segunda-feira, outubro 04, 2021

Beatriz Oliveira: Participar nos Jogos Olímpicos será uma grande conquista!

Beatriz Oliveira, da ARCOR Canoagem, e André Veiros, do CC Ovar, no
 mundial de 2021, 8ºs. classificados de K2 mistos, juniores, de 500 metros
Beatriz Oliveira, da ARCOR Canoagem no pódio
de campeã nacional de K1, 200 metros, em 2021

Mariana: os
primeiros dias
da canoagem


A mundialista Beatriz Carvalho de Oliveira, atleta internacional da ARCOR Canoagem, disse ao d´Óis Por Três que «participar nos Jogos Olímpicos será uma grande conquista».
Actual campeã nacional de juniores, em K1 200 metros, disputou o último campeonato do mundo de sub-23 e juniores, realizado de 3 a 6 de Setembro de 2021, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, e, neste último escalão, foi 6ª. classificada da Final B dos 200 metros e 8ª. na Final A de K2 mistos, 500 metros, neste caso fazendo equipa com André Veiros, atleta do Clube de Canoagem de Ovar.
«Vou continuar a treinar e tentar obter melhores resultados, em outras provas internacionais, nomeadamente nos campeonatos mundiais e nos europeus», disse Beatriz Carvalho de Oliveira - que no próximo dia 28 de Outubro festeja 17 anos e, à conversa com o d´Óis Por Três, lamentou que a modalidade, a canoagem que de Óis da Ribeira e da ARCOR já teve um campeã do mundo (o Tiago Tavares), «não seja tão conhecida como muitas outras, no nosso país».

Cá estamos nós a falar dela, Beatriz! O d´Óis Por Três acompanha a ARCOR Canoagem desde 2005. Os seus êxitos e os seus atletas, campeões ou... não! Desde há 15 anos!
As gémeas Beatriz e Mariana Oliveira, da ARCOR
Canoagem vice-campeãs de K2 500 metros de 2021

Campeã nacional de K1 e, com 
a gémea Mariana, vice-campeãs 
nacionais de K2 500

Beatriz Carvalho de Oliveira é natural de Perrães, da vizinha freguesia de Oiã (Oliveira do Bairro), e estudante do 12º. ano, na escola secundária de Oliveira do Bairro, onde frequenta o curso de Ciências e Tecnologias. 
Começou a praticar a modalidade há 7 anos, quando o pai a levou à ARCOR Canoagem, com a irmã gémea - a Mariana.
«O meu pai levou-nos, a mim e à minha irmã, a experimentar a modalidade na ARCOR, em Óis da Ribeira, nós gostámos e começámos a praticar canoagem desde então», disse Beatriz Oliveira, que, nessa altura, teve João Paulo Brinco como primeiro treinador. Atualmente, é treinada por Tiago Viegas e João Pedro Framegas.
- d´ÓpT: Começ
ou logo em K1?
- BCdO: Tive a possibilidade de experimentar C1, mas não me agradou tanto como K1. Então, decidi competir em K1 e, além desta especialidade, também compito em K2, com a minha irmã gémea, a Mariana Oliveira.
- d´ÓpT: O que recorda desses primeiros tempos da canoagem?
- BCdO: A minha primeira competição foi em Cacia. Eu, na altura, estava a competir em K1, há uns 6 anos, mas, infelizmente, não me lembro da classificação».
- d´ÓpT: Qual é o melhor resultado desportivo alcançado até hoje?
- BCdO: O melhor? O 1º. lugar em K1 200 metros de regatas em linha, que me deu o título de campeã nacional. O meu primeiro título desta dimensão. E também ter ficado em 2º. lugar nos 500 metros de K2, fazendo equipa com a minha irmã gémea, a Mariana. Fomos vice-campeãs nacionais este ano, no campeonato nacional de regatas em linha.
Beatriz Oliveira, à direita, com Gabriela Resende e
o treinador Tiago Viegas, no Mundial de 2021, o 
melhor momento da sua carreira desportiva


Mundial 2021 foi o
melhor momento da
carreira desportiva!
Os Jogos Olímpicos!

Beatriz Carvalho de Oliveira comentou ao d´Óis Por Três que o clube, a ARCOR Canoagem, «dá as melhores condições» e considera a participação no Mundial 2021 como o melhor momento da sua carreira desportiva.
- d´ÓpT: É campeã e vice-campeã nacional em título e, neste seu ano desportivo de ouro, também participou no campeonato do mundo, outro grande momento...
- BCdO: Considero a minha participação no campeonato do mundo como o melhor 
momento da minha carreira, uma vez que, além disso, também foi a minha estreia em provas internacionais.
- d´ÓpT: O clube dá-lhe boas condições de treino, equipamento e competição?
- BCdO: O nosso clube tenta dar sempre as melhores condições aos atletas e equipamentos para nos proporcionar bons treinos. Para nos dar condições para podermos trabalhar todos os dias, para evoluirmos mais e mais, para obtermos bons resultados no futuro».
- d´ÓpT: Qual é a sua maior aspiração desportiva? Depois do campeonato do mundo, será disputar os Jogos Olímpicos?
- BCdO: Participar nos Jogos Olímpicos será uma grande conquista, mas como ainda faltam alguns anos para estes se realizarem, por enquanto vou continuar a treinar e tentar obter melhores resultados em outras provas internacionais, nom
eadamente nos campeonatos do mundo e europeus».
Mariana e Beatriz de Oliveira, as
gémeas da ARCOR Canoagem


Ídolos? Admiração por
treinadores e atletas de 
treinos e competições !

Beatriz Carvalho de Oliveira não tem ídolos desportivos, mas admira quem «trabalha» no universo da canoagem, promovendo e desenvolvendo a modalidade.
- d´ÓpT: Qual é o seu maior ídolo da canoagem?
- BCdO: De momento, não tenho nenhum ídolo de canoagem, digamos assim. Mas ao longo destes anos todos da minha ainda curta carreira desportiva, conheci pessoas que posso dizer que admiro.
- d´ÓpT: Quer especificar?
- BCdO: Por exemplo, o meu treinador, os colegas que treinam e competem comigo. Admiro-os pelo seu trabalho, dedicação e esforço, pelo que fazem todos os dias.
- d´OpT: Tem uma irmã gémea, também canoísta, a Mariana. Rivalizam entre vós?
- BCdO: É claro que existe alguma rivalidade entre nós, uma vez que competimos uma com a outra, em algumas provas, mas estas rivalidade é positiva, pois dá-nos motivação uma a outra, para sermos melhores, para continuarmos sempre a evoluir. ´
- d´ÓpT: Também fazem equipa, são vice-campeãs nacionais de K2.
- BCdO: Exactamente, é isso. Competimos no K2 e trabalhamos em equipa, com muita cooperação e cumplicidade.

Sem comentários: