quarta-feira, junho 29, 2022

* Os dias 29/06, há 15, há 10 e há 5 anos: A Festa da Comunidade Paroquial de Santo Adrião! Festa paroquial de Santo Adrião! Hoquistas e futebolistas! A casa que foi de Crisanta Almeida! A Tuna Musical / Associação Filarmónica!

O Dia da Comunidade há 16 anos!
ÓdR há 15 anos!


Festa da Comunidade
Paroquial de Santo Adrião!


O d´Óis Por Três, há 15 anos e do dia 29 de Junho de 2007, reportava a (próxima fuura) festa da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Festa da Comunidade Paroquial de Óis da Ribeira está marcada para o próximo domingo, dia 1 de Julho. Começa com a missa campal (10 horas) e vai continuar pelo dia fora, até à noite. Com o almoço partilhado e actuações dos grupos catequéticos paroquiais. Na margem da pateira. A foto do site do Padre Júlio é da festa de 2006.».
- NOTA: A pandemia, infelizmente, impediu a tradicional festa da comunidade católica nos anos de 2020, de 2021 e de 2022.


Festa paroquial
de Santo Adrião!


A «Tertúlia Literária» nº. 230, a de 29 de Junho de 2015, gracejava sobre a festa da comunidade paroquial óisdaribeirense.
Assim:
«- «Vais domingo à festa da comunidade de penitentes e comungantes da nossa terra?», perguntou o Três.
- «Claro!!!... Já que bato a mão no peito nas missas de todos os domingos porque é que não hei-de ir bater os talheres nos pratos do repasto ao menos uma vez por ano?», disse o d´Ois.».
- NOTA: O Dia da Comunidade Paroquial é (era) dos raros grandes dias do colectivo da vila de Óis da Ribeira.

Hoquistas e
futebolistas !

A «Pergunta d´Óis» nº. 99, há 15 anos, era muito desportiva. Falava de hoquistas e de futebolistas.
Assim:
«- Os hoquistas de Óis da Ribeira foram atletas da Associação Desportiva de Travassô, em finais dos anos 90 do século XX. Eram os irmãos Pedro e Jorge Marques, filhos de Daniel e Maria Ascensão; e Filipe Araújo e irmão, filhos de Joaquim Araújo e Albertina Framegas.
- Pergunta de hoje: Quem foi o futebolista ribeirense que foi titular da equipa de juniores do Beira Mar? Amanhã diremos.».
- NOTA: A prática desportiva óisdaribeirense está actualmente  concentrada na canoagem da ARCOR, com os bons resultados que se conhecem e aplaudem. «Perdeu-se» o futsal, o andebol, o ténis, o xadrez e, por exemplo, a pesca desportiva - modalidades que já foram praticadas na associação.
A casa que foi de Crisanta Almeida
ÓdR há 10 anos!

A casa que foi de
Crisanta Almeida!


O d´Óis Por Três de há 15 anos continuava a falar da casas desabitadas de Óis da Ribeira.
Assim:
«Esta casa fica na rua que passa pelos Lâmaros (não sei o nome dela) e vai dar à padaria. A casa é do casal Horácio e Prazeres, que mora ao lado da padaria e ficámos a saber (porque perguntei) que foi herdada de uma tia que se chamaria Crisanta e não conhecemos, mas sabendo que era irmã do sr. José Padeiro. Está desabitada e foi assim que sempre a conhecemos, em adobes. Mesmo em frente, vendo-se a esquina aqui à esquerda, fica outra casa desabitada, da sra. Maria da Luz, esta sim ainda viva mas a viver num lar, segundo nos disseram, depois de ter estado no centro de dia ARCOR».
- NOTA: A casa continua a ser do casal e a rua é a Rua das Arroteias, embora mal atribuído, pois a das Arroteias é a que vai dos Bacelinhos à dos Serrados, passando pelas Vales.
Órgãos sociais da Tuna: Rui Cardoso, Rui Fernandes, Carlos Vidal, João Pedro Bastos, João Baptista, Nuno Almeida (de azul), Victor Fernandes, Fernanda Viegas e Aurélio Reis (de azul). À frente, Gabriela Reis, Carla Tavares (presidente da assembleia geral), António Reis (presidente da direção), Mariana Pinheiro, Isabel Morgado e José Maria Gomes (presidente do conselho fiscal)
ÓdR há
5 anos!

A Tuna Musical /
Associação Filarmónica!

Há 5 anos, o d´Óis Por Três assinalava a tomada de posse dos novos dirigentes da Tuna Musical, já então denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Assim: 
«A fotografia oficial dos novos órgãos sociais da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira já é conhecida, notando-se claramente a juventude que os constituem. O que é muito bom sinal.
Outra curiosidade tem a ver com a participação de mulheres: nada mais nada menos que cinco! O que é outro muito bom sinal.
As eleições realizaram-se a 23 de Junho de 2017 (como aqui já oportunamente noticiámos), com participação de 32 associados - 23 dos quais votaram a favor de lista única, com quatro em branco e cinco nulos. O mandato é de 3 anos: 2017, 2018 e 2019.
Objectivo próximo é a realização da Festa do Peixe, já tradicional nos planos de actividades da Tuna e a decorrer em fim de semana de Julho próximo.».
- NOTA: A direção de António Manuel de Almeida Reis foi reconduzida em 2021, na altura vencendo as eleições a que também concorreu José Maria de Almeida Gomes, que era o presidente do conselho fiscal.

Sem comentários: