O Largo Jacinto
Bernardo Henriques!
O d´Óis Por Três, há 15 anos e no último dia de Junho de 2007, falava do benemérito Jacinto Bernardo Henriques.
Assim:
«Várias vezes alertámos através do RA o esquecimento a que foi votado Jacinto Bernardo Henriques, o maior benemérito de Óis da Ribeira. Felizmente esse grande ribeirense volta a ter nome bem visível em placa toponímica, esperamos, no espaço ajardinado à entrada da ponte, onde o símbolo da sua obra está implantado. Referimo-nos ao artístico chafariz em granito, lembrando aos homens do presente e do futuro que a sua obra nunca deverá ser esquecida.Lamentamos é que outros a esquecessem. A história faz-se todos os dias, mas a história escreve-se e perpectua-se, se assim não for, perde-se e apenas resta o esquecimento. Um erro não se corrige com outro e para que tal não acontecesse foi o que fizeram Diamantino Correia, José António Pires, Vital Santos e Germano Venade.
Há pessoas que ficam na história e essas num bom sentido é que importa realçar. Um jornal serve para alertar, elogiar, agitar as águas e até «incomodar", o contrário não tem interesse!
HERCÍLIO DA ALMEIDA
- NOTA: O texto tinha sido publicado no jornal «Região de Águeda» da véspera e foi da autoria de Hercílio de Almeida, o seu correspondente local. Faleceu a 9 de Novembro de 2019, aos 78 anos, de doença e no Hospital da Universidade de Coimbra.
Otelo Melo |
da Ribeira !
A «Pergunta d´Óis» nº. 100, a de 30 de Junho de 2007, falava de futebolistas de Óis da Ribeira, alguns deles com carreiras que passaram despercebidas aos óisdaribeirenses.
Assim:
«- O futebolista ribeirense que foi titular dos juniores do Beira Mar foi Otelo Melo - aqui com a camisola da Junta de Freguesia no último torneio Inter-Freguesias de Águeda. Resposta à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: Que futebolista de Óis da Ribeira integrava a equipa do Valonguense que, em 1988, subiu ao nacional de futebol da 3ª. divisão? Diremos amanhã.».
- NOTA: Otelo Melo também representou a LAAC, de Aguada de Cima, pelo menos, e está há muitos anos emigrado na Inglaterra.
Emoções e festa da
Comunidade Paroquial!
A «Tertúlia Literária» nº. 229, a de 30 de Junho de 2007, falava a actualidade emocional do povo de Óis da Ribeira.
Assim:
- «Estás a modos que com cara de mal disposto, o que é que se passa?...», perguntou o Três.
- «Não se passa nada, é precisamente por isso... Espero que a festa de amanhã, no ribeiro, nos traga coisas melhores e nos deixe mais felizes», disse o d´Óis.».
- NOTA: Aos tempos de hoje, também pouco se passa por Óis da Ribeira. E nem a festa da Paróquia se realizará, ainda por efeitos da COVID 19.
A casa que foi da Maria da Luz P. Santos |
Pinheiro dos Santos!
As casas desabitadas de Óis da Ribeira continuavam a ser tema do d´Óis Por Três de há10 anos.
Assim:
«A casa de Maria da Luz Pinheiro dos Santos, de que aqui ontem falámos e que fica em frente à de Crisanta Almeida, na rua que dá para os Lâmaros.
Está desabitada e viemos a saber que a dona se encontra numa casa particular de Requeixo e não num lar. É irmã de Manuel Horácio (que mora na Rua da Pateira) e de Felisbela (na Manuel Tavares, ou Cabo), cunhada de Manuel Estima Reis. É mais um das muitas que, em Óis da Ribeira, estão desabitadas.».
- NOTA: Maria da Luz faleceu a 20 de Março de 2014. A irmã Felisbela a 14 de Outubro de 2016, por afogamento no poço do seu quintal. A casa terá sido comprada por Sérgio Soares, que mesmo ao lado está a construir a sua residência.
Está desabitada e viemos a saber que a dona se encontra numa casa particular de Requeixo e não num lar. É irmã de Manuel Horácio (que mora na Rua da Pateira) e de Felisbela (na Manuel Tavares, ou Cabo), cunhada de Manuel Estima Reis. É mais um das muitas que, em Óis da Ribeira, estão desabitadas.».
- NOTA: Maria da Luz faleceu a 20 de Março de 2014. A irmã Felisbela a 14 de Outubro de 2016, por afogamento no poço do seu quintal. A casa terá sido comprada por Sérgio Soares, que mesmo ao lado está a construir a sua residência.
nutrição na ARCOR!
Assim:
«O Projecto «Para Si», da ARCOR, passa a ter consultas de nutrição, a cargo de Mariana Pinheiro. Nomeadamente para avaliação da massa corporal, educação e aconselhamento alimentar.
A nutricionista (que é ribeirense) anuncia planos de alimentares individualizados e análise de problemas de excesso de peso e obesidade, baixo peso, nutrição na gravidez e diabetes, hipercolesterolemia. hipertensão arterial, distúrbios gastrointestinais, alergias intolerâncias alimentares.
Os interessados na consulta devem marcá-la pelo telemóvel 964834785 ou email mpinheiro3173@onutricionistas.pt».
- NOTA: A direção da ARCOR era presidida por Mário Marques e Sandra Santos a directora técnica. Não sabemos se este serviço ainda se mantém.
3 comentários:
Já chega de Desonra!
Andamos sistemáticamene a discutir QUEM SOMOS?!
Temos a escolha e podemos decidir!
Já chega de enganar as GENTE de Óis da Ribeira!!!
Cansamos de virar as páginas. Está na hora de mudar de livro...
Já chega, cansamos de ser a última opção o tempo todo!!!
Já Chega, está na hora de acordar desse Conto de Vaticinio...
«Cuidar do herdado para deixar em legado»
A partir de agora será a palavra de ordem:
«Queremos a nossa freguesia».
ÓIS: O que andam a esconder o executivo e a assembleia de freguesia?
Para a melhoria de qualidade de vida dos nossos cidadãos.
Vamos continuar a cuidar do herdado para, deixar o legado.
Já se deram conta de que podemos ter herdado coisas boas, coisas ruins, e que podemos ser a melhor versão deles?
Parem por um instante e pensem: vocês são exatamente igual aos seus pais e avós, ou vocês já chegaram ao nível de aprender a extrair o melhor de cada um deles?
Terça, 28 Junho, 2022
Referendo local na freguesia de Barroselas e Carvoeiro (Viana do Castelo) – Marcação para 15 de agosto de 2022
Foi marcada a data do referendo local na freguesia de Barroselas e Carvoeiro para o dia 15 de agosto de 2022 (Edital do Presidente da Junta de Freguesia de 21 de junho de 2022), com a seguinte pergunta:
«Concorda com a separação da União das freguesias de Barroselas e Carvoeiro?»
Enviar um comentário