quinta-feira, janeiro 27, 2022

A placa enterrada na curva das Lajes na Rua António Berna !

A placa de trânsito enterrada na perigosa curva das Lajes, na Rua
António Bernardino (Berna) em Óis da Ribeira

A placa enterrada e tapada na curva das Lajes,
na Rua Comendador António Bernardino


A placa em Travassô

A Junta de Freguesia da União de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR, a de TravassÓis) anunciou ontem, na sua página 
Placa enterrada
nas Lajes

oficial de facebook (ver AQUI) que, e citamos, «continuamos a melhorar a sinalização na nossa freguesia».
«Foram instalados nos últimos dias vários sinais de sinalização que se encontravam em mau estado de conservação, assim como vários espelhos para melhorar a segurança rodoviária», precisou o executivo juntista de Sérgio Neves, acrescentando e prometendo que «vamos continuar a melhorar a nossa terra».
Este «nossa terra», neste particular, refere-se à placa que ilustra a informação juntista de ontem e que acima replicamos (com a devida vénia), instalada na Rua João Baptista de Oliveira, pertinho das bombas de gasolina da Travassô.
O que achamos muito bem e aplaudimos.
A notícia é de ontem, dia 26 de Janeiro de 2022, e reaplaudimos a preocupação sinalizadora, pois a segurança do trânsito está acima de tudo.
Bem haja quem com tal se preocupa.
A curva do lado da pateira e com a
placa sinalizadora enterrada


A placa enterrada
na curva das Lajes

O que já não aplaudimos - nem podíamos aplaudir... -, é que, no mesmo dia e desde há vários dias, esteja enterrada uma das placas de sinalização da perigosa curva da Lajes, na Rua Comendador António Bernardino (Berna), em Óis da Ribeira.
Alguém, não sabemos quem - como saber?! -, andou por lá a «construir» o morro de terra que se vê nas imagens e, como nelas também se vê, enterrou uma das placas de sinalização (igual às  que ainda se vêem na curva).
As placas foram muito reclamadas, na governação de Mário  Martins, que acabou por «ceder» alguma atenção aos problemas de Óis da Ribeira e, por volta de 2016, lá «sinalizou» a curva, que na altura nem os eucaliptais tinha, por terem sido cortados.
As imagens mostram o putativo perigo que é, para quem não conhecer este troço de estrada, não calcular bem a curva e, zás, ir a direito ou despistar-se e cair pelos eucaliptais abaixo. E mais agora, que a estrada está muito bem asfaltada e convidativa a excessos de velocidade.
A recta que antecede a curva, do lado da escola, é convidativa à velocidade e, para quem conheça a zona menos bem, o despiste fica mesmo a beira de acontecer. Ou pura e simplesmente seguir em frente, sem desfazer a curva, provocando alguma tragédia.
Desenterrem lá a placa, se fazem favor!





Sem comentários: