quinta-feira, outubro 14, 2021

* ANO 2017: Inauguração da ponte nova para Cabanões! ARCOR avançou com o polidesportivo em 1991; Sérgio Soares campeão regional de canoagem em 2001; Sérgio Soares campeão regional de canoagem em 2001; Óis da Ribeira na DO da Bairrada em 2014; a morte por afogamento de Felisbela Reis em 2016!

Os presidentes Gil Nadais e Jorge Almeida descerraram as placas
de inauguração da ponte nova de Óis da Ribeira. Há 4 anos!

Gil Nadais, Elsa Corga, Jorge Almeida e Mário Martins
na abertura da ponte, a 21 de Outubro de 2016


A nova ponte de Óis da Ribeira foi inaugurada a 14 de Outubro de 2017, há 4 anos e pelo presidente Gil Nadais, da Câmara Municipal de Águeda.
A ponte tinha sido formalmente aberta ao tráfego a 21 de Outubro de 2016, quando (foto ao lado) por ela se passearam o presidente da Câmara e os então vereadores Jorge Almeida (vice de então e actual presidente) e Elsa Corga, acompanhados por Mário Martins, o então presidente da Junta da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A inauguração formal de há 4 anos, hoje se passam, foi presidida por Gil Nadais, que se fez acompanhar por Jorge Almeida, então ainda (seu) vice-presidente e futuro (e actual) presidente da Câmara, e pelos vereadores João Clemente e Edson Santos.
As obras tinham começado a 22 Abril de 2014, mas cerca de um ano depois a autarquia teve de abrir novo concurso, devido à falência da empresa que as adjudicou e abandonou a obra.
A ponte tem 140 metros e duas vias, cada qual com 2,25 metros de largura, passeios e proteções de ambos os lados - e nos no acesso a nascente, do lado de Cabanões.

Outros tempos,
outros factos !
ARCOR avançou com o polidesportivo em 1991; Sérgio Soares campeão regional de canoagem em 2001; Óis da Ribeira na DO da Bairrada em 2014; a morte por afogamento de Felisbela Reis em 2016!

O polidesportivo da ARCOR foi «decidido» há 30
anos mas está literalmente abandonado pelas últimas
direcções da associação óisdaribeirense


1 - ANO 1991,
há 30 anos !
- ARCOR DELIBEROU AVANÇAR
COM O POLIDESPORTIVO:  A ARCOR, reunida a 14 de Outubro de 1991, há 29 anos, deliberou avançar com as obras de construção do polidesportivo. O mesmo que hoje, e desde há anos, está literalmente abandonado pela associação.
A direcção era presidida por José Melo Ferreira que, pelo menos desde 29 de Janeiro desse ano, vinha a reunir com a Junta de Freguesia presidida por Manuel Soares, no sentido de ser disponibilizado o terreno.
O arranque das obras foi a 11 de Janeiro de 1992, com colaboração de máquinas e militares do Regimento de Engenharia de Espinho, ainda na direção de José Melo Ferreira. Continuaram na de Sesnando Reis e o equipamento desportivo foi inaugurado a 26 de Junho de 1995, na de António José Tavares e por Manuel Castro Almeida, o então Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.
O ano de 2000, já na direção de Fernando Reis, foi tempo de se iniciar a construção dos primeiros balneários. Em 2013, na de Celestino Viegas, foram construídos os novos balneários (os actuais) e beneficiado o campo de jogos e o logradouro, com um pequeno parque. Foram inaugurados a 25 de Outubro, por Pinto Galvão, o então vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Sérgio Soares

2 - ANO 2001,
há 20 anos !
- SÉRGIO SOARES CAMPEÃO
REGIONAL DE C ANOAGEM: O atleta internacional Sérgio Soares, da ARCOR C Canoagem, sagrou-se campeão regional de fundo, em C1 seniores, a 14 de Outubro de 2001. Há 20 anos! 
As provas da Associação de Canoagem de Aveiro (entretanto extinta) decorreram na Ria de Aveiro, em Pardilhó, e o clube de Óis da Ribeira foi terceiro classificado por equipas - também com a contribuição dos segundos lugares individuais de Pedro Filipe de Carvalho (em K1 seniores), Bruno Brandão (C1 seniores), Bruno Soares (C1 juniores, com Óscar David de Almeida em quinto) e o sexto e oitavo lugares de Marco Santos e Diogo Pereira (em K1 infantis).
A portaria do Ministério
da Agricultura e do Mar


3 - ANO 2014,
há 7 anos !
- ÓIS DA RIBEIRA NA DENOMINAÇÃO
DE ORIGEM (DO) DA BAIRRADA: O Diário da República nº. 198, da 1ª. Série, de 14 de Outubro de 2014, publicou a portaria do Ministério da Agricultura e do Mar que define o regime de produção e comércio dos vinhos com direito à denominação de origem (DO) «Bairrada» mantendo o reconhecimento da DO Bairrada.
O documento de há 7 anos também atualizou a lista de castas, permitidas na produção dos produtos com direito à denominação DO Bairrada.
A área geográfica de produção da Denominação de Origem (DO) Bairrada corresponde à área prevista no anexo da dita portaria, da qual fazem parte integrante várias freguesias dos municípios de Águeda, Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro.
É o caso de Óis da Ribeira, do município de Águeda. O diploma, expressamente, inclui as Uniões das Freguesias de Recardães e Espinhel, Águeda e Borralha, Barrô e Aguada de Baixo, Belazaima do Chão (da de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão), as freguesias de Aguada de Cima, Fermentelos e Valongo do Vouga e, da União das freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, apenas a freguesia de Óis da Ribeira.

Felizbela Reis


4 - ANO 2016,
há 5 anos !
- A MORTE, POR AFOGAMENTO, DE
FELIZBELA PINHEIRO DOS SANTOS REISA comunidade ribeirense foi, a 14 de Outubro de 2016, uma sexta-feira, abalada por mais uma tragédia: a do falecimento, por afogamento, de Felisbela Pinheiro dos Santos Reis.
 Moradora na rua Manuel Tavares (a do Cabo), tinha 76 anos e o cadáver foi encontrado no poço do quintal da sua residência, tendo sido retirado por um mergulhador dos Bombeiros Voluntários de Águeda.
Deixava viúvo Manuel Estima dos Reis (Neca), entretanto falecido a 5 de Janeiro de 2021, e era irmã de Maria da Luz (já falecida) e de Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, da Rua da Pateira.
A família já em tempos tinha sido abalada pelo desaparecimento de seu pai, Joaquim Soares dos Santos (Cuchas), de quem nunca se soube paradeiro ou morte - como, onde e quando.
O funeral, após as diligências oficiais, realizou-se no dia 18 de Outubro, a 3ª.-feira seguinte, da capela mortuária para o Cemitério Novo de Óis da Ribeira.


Sem comentários: