quinta-feira, janeiro 20, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Armando Ferreira foi o 2º. presidente da ARCOR! A descarga de fogo nos anos da ARCOR ! Os 33 anos da ARCOR! A crise directiva da ARCOR de há 5 anos!

Armando Ferreira
ARCOR há 15 anos

Armando Ferreira foi o
 2º. presidente da ARCOR !

O d´Óis Por Três, há 15 anos, historiava os nomes dos presidentes da direção e órgãos sociais da ARCOR, que ontem iniciou o seu 43º. ano de fundação.
Assim:
«O segundo presidente da direcção da ARCOR foi Armando Alves Ferreira, em 1985 e 1986. Foi eleito a 25 de Janeiro de 1985 e tomou posse a 9 de Fevereiro do mesmo ano. Ao tempo, era contabilista. É agora empresário do sector do fabrico de móveis.
Os órgãos sociais então eleitos eram os seguintes:
ASSEMBLEIA GERAL
- Presidente: António Simões Pinheiro das Neves (falecido).
- 1º. Secretário: José Melo Ferreira.
- 2º. Secretário: José Pires Tavares.
DIRECÇÃO
- Presidente: Armando Alves Ferreira.
- Secretário: Diamantino Alves Correia.
-Tesoureiro: Manuel Duarte Marques de Almeida.
- Vogais: João Bernardino Dias Figueiro Viegas e Milton Jua Matos Gomez.
CONSELHO FISCAL
- Presidente: José Bernardino Estima Reis.
- Vogais: António Fernando Gomes de Melo e José Almeida Reis.
- NOTA: Armando Alves Ferreira já faleceu, de doença, a 5 de Setembro de 2019. José Bernardino Estima Reis, então presidente do conselho fiscal, faleceu a 29 de Dezembro de 2021, de doença e quando exercia a presidência da direção. António Simões Pinheiro das Neves, presidente do conselho fiscal, faleceu (de suicídio) a 9 de Maio de 1999. António Fernando Gomes de Melo, cunhado de Neves, faleceu, de doença, a 2 de Outubro de 2017.

A descarga de fogo
nos anos da ARCOR !

A Tertúlia Literária nº. 73, do d´Óis Por Três de há 15 anos, aos 20 dias de Janeiro de 2007,  falava do 28º. aniversário da ARCOR.
Assim:
«Viste aquele descarga de fogo de ontem à noite?! Coisa linda, pá...», exclamou o d´Ois.
- «Não sabes o que era? Então, valos lá a ver a coisa, era o fogo de vistas dos anos da ARCOR...», disse o Três.

- NOTA: Não houve, na verdade, qualquer descarga de fogo de artifício. O d´Óis Por Três apenas «brincava» e ironizava com a efeméride.
ARCOR há 10 anos

Os 33 anos 
da ARCOR

Os 33 anos da ARCOR foram tema do d´Óis por Três de 20 de Janeiro de 2012. Há 10 anos!
Lembremos:
«A comemoração de mais um aniversário da ARCOR não passaria despercebida ao d´Óis Por Três e aqui falámos dele no dia 12, mas ainda bem que o jornalista da terra, um dos fundadores, não deixa escapar uma e lá assinalou ele o dia de ontem, seu sempre actualíssimo blog. E lá vão 33 anos da associação.
A idade dos bloggers aqui da casa não permite saber, com exactidão, a forma como nasceu a ARCOR, e quem teve a ideia e a desenvolveu, mas o que queremos fazer , hoje e embora com um dia de atraso, é homenagear aqueles que tiveram a coragem de a criar e de a manter viva ao longo destas mais de três décadas. O que a ARCOR hoje é, é uma coisa extraordinária para uma freguesia como a nossa.
Oxalá quem a dirige esteja à altura das suas responsabilidades e a promova e prestigie cada vez mais. Para já, talvez valesse a pena pôr no historial do site quem foram os fundadores».
- NOTA: O chamado jornalista da terra e um dos fundadores da ARCOR era (é) Celestino Viegas, que nessa época de há 10 anos publicava o blogue «Óis da Ribeira», que poder visto AQUI
A ARCOR de 2014/15: Joel Gomes (secretário), Manuel Soares
(presidente), Fernando Pires (vice-presidente), Paulo Santos (vogal),
 e Mário Marques (tesoureiro). Na actual, de 2015/16, o vogal Paulo
 Santos passou para presidente da AG e, na direcção, foi substituído
 por Luís Ferreira (foto ao lado). Sobre eles, e principalmente sobre
 o presidente da assembleia geral, cai a responsabilidade de arranjar
 quem os substitua. Assim seja!
ARCOR há 5 anos

A crise directiva da ARCOR de há 5 anos!

Notícia do d´Óis Por Três de há 5 anos, a 20 de Janeiro de 2017, sobre a então situação de crise directiva da ARCOR:
«A Assembleia Geral da ARCOR está convocada pelo presidente Paulo Alexandre de Medeiros Teixeira e Santos (segundo a contar da direita, na foto), em sessão extraordinária e para hoje, às 19,30 horas, para «analise da 
Luís Ferreira.
Ao lado, a AG
em convocatória
situação decorrente da não apresentação de listas candidatas  aos órgãos associativos para o quadriénio 2017/2020».A expectativa é simples: que se analise o problema da sucessão directiva e, mais, muito mais..., que se resolva o problema, apresentando-se lista, ou listas, de gente capaz de gerir e criar sinergias para que a associação se desenvolva e cumpra os seus desígnios sociais e quaisquer outros, previstos nos estatutos. Por exemplo, nas áreas cultural e recreativa, que tão arredadas andam das actividades da ARCOR - curiosamente fundada há precisamente 39 anos justamente com acentuada vertente nestes sectores. Por alguma razão se baptizou de Recreativa e Cultural, como bem prova a sua própria designação.
A área desportiva da associação, essa tem estatuto, bastando lembra que tem um campeão do mundo de canoagem (Tiago Tavares), muito embora a Secção funcione de certa maneira autonomamente, com dirigentes próprios. E, já agora e a propósito, anuncie-se que vai organizar a segunda prova do campeonato nacional de Esperanças, no dia 4 de Junho de 2017 e nas águas da pateira de Óis da Ribeira, com apoio da Federação Portuguesa de Canoagem.
Voltando à reunião da noite de hoje, o d´Óis Por Três deseja veementemente que seja frutífera e que surjam candidatos sem medo de enfrentar os desafios que se poderão colocar nos tempos mais próximos da ARCOR».
- NOTA: Agora, ano de 2022, a instituição atravessa outro período delicado, devido ao falecimento do presidente Zeca Estima Reis, mas, em memória dele, seguramente que os actuais dirigentes vão manter saudável e seguro o futuro da ARCOR.

Sem comentários: