quarta-feira, junho 08, 2022

* Os dias 08/06 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Ensino primário d´ÓdR em perigo! A Tuna e o Centro Republicano d´Óis! O calor, a piscina e o fluviário da pateira! Informar para o dia de ontem! Tuna não vai participar nas Marcas de 2017!


ÓdR há 15 anos!


Ensino primário
d´ÓdR em perigo
!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, falava do ensino primário, que estava em perigo. Que se confirmou com o encerramento da escola de Óis da Ribeira e de Espinhel.
Assim:
«As Juntas de Freguesia de Espinhel e Óis da Ribeira estão contra a Carta Educativa anunciada pela Câmara Municipal de Águeda e reinvindicam «a construção de um centro educativo comum».
«Sentimo-nos lesados com os absurdos e duvidosos critérios utilizados na elaboração da Carta Educativa do Concelho de Águeda», diz Manuel Campos, presidente da Junta de Freguesia de Espinhel.
«Os critérios deverão se iguais para todos», diz Fernando Tavares Pires, presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, entidade que disponibiliza um terreno para a construção do Centro Educativo, localizado no limite com Espinhel.».
- NOTA: A notícia foi retirada de um link entretanto desactivado, supomos que de um jornal de Águeda. O d´Óis Por Três, na altura, comentava «que as mãos não doam aos ribeirenses e espinhelenses».
Jacinto Matos

A Tuna e o Centro
Republicano d´Óis!


A «Pergunta d´Óis» nº- 28, a de 8 de Junho de 2007, falava de Tuna Musical e do Centro Republicano de Óis da Ribeira.
Assim:
«O primeiro maestro e um dos fundadores da Tuna de óis da Ribeira foi Jacinto de Matos (foto), avô do actual maestro (Carlos dos Reis Matos) e bisavô do actual presidente (Hostilino Cardoso de Matos). Resposta à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: onde funcionava o Centro Republicano de Óis da Ribeira. Diremos amanhã.».
- NOTA: O actual presidente da direção é António Manuel Reis, neto de Edmundo Reis e sobrinho de Armando Tavares dos Reis, que também forma instrumentistas da Tuna.

O calor, a piscina e
o fluviário da pateira !

A «Tertúlia Literária» nº. 210, a de 8 de Junho de 2007, gracejava sobre o calor do tempo e mergulhos nas águas da pateira.
Assim:
- «Onde vais é que vais passar este fim de semana de tanto calor?», perguntou o Três.
- «Vou mergulhar na pateira para observar o fluviário debaixo de água e tomar um banho na piscina pública...», respondeu o d´Ois».
- NOTA: O fluviário tinha sido prometido por Gil Nadais quando, em 2005, foi candidato e ganhar da presidência da Câmara. Ainda hoje não há fluviário algum. A piscina tinha sido pelo presidente Castro Azevedo na campanha eleitoral de 1997. Cadé?!
O site da ARCORde há 10 anos!
ÓdR há 10 anos!

Informar para
o dia de ontem !

O d´Óis Por Três da sexta-feira de 8 de Junho de 2012, analisou o movimento bloguista da vila de Óis da Ribeira.
Assim:
«Estivemos a ver a bola e o movimento internético de Óis. 
Primeira conclusão: é o blog «Óis da Ribeira» que se mantém actualizado. O «Contra d´Óis» anda meio mortiço, vá lá saber-se porquê. O blogue do GTA da ARCOR morreu e o mesmo aconteceu ao da canoagem.
Então, vamos lá ver o sítio oficial da mesma ARCOR. E o que é que vimos? Vimos, informação para um acontecimento de véspera. Assim, tal e qual como se vê na imagem: às 7,34 horas da manhã de 2 de Junho de 2012 anuncia-se um acontecimentos para as 10 horas da véspera. Assim não dá. Quer dizer, não vale a pena, mais vale fechar o sítio oficial.
E depois, vem-se às 7,30 da manhã anunciar alguma coisa para as 9 horas? A essa hora, e a um sábado, a malta está é a dormir. A informação, assim, é tempo perdido.
Isto pode parecer embirração, mas não é: é desilusão!».
- NOTA: A esse tempo de há 10 anos publicavam-se para aí uma meia dúzia de blogues e sites em Óis da Ribeira. Ou mais. Resiste o d´Óis Por Três e evoluíram, e muito, as páginas de facebook. O site «Notícias, Curiosidades e Histórias, de Luís Neves, pode ser visto AQUI
ÓdR há
5 anos!

Tuna não vai participar
nas Marchas de 2017!


Há 5 anos, a Marcha da Tuna decidiu não participar nas Marchas Populares de Óis da Ribeira e o d´Óis Por Três falou do assunto.
Assim:
«O d´Óis Por Três foi chamado à atenção para um erro na informação de ontem, sobre as marchas populares de 2017: a Tuna, que agora chamam Associação Filarmónica, não vai participar. O erro foi involuntário, é verdade, mas errámos.
A Tuna, numa nota publicada na página de facebook «Marcha da Tuna», já a 2 de Junho, a última sexta-feira, informa que «em sequência dos contactos que temos recebido nos últimos dias, somos a informar que por vários e diversos motivos, a Marcha da Tuna não irá sair neste ano de 2017».
Promete a Tuna Musical, que agora chamam Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, «voltar em 2018, cheios de força...». Oxalá!
Ora bem, quer dizer, ora mal:
1 - A Tuna, que se ufana de, em 2002, criar as marchas populares, agora não se organiza para nelas participar.
2 - A Tuna que diz tê-las criado, a Tuna as «mata» (exclui a sua), ao fim de 15 edições! É lastimável!
3 - Não explicando quais são os invocados «vários e diversos motivos» para não se organizar este ano, permite todo o tipo de especulações.
4 - A direção que tão lesta foi a mudar o nome da associação, «matando», de uma repreensível penada e enorme descontração intelectual, a histórica denominação de Tuna, afinal não foi tão competente para organizar a (sua) marcha de 2017.
Lamentável! Mudar o nome, foi fácil; trabalhar faz calos!
5 - Para a história, a história real, fica uma lição histórica: a Tuna organizou 15 anos de marchas; a Associação Filarmónica «matou-as» no seu primeiro ano de exercício!
6 - Já agora: a Tuna sempre teve direções; a Associação Filarmónica, não consegue alinhavar a primeira. Desde Dezembro de 2016, há meio ano.
Onde est(ar)á o defeito?».
- NOTA: A Tuna / AFOR desse tempo era presidida por António Azevedo Melo, pouco depois (a 23 de Junho) substituído por António Manuel Reis, que era o secretario e ainda é o (actual) presidente.



Sem comentários: