sábado, junho 11, 2022

* Os dias 11/06 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Mulher de ÓdR em liderança política no Século XIX ! Lixo informático na Junta de Freguesia! O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR! Bio-diversidadade e observação de aves da pateira !

Padre José Bernardino

ÓdR há 15 anos!


Mulher de ÓdR em
liderança política 
no Século XIX !

A «Pergunta d´Óis» nº. 81, a de 11 de Junho de 2007, há 17 anos, respondia à anterior e formulava nova questão da vida óidaribeirense.
Assim:
«A líder política ribeirense de finais do século XIX era Maria José dos Santos Silva, que foi mãe do Padre e depois Monsenhor José Bernardino dos Santos Silva (foto). Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o jogador/treinador da equipa de futsal de Óis da Ribeira que está a disputar o Torneio Inter-Freguesias? É fácil, diremos amanhã».»
- NOTA: Não deixa de ser curioso que a próxima futura presidente da direção da ARCOR seja, se enganados não estamos, sobrinha-trineta de Maria José dos Santos Silva. A vida e a história tem destas curiosas coincidências.

Lixo informático na
Junta de Freguesia!

A «Tertúlia Literária» nº. 212 falava de lixo informático de há 15 anos.
Foi assim:
- «A Junta de Freguesia recebe o material informático avariado, computadores velhos, telemóveis, CD e DVD´s usados, pilhas, etc... Já sabias?...», perguntou o Três.
- «Olha... Aí está uma coisa bem útil...», resmungou o d´Ois.».
- NOTA:  Lixo sempre houve; informático já havia há 15 anos; este e outros lixos «existem» na actualidade. A Junta de Freguesia de agora é outra mas esta já no manifesto de 2019 prometia a «adaptação de um terreno da autarquia, com contentores próprios para a recepção de entulhos e monos, de forma a evitar lixeiras pela União de Freguesias». Vê-se!..
Um dos GTA´s da ARCOR
O GTA há 10 anos

O Grupo de Teatro
Amador (GTA)  da ARCOR !


O d´Óis Por Três, há 10 anos, lembrava o Grupo de Teatro Amador (GTA) da ACROR de 8 anos antes.
Assim:
«O GTA da ARCOR encerrou a época artística de 2004 a 12 de Junho de 2004, completam-se hoje 8 anos. A referência está no antigo site do padre Júlio, que é, muito provavelmente, o maior espólio informativo de Óis da Ribeira dos últimos anos. Cliquei, naveguei e deu-se a coincidência de encontrar esta notícia e dezenas e dezenas delas.
Entretanto, se repararmos na foto podemos dar conta das pessoas que já não fazem parte do GTA da ARCOR. Na fila de trás, já não são Fátima Reis, Ana Almeida, Paulo Rogério, Pedro Soares, Porfírio Pires e Hernâni Pires. Da frente, saíram Clara Santos e José Manuel Gomes. E o ensaiador Arlindo Reis, que está ao centro. Isto é, de 15 elementos, 9 deram o fora. Registe-se a persistência dos outros 6: Carlos Pereira, António Prazeres, Paulo Gomes, Lurdes Fernandes, Eliana Alves e Isaltina Pires. Ver AQUI».
- NOTA: O GTA da ARCOR «fechou» os panos dos palcos há 10 anos - quando actuou pela última vez, levando Molière ao palco. O link indicado já não está activo.
Observação de aves na pateira.
Em baixo, capa do guia


ÓdR há
5 anos !
Bio-diversidadade 
e observação  de aves 
da pateira !

O d´Óis Por Três, há 5 anos, falava de bio-diversidadade e observação  de Aves da pateira.
Assim:
«A apresentação do «Protocolo para a Valorização e Promoção da Bio-Diversidade da Pateira de Fermentelos» está marcada para amanhã, às 17,30 horas, junto ao Monumento do Emigrante.
A sessão é pública e inclui outra apresentação: a do «Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos».
A 4 de Julho de 2010, recordemos, o Núcleo Regional de Aveiro da QUERCUS e a Câmara Municipal de Águeda organizaram um percurso pedestre para observação da avifauna nas margens da pateira, que é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica.
O percurso de foi 6,5 kms., partindo do Parque de Óis da Ribeira e numa área classificada, ao abrigo da Directiva Aves como Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, destacando-se pela grande diversidade de espécies de aves selvagens e pelo seu interesse conservacionista.
Observadas foram, por exemplo, a águia-sapeira, a garça-vermelha, o milhafre-preto, o pato-real, a cegonha-branca, o rouxinol-pequeno-dos-caniços, o guarda-rios, a alvéola-amarela e a fuinha-dos-juncos, entre muitas outras.
A iniciativa de amanhã é dinamizada pela Câmara Municipal de Águeda e pelo Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (PNUMA) e o protocolo envolve instituições como a QUERCUS, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a BRISA - Auto-Estradas de Portugal.».
- NOTA: Tudo gente muito bem intencionada. Tudo instituições públicas muito atentas.

Sem comentários: