órgãos sociais da Tuna então baptizada de Associação Filarmónica de Óis da Ribeira ficaram assim indelevelmente ligados
a história da associação e eram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Presidente Carla Eliana da Costa Tavares; 1º. secretária: Eliane Pires da Rita; 2º. secretário: Carlos Miguel Abrantes Correia.
- DIRECÇÃO: Presidente António Manuel Azevedo de Melo; vice-presidente Luís Carlos dos Santos Neves; secretário António Manuel Almeida Reis (actual presidente); tesoureira Daniela Soraia dos Santos Tavares; e vogal Gil Dinis Soares Reis Dias Branco.
- CONSELHO FISCAL: Presidente José Maria Almeida Gomes; 1º. vogal Fernanda Maria Conceição Viegas; e 2º. vogal Aurélio Matos dos Reis.

Sem comentários: