sexta-feira, outubro 01, 2021

Canoísta Gabriela Resende sonha disputar os Jogos Olímpicos !



Gabriela Resende, da ARCOR Canoagem, e Ana Pereira, do CN Ponte de Lima,
no Campeonato do Mundo de 2021, em Montemor-o-Velho

Gabriela Resende em treino (foto de cima)
e com a camisola da ARCOR e medalha
dos campeonatos nacionais (ao lado)



A atleta Gabriela Resende, da ARCOR Canoagem, foi internacional nos primeiros dias de Setembro de 2021, este mês, sendo 9ª. classificada de K2 em 200 e 500 metros do Mundial de Juniores que se disputou em Montemor-o-Velho. Já era vice-campeã nacional destas duas distâncias e escalão, mas em K1. 
Disputar os Jogos Olímpicos, quem sabe se ganhar uma medalha..., é o sonho maior da jovem atleta da Rua dos Arais.
Gabriela Martins Resende é natural e residente em Óis da Ribeira e nasceu a 5 de Setembro de 2009. Festejou 17 anos quando, em Montemor-o-Velho, disputava o Mundial de 2021. É estudante e frequenta o 12º. ano, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda.
«Muito obrigada pela atenção dada à canoagem, um desporto que não é muito conhecido pela população mas que deveria ser. E a atenção dada a mim» disse, humilde e simples, a mundialista da ARCOR.
Não tem que agradecer, Gabriela. O mérito está unicamente nas suas pagaiadas, no esforço do treino e nas exigências das competições, a que tão bem dá respostas.
Gabriela Resende, Miguel Viegas e
Beatriz Oliveira no Mundial 2021

 Um desafio de canoagem
que chegou ao Mundial !

O desafio da canoagem foi-lhe feito pelo primo Alexandre Resende Pires, antigo atleta da ARCOR Canoagem e que foi campeão nacional indoor.
O d´Óis Por Três ouviu-a, depois do Mundial que, de 3 a 4 de Setembro de 2021, se disputou no C entro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho. 
- dÓpT: Quando é que começou a praticar a modalidade?
- GR: Aos 8 anos e na pateira, influenciada pelo meu primo Alexandre Pires, que era atleta da ARCOR. Chamou-me para ir experimentar, acabei por gostar imenso e por começar a praticar, não como lazer mas como desporto e competição.
- d´ÓpT: Foi a sua primeira modalidade?
- GR: Foi o primeiro desporto que pratiquei e o único que pratico. O meu primeiro treinador foi o sr. Paulo Brinco e, de momento, sou treinada por Tiago Viegas e o João Pedro Framegas.
- dÓpT: Logo em C1?
- GR: Na verdade, compito em C1, mas só comecei na canoa há cerca de ano e meio. Até lá, foi sempre no kayak e foi minha escolha, a de correr na C1.
- dÓpT: Quando foi a sua primeira prova?
- GR: A minha primeira prova oficial de canoa foi em Montemor-o-Velho, mas não me lembro da data exata. Fiquei em 2º. lugar.
- dÓpT: E o melhor resultado?
- GR: O melhor resultado que alcancei foi, sem dúvida, o 9º. lugar do Mundial de 2021, com a Ana Beatriz Barreiros, do Náutico de Ponte de Lima. Mas o melhor resultado de C1 foi o campeonato nacional de maratonas, no qual alcancei o 1º. lugar.
Gabriela  Resende em primeiro plano


(O d´Óis Por Três deu a notícia, a 14 de Junho deste ano, reportando provas dos dias 12 e 13 e exaltando os dois títulos nacionais de Gabriela Resende.
«Individualmente, o grande destaque vai para a Gabriela Resende, que conseguiu o seu primeiro titulo de campeã nacional em C1 juniores, no dia 12, e repetiu o feito no dia 13, desta vez em C2, com uma atleta do Clube Náutico do Prado», escreveu o d´Óis Por Três)

Gabriela Resende e Ana Pereira 
em 9º. lugar do Mundial de 2021

d´ÓpT: Quais são as suas expectativa para o futuro, agora que já é canoísta internacional e já com um mundial no currículo desportivo?
- GR: Eu, como ainda tenho pouco tempo de prática de canoa, em comparação com as minhas adversárias, diria que o auge da minha carreira ainda está por alcançar. Mas, até hoje, o melhor momento foi, sem dúvida, alcançar duas finais no campeonato do mundo.
- d´ÓpT: O clube dá-lhe boas condições de treino, de equipamentos e competição?
- GR: O clube tenta sempre dar aos seus atletas tudo de bom e melhor, para que possamos melhor a todos os níveis e condições, e cada vez mais sejamos cada vez melhores.
- d´ÓpT: Qual é a sua maior aspiração desportiva? Depois do mundial, será disputar os Jogos Olímpicos?
- GR: Claro que os Jogos Olímpicos são um dos meus maiores sonhos. Mas sei que esse sonho, apesar de não ser impossível, ainda está um pouco longe do meu alcance.
- dÓpT: Como diz, não é impossível...
- GR: Para mim, agora que alcancei a participação em Mundiais, o meu pensamento é treinar e melhorar sempre, para novamente ser chamada à seleção nacional.
- dÓpT: Qual é o seu maior ídolo da canoagem?
- GR: O Tiago Tavares é uma grande inspiração para mim, sem quaisquer dúvidas, mas o meu ídolo é a Nevin Harrison.
Tiago Tavares ao centro

Os ídolos de
 Gabriela Resende

- TIAGO TAVARES: O canoísta Tiago Tavares, internacional da ARCOR e natural de Óis da Ribeira, sagrou-se campeão do mundo de sub-23, em C1 200 metros, em Julho de 2016.
- NEVIN HARRISON: Canoísta americana de velocidade. Competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, ganhando a medalha de ouro na prova de C1 200 metros femininos.

Sem comentários: