sábado, janeiro 01, 2022

Momentos de há 15,10 e 5 anos: Saudação ao Ano Novo de 2007; Ano Novo e Fonte de Santo António; a morte, aos 100 anos, de Maria Pires dos Reis !



O d´ÓIS POR TRÊS nasceu para falar de Óis da Ribeira e da suas gentes, da sua história e das suas grandezas e tragédias, ambições e realidades, do tempo de ontem, e do de hoje, o presente que prepara o futuro.
Sem complexos!
O d´ÓIS POR TRÊS, 16 anos e e mês e meio depois de nascer, caminha bem, fala sem gaguejar e tem opinião. E admira-se, até, de como, em terra tão pequenina, tantos assuntos tem para tratar, sem ver esgotar temas para falar desta nossa linda Óis da Ribeira.
Pelo contrário.
Vila que é terra pequenina, é verdade, mas onde ainda assim acontece muita coisa, Nem sempre boa, é verdade..., mas é a... vida! Faz-se pela vida! Porém... assumindo o estatuto de mais antigo blogue de Óis, por aqui temos andado, sem falhar um dia desde que viu a luz do dia (que, aliás, foi noite!) e fazendo, hoje, o seu 9 569º. post!!!
Até parece mentira.
Mas anã é;  terra mexe.
A política anda esmorecida, controlada, surda e muda, nem se ouve falar dela. O povo quase a ignora. 
O desporto, pagaia (e bem), mas morreram outras modalidades.
A cultura, anda avara! Não há peça de teatro que suba aos palcos da ribalta. Não tarda que há 10 anos.
O património público anda esquecido: escola fechou e parece que vai ser entregue a entidade estranha (cedida pela Junta), os baldios são... baldios, os caminho vão vê-los, olhem para as valetas e para o paredão, que está há 5 anos para ser requalificado. Paremos por aqui, sublinhando que também aconteceram coisas boas: concluiu-se o saneamento e foram asfaltadas as ruas principais.
A pandemia, entretanto, anestesiou o mundo e afecta as arcores e as tunas/afores da vida óisdaribeirense.
Hoje, iniciando nova rubrica, vamos pegar em histórias da história de Óis da Ribeira e aqui, retiradas do próprio blogue, relembraremos alguns desses momentos.
Que nos quiser ajudar, lembrando-nos «coisas», pode mandar-nos sugestões para o doisportrês2@gmail.com.
E vamos lá a histórias de há 15, há 10 e há 5 anos!

Ano novo de 2007
Há muito tempo...

Saudação ao Ano
Novo de 2007

Hoje é dia de Ano Novo de 2007, este é nosso 1 025º. post e o d´OIS POR TRÊS deseja a todos os ribeirenses, sem excepção, a todos os colaboradores, comentadores, amigos e visitantes um 2007 cheio de prosperidade, de alegria, de amor e de paixão, de construção de coisas boas e de muita felicidade!
Esperamos que todos tenham entrado no novo ano com o pé direito e esquecido, já, as maleitas do ano velho.
Ano Novo / Vida Nova!!!
Que o Senhor Nosso Deus de imensa bondade, nos envolva com o Manto Sagrado, fazendo cair sobre todos saúde, união, fraternidade, paciência, tolerância e esperança. Também simplicidade, paz de espírito, bom humor, gratidão e muitos corações apaixonados!!!
Um grande e FELIZ ANO 2007!!!
Fonte de Santo António há 10 anos
Dois momentos
de há 10 anos !

Ano Novo e Fonte
de Santo António

O d´ÓIS POR TRÊS não podia deixar de aqui vir saudar todos os ribeirenses, naturais ou residentes, dos mais novinhos aos menos jovens, a todos quantos fazem por Óis da Ribeira ser uma terra melhor.
Não está fácil a vida, mas a história ensinou-os que os de Óis nunca viraram a cara à luta e nunca se deixaram perder em decepções, mesmo quando nem tudo corre pelo melhor.
Bom ano, boa saúde, boa disposição para todos!
O blogue, nesse mesmo dia de há precisamente 10 anos, falava da Fonte de Santo António, que se vê na foto desse dia. Assim:
«No dia de ano novo passámos e parámos junto à fonte de Santo António. Passou um trio de senhoras, daquelas que fazem caminhadas, e disseram: «Tás a olhar para os pinheiros? Qualquer dia vão abaixo».
E lembraram que há coisa de dois anos tal aconteceu aos antecessores. Sempre há cada selvajaria por Óis!».
Maria Pires dos Reis
Luto de Maria P. Reis

A morte, aos 100 anos, 
de Maria Pires dos Reis !

Maria Pires dos Reis, a Ti Maria do Aires, faleceu ontem aos 100 anos de vida, e o seu funeral realiza-se hoje, dia 1 de Janeiro de 2017, em Óis da Ribeira.
Viúva de Aires Carvalho e Santos, que foi membro da Tuna e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, era mãe do dr. António Bernardino (o Berna, falecido de doença em 1996 e internacionalmente popularizado como Berna e cantor de fados de Coimbra) e da professora Maria Laudelina Pires dos Santos. Sogra de Manuel Soares dos Reis e Santos e da dra. Maria Eugénia Castro Pires dos Santos.
Irmã de António Marques dos Reis (da Zola).
Ultimamente, estava no Lar de Fermentelos e o funeral está marcado para as 12 horas de hoje, logo depois da missa dominical, da casa mortuária para o cemitério de Óis da Ribeira.
- NOTA: Notícias (re)publicadas conforme os 
respectivos originais de há 5, 10 e 15 anos. 


Sem comentários: