segunda-feira, janeiro 10, 2022

ARCOR analisa substituição do Presidente Zeca Estima Reis!

O vice-presidente António Brinco, o secretário Rui
Fernandes e o presidente Estima Reis (Zeca) no
dia da tomada de posse, a 15 de Maio de 2021
Zeca Estima Reis



A direção da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira está a analisar a  situação estatutariamente decorrente do inesperado falecimento do seu presidente, o dr. José Bernardino Estima Reis, a 29 de Dezembro de 2021. Uma enormíssima e enlutada perda da associação!
Zeca, como era popularmente conhecido, faleceu após delicada doença - que o «levou» a tratamentos em Portugal, na Bélgica e na Alemanha, mas que não o impediram de, determinado e corajoso, ter assumido o desafio de, para um mandato de 4 anos, se candidatar à presidência da direcção da ARCOR, a braços com vários problemas (ver abaixo).
«Estamos, com todo o melindre que a situação exige e com todo o respeito que nos merece a memória do nosso Presidente, estamos a tentar encontrar a melhor solução para a ARCOR», disse António Brinco, o vice-presidente do órgão executivo arcoriano, respondendo a pergunta colocada pelo d´Óis Por Três.
O d´Óis Por Três, entre outras questões, tinha perguntado se ele próprio, enquanto vice-presidente em funções, iria assumir a presidência da direção da ARCOR e, neste caso, que suplente iria assumir o seu actual cargo, ou outro.
«Neste momento, não há ainda uma resposta a essas questões. Logo que haja alguma novidade, divulgaremos», disse António Brinco, na manhã de hoje - dia 10 de Janeiro de 2022.

O dr. Estima Reis (Zeca)

Trabalhar em conjunto, para
fazer uma ARCOR maior !


O dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca) assumiu, corajosamente, a presidência da ARCOR num delicado momento da história associativa.
A tomada de posse foi a 15 de Maio de 2021 e, então, apelou à colaboração dos sócios, das autoridades locais e sociais, das autarquias e do povo óisdaribeirense no sentido de ajudarem a instituição. E afirmou, explicando, que a instituição «precisa de mais sócios, muitos mais sócios, do teatro e das tradições de Óis da Ribeira».
«Nós, sozinhos, na direção, podemos ser muito bons mas nada poderemos fazer, nada faremos sem apoios e colaboração», disse o dr. Estima Reis, numa intervenção pausada e particularmente emocionada e documentada com várias citações e exemplos da actualidade local, nacional e internacional.
Abordou a situação financeira da instituição e, na ocasião, deu conta dos custos do pessoal (mais de 330 000 euros anuais) e das obras que, urgentemente, se tem de fazer no centro social, já anos atrasadas e que vão exigir grandes investimentos.
«Temos de trabalhar em conjunto, com o vosso apoio, o apoio de todos, para fazer a ARCOR maior», disse o dr. Estima Reis, enfatizando que «devemos ter muito orgulho no muito feito pela ARCOR, mas necessariamente temos de recuperar patrocínios e mecenatos», assim como reaver, acrescentou, as perdas nos subsídios «atribuídos pela Segurança Social aos utentes».
ARCOR 1979

ARCOR 2022
Os órgãos sociais
eleitos em 2021 !

Os actuais órgãos sociais da ARCOR foram eleitos a 9 de Maio de 2021, numa assembleia em que participaram e votaram 53 associados, com três votos nulos.
Os então candidatos eleitos foram empossados no seguinte dia 15 e foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Diamantino Alves Correia, presidente (sócio nº. 3); Vital de Oliveira Almeida Santos, 1º. secretário (10); Ricardo Alexandre de Almeida Tavares, 2º. secretário (751). Suplentes, por esta ordem: João Bernardino Dias Figueiro Viegas (8), Rosa Lina Oliveira Almeida (752) e António Gomes da Conceição (531).
- CONSELHO FISCAL: António José dos Reis Tavares, presidente (sócio nº. 58); Maria João Marques Correia, 1º. vogal (747), Aurélio Matos dos Reis, 2º. vogal (15). Suplentes, por esta ordem: António Manuel de Oliveira Monteiro (28), Pedro Filipe de Carvalho (709) e Luís Carlos dos Santos Neves (419).
- DIREÇÃO: José Bernardino Estima Reis, presidente (sócio nº. 27, infelizmente falecido); António Manuel de Sousa Balreira Brinco, vice-presidente (663); Rui Jorge dos Reis Fernandes, secretário (67), Steven dos Reis Tavares Pires, tesoureiro (450) e Maria de Fátima Pires Gomes de Melo, vogal (33). Suplentes, por esta ordem: Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas (69), Paulo Jorge dos Santos Gomes (110), João Nuno Soares dos Reis (746) e Alexandre Resende dos Reis Pires (711).

Sem comentários: