terça-feira, outubro 26, 2021

O bar da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima!

O bar da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima em 2019 (arquivo)

O bar (a azul) funciona no telheiro da sala
velha, com  esplanada no recreio
Programa de 2019


O bar da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima reabriu no telheiro e logradouro da escola primária de Óis da Ribeira - um edifício de 3 salas que há já vários anos está inactivo e a degradar-se. 
O seu funcionamento (sazonal) foi iniciado em 2019 /foto de cima) e interrompido em 2020, por causa da pandemia COVID 19 e as limitações sanitárias impostas. Foi agora retomado, neste último fim de semana.
O objectivo é, para além de local de convívio popular, angariar fundos para a realização da festa de Nossa Senhora de Fátima, a única que, de carácter religioso, se tem organizado na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Nem a do padroeiro Santo Adrião.
O bar não dispensa 
uns bons petiscos

A antiga escola vai de
projecto em promessa

O edifício escolar óisdaribeirense está sob gestão da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, nos termos do protocolo a 16 de Janeiro de 2020 assinado com a Câmara Municipal de Águeda.
O propósito protocolado era nela o executivo da UFTOR «desenvolver um projeto multigeracional, tendo por objetivo a realização de atividades de caráter social e cultural, projetos com a comunidade que promovam a integração e a inclusão social».
Entre as atividades previstas para aquele espaço conta(va)-se a criação de um atelier de costura. 
Nada disso aconteceu até agora, como se sabe, e muito menos avançou o projecto de instalação de uma resposta especializada na saúde mental, que estaria a ser desenvolvido com a Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa e proclamado foi ao povo.
Entretanto e aparentemente a «substituir» esse projecto, foi anunciada a instalação da creche de Método Montessori, como consta e é prometido no projecto político 2021/2025 dos «Juntos por Águeda» nas autárquicas de faz hoje um mês (26 de Setembro de 2021).
Enquanto também isso não acontece, parte do edifício vai servindo de apoio à comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima - tal como aconteceu em 2019 e 2020 (neste caso interrompido pela COVID-19).

Sem comentários: