quinta-feira, junho 16, 2022

ARCOR elegeu órgãos sociais: Eva Santos é a primeira mulher presidente da direção!

A sede e o centro socia da ARCOR

Eva Maria Tavares dos Santos, a primeira
e a nova presidente da ARCOR


A assembleia eleitoral intercalar da ARCOR elegeu ontem os novos órgãos sociais, depois da demissão da direção. 
Eva Maria Tavares dos Santos é a nova presidente, eleita para o mandato de 2022/2025. 
E é a primeira mulher a exercer o cargo!
A «crise» do executivo auto-demissionário aconteceu na sequência do falecimento do dr. José Bernardino Estima Reis, o presidente em exercício, vítima de doença e a 29 de Dezembro de 2021 - depois de eleito a 9 e empossado a 15 de Maio do mesmo ano.
A direção manteve-se em exercício, mas nenhum dos seus efectivos quis assumir a presidência: nem o «vice» António Manuel de Sousa Balreira Brinco, nem o secretário Rui Jorge dos Reis  Fernandes, nem o tesoureiro Steven dos Reis Tavares Pires e nem a vogal Maria de Fátima Pires Gomes de Melo. Embora continuem a exercer os mesmos cargos, no executivo ontem eleito - o presidido por Eva Santos.
Muito menos os suplentes assumiram: Paulo Rogério dos Santos Framegas (1º.), Paulo Jorge dos Santos Gomes (2º.), João Nuno dos Reis Soares (3º.), Alexandre Resende dos Reis Pires (4º.) e Sandra Sofia Marques Almeida (5º.). Dois destes, de resto, saíram da lista ontem eleita: João Nuno Soares e Alexandre Pires.
A nova executivo, que felicitamos pela coragem de assumir o desafio da sustentabilidade da ARCOR, tem ingrata e dificílima missão pela frente. Logo, a começar, pela urgentíssima reversão da tendência deficitária dos 6 últimos e consecutivos anos e que somam a «impressionante» soma de 303 248,23 euros. E já nem falando das obras do centro social e do hangar de canoagem. Etc, etc, etc...
Centro social e sede da ARCOR

A presidente Eva
e os seus 4 «adões»!

A assembleia eleitoral teve participação de apenas (!!!...) 28 associados e nem sequer todos os candidatos votaram. 
Upss!!!..., nem neste momento crucial se «apresentaram» os candidatos! E os associados!!! associados.
O costume!
A presidente Eva Santos sucede ao tio, o dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca). Que foi marido da professora Cândida Tavares Ferreira, sua tia materna e que muitos anos viveu em Óis da Ribeira, onde herdou a casa e quintal do padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva, seu tio-avô. Propriedade que vendeu à ARCOR em 2004 e corresponde, actualmente, ao parque de estacionamento e quintal da associação. 
Eva Santos herda, de sua parte e agora, os quatro «adões» que se auto-demitiram do anterior executivo, repetidamente argumentando e  assumindo não terem projecto para a ARCOR.
A direção é assim constituída:
Eva Santos


EVA MARIA 
TAVARES DOS SANTOS
Presidente

Eva Maria Tavares dos Santos é empresária na área seguradora (mediação) e natural de Fermentelos, com escritório profissional em Oiã.
Nascida a 12 de Outubro de 1976, tem 45 anos e foi candidata do CDS/PP de Fermentelos nas eleições autárquicas de 2021, em 8º. lugar da lista e na altura afirmando-se «acreditar na capacidade das pessoas».
- PRÓS: É a primeira mulher a presidir a direção da ARCOR, o que eleva as expectativas de crédito sobre o mandato. Tem experiência como dirigente da Associação Fermentelense de Assistência (AFA) e ligações próximas da gestão distrital da solidariedade social. Ver AQUI, quando a apresentámos, e AQUI, já agora.
Também a ligação familiar a Óis da Ribeira, trineta, pelo lado materno, de Maria José dos Santos Silva, líder do Partido Progressista desta vila em finais do século XIX e sobrinha-bisneta do padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva. Sobrinha das professoras Maria José (Zézinha) e Cândida Tavares Ferreira (viúva do dr. José Bernardino Estima Reis), irmãs da mãe. 
- CONTRA: Não residir em Óis da Ribeira, o menor conhecimento que terá da verdadeira realidade arcoriana e o enormíssimo desafio que terá pela frente. 
Um enormíssimo desafio para ganhar, evidentemente. Que não pode perder. Nunca! Mas estas «coisas», estes desafios são mesmo para vencer. E para gente de coragem! E de muita força, muito trabalho útil, determinação viva e resiliência quanto baste. E pertinácia, paciência e competência. E apoios da massa associativa e comunidade. 
António Brinco

ANTÓNIO MANUEL DE
SOUSA BALREIRA BRINCO
Vice-presidente

Natural de Águeda e sócio no 663, de 53 anos, é empresário industrial, canoísta bi-olímpico (em Seul e Barcelona), ex-atleta do Ginásio, Recreio e Cube de Canoagem de Águeda (CCA); vice-presidente da anterior direção (não  quis ser presidente...) ⁸e coordenador e atleta veterano da ARCOR Canoagem.
- PRÓS: Coordenador da ARCOR Canoagem desde 1 de Junho de 2007 e dela também treinador e atleta. Experiência como dirigente e atleta do Recreio, do Ginásio (GICA) e do Clube de Canoagem de Águeda (CCA). Atleta bi-olímpico (Seul e Barcelona) e antigo dirigente da Associação de Canoagem de Aveiro (extinta) e da Federação Portuguesa de Canoagem.
- CONTRAS: Não reside em Óis da Ribeira e tem actividade profissional intensa. Foi atleta, dirigente e treinador de 3 clubes concorrentes da ARCOR Canoagem: Ginásio, Recreio e fundador e o último presidente da direção do extinto Clube de Canoagem de Águeda. Pouca experiência em dirigismo social, mas agora, com um ano de "formação" acelerada.
Rui Fernandes
Secretário

RUI JORGE DOS
REIS FERNANDES
Secretário

Sócio nº. 52 e de 53 anos, é natural de Óis da Ribeira e transita, neste cargo, das duas anteriores direções - as de 5 défices consecutivos.0
 Trabalha ao setor da construção civil.
PRÓS: Tem mais histórico na ARCOR, pois foi 2º. secretário da assembleia geral em 1991/1992 e em  1993/1994, suplente da direção em 2003/2005. Ensaiador e encenador de teatro do GTA da ARCOR, em 2011/2012.
Foi tesoureiro da Junta de Freguesa de 1994 a 2013 e suplente da direção da Tuna no mandato de 2017/2019.
- CONTRAS: É o único «sobrevivente» da anterior direção de Mário Marques, a de 4 défices, a que soma o 5º. (202190) de 6. Foi co-fundador do Grupo de Amigos da Óis da Ribeira (GAOR), grupo de teatro que, em 2004, «concorreu» com o GTA da ARCOR. Foi o director técnico do último Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, em 2012, há 10 anos.
Steven Pires
Tesoureiro

STEVEN DOS REIS 
TAVARES PIRES
Tesoureiro

Sócio nº. 450, de 41 anos, licenciado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo e empresário comercial da Funerária Pateira, Armazéns Império e Escondidinho da Núria. Nasceu no Canadá (filho de casal de emigrantes óisdaribeirenses) mas desde criança morador em Óis da Ribeira.
- PRÓS: Experiência de gestão comercial nas empresas familiares, dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda, e representante de Portugal em intercâmbios culturais e académicos internacionais na Itália (2001) e Eslováquia (2002).
- CONTRAS: Debutante como dirigente na área social, no mandato anterior da ARCOR - o que até lhe pode(rá) ter dado capital e crédito de vantagem, por ausência de «vícios» de gestão social. Não quis ser recandidato nesta eleição intercalar, argentando não ter condições  pessoais, mas acabou por se manter. Foi candidato mas a sua lista acabou por ser derrotada nas últimas eleições da Tuna / Associação Filarmó mandato a decorrer (o de 2020/2022).
M. Fátima Melo
Vogal

MARIA DE FÁTIMA
PIRES GOMES DE MELO

Vogal

Natural de Óis da Ribeira e de 64 anos, é a dirigente mais arcoriana
 e com mais tempo de associada deste elenco directivo com, mais vida associativa. É a sócia nº. 33.
Aposentada, de 64 anos, trabalhou profissionalmente na área administrativa e é natural e residente em Óis da Ribeira.
- PRÓS: Experiência como secretária da Fábrica da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira (a Comissão Fabriqueira) e colaboradora da Tuna / Associação Filarmónica no mandato da  presidência do marido. Disponibilidade temporal, devido à aposentação. Experiência profissional na área administrativa.
- CONTRA: É debutante com   dirigente associativa da área social, mas já capitaliza a experiência que, na ARCOR, decorre desde 15 de Maio de 2021.
- SUPLENTES: 1º.-Maria de Fátima Figueiredo Reis (antiga vogal do conselhos fiscais e actual eleita da Assembleia de Freguesia): 2ª.- Paulo Jorge dos Santos Gomes, que continua e é atleta da canoagem; 3º.-Paulo Rogério dos Santos Framegas, antigo dirigente, que continua; 4º.-João José dos Reis Soares, antigo dirigente; 5º.-Sandra Sofia Marques Almeida, que continua e é atleta de canoagem. 
Saíram João Nuno dos Reis Soares e Alexandre Resende dos Reis Pires.
Diamantino A,
 Correia


Assembleia Geral
DIAMANTINO ALVES CORREIA
Presidente

A assembleia eleitoral intercalar de ontem teve participação de apenas 28 associados e foi presidida por Diamantino Alves Correia, empresário agrícola. Que vai continuar.
É assim formada: Diamantino Alves Correia (presidente), Dinis da Conceição Alves (1º. secretário); António Gomes da Conceição (2º.) e os suplentes João Bernardino Dias Figueiro Viegas (1º.),  Joana Morais Ferreira da Rocha e Victor Manuel de Almeida Melo.
Saíram os secretários Vital de Oliveira Almeida e Santos (1º.) e Ricardo Alexandre de Almeida Tavares (2º.) e a suplente Rosa Lina de Oliveira Almeida.
António José
Tavares


Conselho Fiscal
ANTÓNIO JOSÉ 
DOS REIS TAVARES

O conselho fiscal da ARCOR vai continuar liderado por António José dos Reis Tavares, empresário industrial, e é integralmente formado por associados que transitam do mesmo anterior órgão social.
É assim constituído:
- Presidente: António José dos Reis Tavares; vogais: Maria João Marques Correia (1º.) e Aurélio Matos dos Reis (2º.). Suplentes: António Manuel de Oliveira Monteiro, Pedro Filipe de Carvalho e Luís Carlos dos Santos Neves.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uiiii que isto vai ser duro e um grande desafio mas é para Óis da Ribeira

Anónimo disse...

A diretora que se ponha a pau. E mais não digo, os meus respeitosos cumprimentos