domingo, janeiro 30, 2022

Alguns dias 30 de Janeiro: Professor matou cão raivoso que mordeu uma criança! Três irmãs e mãe e duas filhas foram para o Brasil! Teatro, baile da Tuna e Correios de Óis da Ribeira! Laura farmacêutica e Ivone professora !

O registo de baptismo
Clarinda Tavares e...
...e casamento com
Anselmo Santos


O dia de hoje, 30 de Janeiro de 2022, é  dia de eleições legislativas e, para registar o dia, o d´Óis Por Três vem lembrar memórias de alguns antigamentes de Óis da Ribeira.
Assim, «pescados» no tempo, aqui deixamos algumas curiosidades que o d´Óis Por Três por aqui foi deixando ao longo dos seus já longevos mais de 15 anos de publicação, recordando notícias do dia 30 de Janeiro.
 O de 1957, por exemplo, era de queixa sobre o estado dos caminhos rurais da freguesia, que serviam as propriedades da lavoura e do campo, por causa das últimas chuvas da época. Era tempo de inverno, não esqueçamos e destacava-se o grande, pelas piores razões, o grane lamaçal em frente à fonte do Cruzeiro, a que hoje está na rua Jacinto Bernardo Henriques (a antiga rua da Ponte).
Mas vejamos, com mais pormenor, alguns outros casos - que não todos, seria de todo impossível - dos dias 30 de Janeiro e na vila de Óis da Ribeira:
Manuel Resende

Ano de 1907,
há 115 anos !
Professor matou cão raivoso
que mordeu uma criança 

Apareceu em  Óis da Ribeira um cão raivoso, que mordeu um filho de Patrocínio Pereira dos Santos, jornaleiro da freguesia. 
Dizia-se, ao tempo, que raivoso (com raiva) era um cão hidrófobo. 
A criança tinha apenas 7 anos de idade e o animal foi abatido por certeiro tiro do professor primário Joaquim Augusto Tavares da Silva Cunha - que de Óis da Ribeira também era e onde residia. Foi-lhe cortada a cabeça (ao cão), por ordem de Manuel Maria Ala de Resende, o regedor (foto), e mandada para exame das autoridades competentes, para ser convenientemente observada.
Henrique, filho de Clarinda
com uma neta e a esposa

Ano de 1928
há 94 anos!
Três irmãs emigraram 
para o Brasil

As irmãs Clarinda, Vitória e Carmen emigraram para o Brasil, fixando-se em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo - a nordeste do Rio de Janeiro e onde missionava o padre José Bernardino dos Santos Silva.
Eram filhas do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Rosa Pires Soares e partiu para o Brasil com as irmãs Vitória e Carmen, fixando-se em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo. Tias dos irmãos Joaquim e José (já falecidos), Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires - filhos da irmã Neófita Alda. E dos também irmãos Mário (há falecido) e Maria Cecília Tavares das Neves, filhas do irmão Arménio.
Clarinda lá casou com Anselmo, também de Óis da Ribeira e irmão de Aires e Manuel Soares dos Santos (Lopes),e que faleceu a 30 de Abril de 1982. Clarinda faleceu 19 de Junho de 1990, aos 84 anos e em Bom Jesus de Itapaboama, no mesmo Estado. As duas irmãs também lá casaram, com Portugueses, umam delas com Fabião que também era de Óis da Ribeira.
Emília Cunha
M. Lurdes


Ano 1930,
há 92 anos!
Mãe e duas filhas foram 
para o Brasil

Maria Emília Tavares da Silva e Cunha, de 44 anos e cozinheira, obteve passaporte para viajar para o Brasil, onde se ia juntar ao marido, Anacleto Pires Soares.
Filha de José Tavares da Silva e de Maria da Graça Cunha, de 1,50 metros de altura, para lá viajou, fixando-se no Estado do Rio Grande do Sul, acompanhada dos filhos Henrique, de 19 meses, e Maria de Lurdes Soares da Cunha, de 13 anos, de 1,43 metros de altura e costureira.
Maria Emília era irmã do professor Joaquim Augusto e do médico Albano Tavares da Silva e Cunha (acima falados).
Arn. Figueiredo

Ano de 1945,
há 77 anos !
Teatro, baile da Tuna e
Correios de Óis da Ribeira


O tempo de há 77 anos, em 1945, foi de bastante actividade comunitária na vila de Óis da Ribeira. Era outros os tempos.
Ora vejamos:
1 - TEATRO: Um grupo amador local ensaiava o drama «A tomada da Bastilha», preparando a estreia para a altura da Páscoa.
A peça juntou actores dos dois grupos então existentes e rivais em Óis da Ribeira: Os Inseparáveis Avante e Os Modestos e Independentes.
2 - A Tuna ofereceu aos sócios, no dia 7, um baile, que decorreu muito animado. O regente era Óscar Pereira de Matos.
3 - Arnaldo Rodrigues de Figueiredo passou a ser o encarregado do Posto de Correios de Óis da Ribeira. Substituía Luís Henriques de Almeida e instalou-o na mercearia e Café Central, onde hoje, em outro edifício, é o mesmo Café Central e mercearia de Aníbal Saraiva. Onde ainda hoje funciona o telefone público.
M. Laura Resende
ladeada pelos pais


Ano de 1957,
há 65 anos
Laura farmacêutica
e Ivone professora !

A comunidade óisdaribeirense teve bons motivos festa há 65 amos: as licenciaturas das jovens Laura Resende em Farmácia e Ivone Viegas como professora primária.
Coincidência singular: os pais de ambas estavam em Angola, onde eram empresários bem sucedidos.
Maria Laura Tavares Resende era filha de José dos Santos Ala de Resende e de Ana Tavares Estima, ao tempo moradores em Luanda, a capital da ex-colónia. Já falecida, era mãe, entre outros, do dr. João Gomes, que foi presidente da ARCOR e é dono da casa apalaçada da família, na Carreira da Igreja.
Maria Ivone dos Santos Viegas formou-se na Escola do Magistério Primário de Viseu e era filha do óisdaribeirense Joaquim Viegas e de Maria Mercedes dos Santos Pinto, natural da Póvoa de Santo António (Canas de Senhorim). O casal morava em Nova Lisboa m(agora Huambo)m capital da província do Huambo, em Angola.

Sem comentários: