segunda-feira, janeiro 03, 2022

* OPA/UFTOR 2022: A Rua dos Aidos, o paredão do rio, a pateira e outras coisas mais...

A presidente Sara Silva (AFTOR), o tesoureiro Paulo Pires, o presidente Sérgio
Neves e a secretária Ondina Soares (da Junta de Freguesia), o secretário
 Paulo Gomes (AFTOR)
A Rua dos Aidos é para alargar em 2022?
Ou está para asfaltar, há mais de 9 anos?!

A Junta de Freguesia juntista resultante da coligação PSD/MPT por  terras travassÓisenses tem o plano de actividades e orçamento de 2022 aprovados por unanimidade e agora, ao terceiro dia do ano, estamos aqui para lembrar o que para Óis a Ribeira projecta o executivo de Sérgio Neves.
Dispensando as minudências e miudezas que tem a ver com o que poderíamos chamar de obrigações implícitas, vulgares, banais..., de qualquer relatório para encher papel - por exemplo, as limpezas dos espaços públicos, 
O paredão: investimento de 164 002 euros
perdido desde Setembro de 2017. Há mais
de 4 anos!!! Agora, são já 164.002,78 euros
reparação de lavadouros, fontes e valetas - retenhamos-nos em duas ou três propostas mais relevantes:

1 - O ALARGAMENTO 
DA RUA DOS AIDOS: O alargamento deste arruamento é uma redundância e obra que anda há anos em plano de actividades e orçamento, já do tempo de Fernando Pires (antes de 2013).
E obra que não tem ponta por onde se possa alargar, pois alargada já está. Supomos que a douta Junta de Freguesia travassÓisense se referirá ao asfaltamento da metade da rua que (como se pode
O contrato do paredão
 ver na imagem), há também nem sabemos já quantos anos, está por asfaltar. 
Nem sequer tal aconteceu no pacote de asfaltamentos das obras da rede de saneamento, no ano de 2020, que também por lá passaram.

2 - O PAREDÃO DO 
RIO ÁGUEDA: A Junta de Freguesia travassÓisense propõe-se «continuar os esforços para desbloquear o problema entre a Câmara e o empreiteiro».
Mas há algum problema? Qual é?
E é a JF que o vai desbloquear?
Trata-se de uma obra de requalificação do chamado caminho ribeirinho entre Óis da Ribeira e Requeixo (o paredão), que foi  adjudicada já a 8 de Setembro de 2017, por 161 881 euros, ainda na presidência camarária de Gil Nadais, e que ainda não foi concretizada. 
Continua na gaveta, com o projecto certamente bem guardado e fora de vistas boas (não vá o diabo lembrar-se dele...) e, embora seja obra oficialmente adjudicada e com contrato assinado com a Aborridas Terraplanagens, uma empresa de Arouca, continua por fazer.
A valores de hoje, dia 3 de Janeiro de 2022 e quase 52 meses depois da assinatura do contrato de adjudicação, a verdade é que Óis da Ribeira perdeu um investimento de 164.002,78 euros.
Coisa nada pouca. Bota p´rá bateira!
A Junta de Freguesia e a pateira

3 - A PATEIRAFalamos do quê? A Junta de Freguesia diz que quer, em 2022, «sensibilizar a Câmara e a CIRA para o desassoreamento da pateira» e, ainda sobre esta, fazer «reforço de prevenção de descargas».
Vamos ver.
Ainda sobre a pateira, os nossos eleitos aprovaram para 2022 o avanço da recuperação das margens entre a ponte e o ado nascente (não 
O trajecto dos passadiços projectados
pela Camara Municipal de Águeda
sabemos bem a que zona se refere) e frisa que a «fase do projecto já está terminado».
E o que abrange o projecto? Pois nada mais nada menos que, e citamos, «o reforço dos apontamentos de arte para atrair público a este ex-libris natural».
O que não é mal pensado.
E mais:
1 - Passadiço de madeira de ligação entre o parque da pateira de Óis da Ribeira e parque da pateira de Espinhel.
O que, verdade, é uma obra projectada pela Câmara Municipal de Águeda, como todos sabemos, e a circundar toda a lagoa ate Requeixo. Câmara que, ver AQUI, adjudicou, a 24 de Novembro de 2019 e à Trimétrica Engenharia, Lda., de Lisboa, e por 74 900 euros, a elaboração do projecto.
2 - Criação de parque de caravanas.
Há quanto anos nisso se fala? 
3 - Criação de WC´s na zona envolvente do parque.
Ora, há quantos anos se prometem tais wc´s? Será desta feita? Vamos acreditar que sim!
(continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Os D'Óis andam distraídos, o que é novidade, ou já não sabem contar ou fazer contas à vida?

Anónimo disse...

Não podemos acreditar num deus que quer ser louvado o tempo todo

Anónimo disse...

Mentir ou não mentir, eis a questão...

Não ser descoberto na mentira não é o mesmo que dizer a verdade. Os que deviam ser o que parecem não parecerem o que não são.

E as vantagens de ser bobo é não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar no mundo.

É assim o bobo é capaz de ficar sentado, quase sem se mexer por duas horas. Se perguntando por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando."

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a ideia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem.

Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas.

O bobo ganha liberdade e sabedoria para viver.

O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um reconhecimento.