segunda-feira, junho 06, 2022

* Os dias 6/06 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: A vitória do futsal de ÓdR/ARCOR! Rua Manuel Tavares, a antiga Rua do Cabo! Palavras e silêncios! Tiago e Fábio no estágio da seleção nacional de canoagem! Candidatura da Ponte aos Fundos de Coesão da União Europeia!

Brasão da vila de
Óis da Ribeira!
ÓdR há 15 anos
Ó
 
A vitória do futsal
de ÓdR/ARCOR !

O d´Óis Por Três, na quarta-feira de 6 de Junho de 2007, já lá vão 15 anos, falava do futsal óisdaribeirense, então envolvido no Torneio Inter-Freguesias de Águeda.
Assim:
«A equipa de Óis da Ribeira, já aqui dissemos, venceu (4-2) a de Agadão, na primeira jornada do Torneio Inter-Freguesias de Futsal 2007.
Hoje podemos dizer que a equipa alinhou (e marcou) com Carlos Samuel, Marco Lemos, Bruno Carvalho, Afonso Almeida, Luís Ferreira (2), Milton Rino, Júlio Viegas, Carlos Ferreira, Rui Santos (2), Otelo Melo e Fábio Nunes.
Ao intervalo: 1-1.
Controlo do jogo, por parte de Óis da Ribeira, mas Agadão, ao 3-2, poderia ter empatado.
- NOTA: O post de há 15 anos indicava um link que entretanto foi desactivado: o do primeiro site oficial da ARCOR. Já agora: o que é que esta malta toda, então disponível para servir Óis da Ribeira e a ARCOR? 
Manuel Tavares

Rua Manuel Tavares,
a antiga Rua do Cabo!

A «Pergunta d´Óis» nº. 76, a de 6 de Junho de 2007, respondia à da véspera e formulava uma nova questão.
Assim:
«- A antiga Rua do Cabo chama-se Manuel Maria Tavares da Silva homenageando este cidadão ribeirense benemérito da freguesia, nas obras de restauro da capela de Santo António, nos anos 40, e da igreja, no final dos anos 50 do século XX.
- Pergunta de hoje: Em que ano foi fundada a Tuna? - Diremos amanhã.».
- NOTA: O benemérito Manuel Maria Tavares da Silva foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 2 de Janeiro de 1960, a 4 de Abril de 1962, cessando por doença. Nasceu a 9 de Dezembro de 1880 e era filho de João Tavares da Silva, artista, e de Maria Angélica dos Santos. Esteve emigrado no Brasil (nos anos 20) e em Angola, então província ultramarina de Portugal, em África, onde foi mestre de obras da Câmara Municipal de Luanda. Casou, na Igreja de Óis da Ribeira, com Laura Ferreira Sucena, agricultora local de 24 anos e filha de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira.
O casal teve os filhos Ana e Mariana (gémeas e esta falecida em bebé)m Maria Augusta, Alfredo e Joaquim Tavares da Silva, todos já falecidos. Era avô de Paulo e Maria Laura Resende (filhos de Ana e José Resende), Oriana e irmãs (de Joaquim) e Álvaro e irmãs (de Maria Augusta). Faleceu a 5 de Abril de 1964.

Palavras e silêncios!

A «Tertúlia Literária» nº. 208, há 15 anos, ironizava sobre formigas, palavras e silêncios da comunidade óisdaribeirense.
Assim:
«- «Hoje estás muito formiguinha nas palavras, muito poupado, pá... Não dizes nada, o que é se passa?», perguntou o d´Óis.
- «Então, o que é que tu queres? Estou a poupar as perguntas para outra altura qualquer...», disse o Três.
- NOTA: Há silêncios, em boa, boa verdade..., que valem por um milhão de palavras. Ou mais.
Fábio Lopes e Tiago Tavares há 10 anos
ARCOR há 10 anos!

Tiago e Fábio no estágio da
seleção nacional de canoagem!

O d´Óis Por Três, há 10 anos, destacava a convocação de 2 atletas da ARCOR para o estágio da seleção nacional de canoagem: Fábio Lopes e Tiago Tavares.
Assim:
«A ARCOR tem dois canoístas no último estágio da seleção nacional que vai disputar o Europeu de Velocidade, em Julho e em Montemor-o-Velho: os sub-23 Fábio Lopes (à esquerda) e Tiago Tavares.
Este é ribeirense e, recentemente e na Regatas Internacionais da Eslováquia, conquistou duas medalhas de ouro (C2 500 e C2 200 metros) e uma de bronze (C1 200). É obra, que registamos com todo o gosto.».
- NOTA: Tiago Tavares, entre muitos outros vtórias e títulos regionais e nacionais, foi campeão do mundo de sub-23 em C1 200 metros, a 31 de Julho de 2016. Fábio Lopes também foi diversas vezes internacional e campeão regional e nacional, continuando atleta da ARCOR.
O cartaz de anúncio da candidatura da ponte, já construída e aberta ao trânsito
no dia 21 de Outubro de 2016. Candidatura da Câmara Municipal de Águeda
aos Fundos de Coesão da União Europeia
Óis da Ribeira

Candidatura da Ponte aos Fundos de Coesão da União Europeia!

O d´Óis Por Três, há precisamente  5 anos, considerava sobre a candidatura da (nova) ponte aos Fundos  de Coesão da União Europeia!
Assim:
«A ponte nova foi aberta ao trânsito às 15 para o meio dia de 21 de Outubro de 2016. Há mais de 7 meses! Faz bom tempo e continua sem grades de segurança no espaço que a liga à ponte velha, apesar de todos os alertas.
Domingo passado, ao passar por lá, para ir ver as provas de canoagem, o d´Óis Por Três reparou numa placa e parou para ver.
O que viu foi que a Câmara Municipal de Águeda se candidatou aos Fundos de Coesão da União Europeia (UE), através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - o POSEUR, mas que raio de nome... - do Portugal 2020.
A entidade promotora, já se sabe, é (ou foi?) a Câmara Municipal de Águeda, designando-se o projecto por «Mitigação dos Efeitos das Cheias em Águeda», sendo objectivo principal «o aumento da vazão da ponte de Óis da Ribeira».
Quanto custos, o elegível total é de, expectando a Câmara Municipal de Águeda que seja comparticipado em 1 772 537,08 euros.
Alguns aspectos a salientar:
1 - O elevado custo da obra (2 085 337,74 euros) e o valor expectado do apoio financeiro de União Europeia (1 772 537,08).
2 - Mesmo assim, se for aprovada a candidatura, «sobram» 312 840,78 euros para a Câmara pagar.
3 - A coragem da Câmara Municipal de Águeda em avançar com a obra, sem ter comparticipação assegurada. Arriscando ter de pagar os elegíveis 2 085 337,74 euros, o que é muito dinheiro.
4 - A Câmara já a ter paga, sem ter apoio financeiro.
Enquanto isso, e depois do drama do tempo em que não havia ponte, o povo já a usufrui há mais de 7 meses e ninguém lha tirará, comparticipe ou não comparticipe a União Europeia! É obra!».
- NOTA: Sublinhando a importância da obras, lamentamos que, do lado de Cabanões, ainda não tenha os passeios prolongados e as necessárias grades de proteção para peões. 

Sem comentários: