domingo, junho 19, 2022

* Os dias 19/06 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Noite instrumental e hip-hop na ARCOR! Noite instrumental e hip-hop na ARCOR! A cultura é para... cultivar! Presidente da ACOAG e eleito da AFOR! A casa do Bito e do Manuel Joaquim! Os «vira-partidos» d´Óis da Ribeira - 6!


A The Swamp Orchestra de Fermentelos
ÓdR há 15 anos

Noite instrumental
e hip-hop na ARCOR!

O d´Óis Por Três, há 15 anos e no dia 19 de Junho de 2007, citava o site «Óis da Ribeira», de Luís Neves, que reportava a «1ª. Semana Cultural da ARCOR»!
Assim:
«Começou ontem (16 de Maio) a I Semana Cultural da ARCOR, com uma tarde de hip-hop e uma noite instrumental.
Em época de início das festas e romarias populares que acontecem em terras lusitanas, os ribeirenses podem apenas contar com as associações locais, pois festas já por cá não se fazem... infelizmente... No entanto, se as associações não fazem nada, são criticadas, e se fazem algo, como por exemplo o fim de semana cultural organizado no início deste mês pela Tuna de Óis da Ribeira e agora a semana cultural da ARCOR, a população ribeirinha opta por não se deslocar aos eventos, desmoralizando quem organiza.
Foi o que aconteceu ontem no primeiro dia da Semana Cultural da ARCOR, em que a tarde de hip-hop poucas cadeias ocupou, e as actuações realizadas pela Orquestra Juvenil da Tuna e pela The Swamp Orchestra, de Fermentelos, só tiveram um público bastante considerável devido aos fermentelenses que vieram assistir ao concerto dos seus conterrâneos. Poucas eram as cadeiras livres, mas é pena olhar a plateia e reparar que são sempre "os mesmos" ribeirenses que, felizmente, ainda participam e dão algum apoio àqueles que se esforçam por ainda se fazer algo em Óis! 
Parabéns à ARCOR pela iniciativa!».».
- NOTA: Parabéns merecidos que Luís Neves proclamou e que o d´Óis Por Três por baixo assinou e ainda assina!

A cultura é
para... cultivar !


A «Tertúlia Literária» nº. 220, a de 19 de Junho de 2020, falava de cultura e da semana que estava a decorrer na ARCOR.
Assim:
- «Então parece que essa coisa das semanas culturais não está a correr bem, têm pouca gente....», comentou o Três.
- «É, é assim..., já sabes como é!!!.... Em Óis a malta é mais dada à cultura da batata e da má língua!...», gracejou o d´Ois.».
- NOTA: Em termos culturais, a ARCOR tem sido o que tem sido. Esperemos que a nova direção, que inclui o último ensaiador e encenador de teatro (em 2012), para ela olhe como deve olhar. Oxalá! Afinal a cultura é para... cultivar.
José Pires

Presidente da ACOAG
e eleito da AFOR !


A «Pergunta d´Óis» nº. 89 publicou-se a 19 de Junho de 2007 e foi assim:
«- O ribeirense que preside à Associação Comercial de Águeda (ACOAG) é José António Pires, do Indispensável). Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Em que ano deixou Óis da Ribeira de ser sede de concelho? Amanhã, diremos.».
- NOTA: José António dos Santos Pires foi eleito da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, pelo PSD e no mandato de 2005/2009. Está actualmente emigrado na Guiné-Bissau e é pai de Alexandre Resende Pires, o agora eleito do PS na Assembleia de Freguesia da UFTOR.
A casa desabitada
ÓdR há 10 anos!


O d´Óis Por Três de há 10 anos falava de mais uma casa desabitada, esta na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Assim:
«A casa do Bito e do Manuel Joaquim, irmãos e já falecidos. O d´Óis Por Três lembra-se bem de os ver ali parados nesta entrada, onde havia uma cancela e de, a ir para a escola, passar sempre do outro lado da rua, quando eles lá estavam. Não era por medo, mas o cabelo grande de ambos metia-nos algum respeito, sendo curioso notar que não nos lembramos de alguma vez os vermos juntos.
Há anos, o Bito (que era o mais velho e de cabeleira maior) morreu por causa de um acidente. Anos mais tarde, morreu o irmão, que lá ficou a morar sozinho. Só soubemos da morte dele muito tempo depois e tivemos pena, pois aprendemos a gostar dele, passada a criancice e porque, na adolescência, o conhecemos melhor, quando ele andava aos dias fora.
A casa será de uma irmã, única herdeira delas, que vive na Borralha e o d´Óis Por Três não conhece. Aparentemente, já nem tem sequer electricidade. É mais uma das casas abandonadas de Óis.».
- NOTA: A casa já está ocupada, há alguns anos, por um casal que veio da Borralha, ela filha de Olga, a referida irmã de Bito e Manuel Joaquim.

Óis da Ribeira: a sede da Junta de Freguesia foi inaugurada em 2009. 
Agora, é a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
ÓdR há
5 anos!


Os «vira-partidos»
d´Óis da Ribeira - 6

O d´Óis Por Três, há 5 anos, publicou o nº. 6 da série «Os «vira-partidos» de Óis da Ribeira».
Assim:
«As eleições autárquicas de 1993, em Óis da Ribeira, foram marcadas pela não apresentação de lista do PS - o que acontecia pela primeira vez.
O PSD voltou a apresentar Tavares Fernando Pires e venceu, com 345 votos. Também concorreu o CDS, 
Diamantino Correia
José Melo
de Oliveira
desta vez com Manuel Joaquim de Oliveira Dias de Carvalho (110).
1 - Diamantino Alves Correia foi candidato do PSD na lista de Fernando Pires (3º. lugar e eleito tesoureiro da Junta) em 1993. Já tinha sido candidato em 1985 (3º. lugar) e em 1989 (4º. lugar e eleito presidente da Assembleia de Freguesia). 
Em 2015, assumiu a liderança da Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR), perdendo (123 votos) para o PSD de Fernando Pires (334). Em 2009, foi o quarto da lista do PS de Carla Tavares; em 2013, foi o quinto candidato da lista do PS de Mário Martins, na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
2 - Álvaro Manuel Estima Soares foi candidato do PSD, em 9º. lugar, oriundo do CDS - que que, em 1989, fora 6º. da lista de Eugénio dos Reis Pinheiro. Voltou a ser candidato do PSD em 1997 (em 9º.) e em
Álvaro Soares
2001 (11º. lugar).
3 - José Melo de Oliveira foi o 10º. candidato do PSD, depois de ter sido 6º. em 1989 e eleito 2º. secretário da Assembleia de Freguesia presidida por Diamantino Alves Correia. Em 2013, foi o 52º. da lista do PS de Mário Martins, já nas eleições da União de Freguesias.
4 - Eugénio dos Reis Pinheiro foi o 3º. candidato da lista do CDS de Manuel Joaquim Carvalho, depois de ter sido o primeiro em 1989. mais tarde, foi 9º. na de Albertino Gomes Soares (em 1997). Em 2005, passou para a Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR) e foi o terceiro da lisa de Diamantino Correia. Em 2009, foi 14º. da lista do PS de Carla Tavares, e, em 2013, o 36º. da lista socialista de Mário Martins, na União de Freguesias.
5 - António Carvalho (Carteiro) foi 5º. da lista do CDS de Manuel Joaquim Carvalho. Em 1982, tinha sido o 8º. da lista do PS de Isauro Santos.
6 - João Paulo Martins Pires foi 8º. candidato do CDS. Em 1985, tinha sido o 2º. da lista da APU/CDU liderada por Vital Santos.
Eugénio Pinheiro
4 - Eugénio dos Reis Pinheiro foi o 3º. candidato da lista do CDS de Manuel Joaquim Carvalho, depois de ter sido o primeiro em 1989. mais tarde, foi 9º. na de Albertino Gomes Soares (em, 1997). Em 2005, passou para a Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR) e foi o terceiro da lisa de Diamantino Correia. Em 2009, foi 14º. da lista do PS de Carla Tavares, e, em 2013, o 36º. da lista socialista de Mário Martins, na União de Freguesias.
5 - António Carvalho (Carteiro) foi 5º. da lista do CDS de Manuel Joaquim Carvalho, em 1993. Em 1982, tinha sido o 8º. da lista do PS de Isauro Santos.
6 - João Paulo Martins Pires foi 8º. candidato do CDS. Em 1985, tinha 
sido o 2º. da lista da APU/CDU liderada por Vital Santos.
Paulo Rogério
7 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas foi 9º. da lista do CDS. Tinha sido 7º. do mesmo partido em 1989, na lista de Eugénio Pinheiro. Em 2001, foi 10º. da lista do PS de Aníbal Marques Saraiva e em 2005 o 6º. da lista da LIOR.
8 - António Salvador Soares de Almeida Reis foi o 10º. da lista do CDS. Em 1989 e pelo mesmo partido, foi o segundo, na lista de Eugénio Pinheiro. Em 2005, apresentou-se como 9º. candidato da lista do PS de Aníbal Saraiva.
9 - José Soares Lamas foi o 4º. da lista do CDS de Manuel Joaquim Carvalho, em 1993. Repetiu a candidatura em 1997, na lista de Albertino Gomes Soares (I7º.). Em 2001, passou para o PS e foi o 5º. da lista de Aníbal Marques Saraiva.
- NOTA: Este registo do histórico eleitoral de Óis da Ribeira pode ter algum erro e/ou omissão. Do eventual facto, o d´Óis Por Três pede desculpa. Corrigiremos o que eventualmente não esteja rigoroso.

Sem comentários: