quinta-feira, outubro 13, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 13 de Outubro: 1 - A Tuna de Óis da Ribeira em Alcácer do Sal (2013)! 2 - O nascimento de Belmira, trisavó de Tiago Tavares, campeão do mundo em 2016 (1886)! 3 - ARCOR na fase fina dos Torneios Abertos (1991)! 4 - A fiscalização das obras do centro social (2001)! 5 - Fernando Pires reeleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (2009)! 6 - Passeio anual da Junta de Freguesa (2010)! 7 - A pateira vista pelas nossas criança (2011)! 8 - O padre Júlio há 25 anos em Óis da Ribeira (2013)! 9 - A casa não vai abaixo... (2014)! 10 - As obras da ponte interrompem passagem para a concluir (2016)! 11 - A pequenez da pequena política, em um ano e em TravassÓis (2018)! 12 - O baldio do Surpel finalmente limpo do lixo (2019)! 13 - Vagas na ARCOR no centro de dia, apoio domiciliário e pré-escolar (2021)! 14 - Andreia Fernandes concluiu curso de Direito (2021)!

A Tuna Musical de Óis da Ribeira no palco do Teatro Pedro Nunes, nas
comemorações do 14º. aniversário, há 7 anos, da Sociedade Filarmónica
Progresso Matos Galamba, de Alcácer do Sal


1 - ANO 2013: A TUNA MUSICAL
EM ALCÁCER DO SALA Tuna Musical de Óis da Ribeira actuou em Alcácer do Sal no dia 13 de Outubro de 2013, há precisamente 8 anos, num concerto integrado nas comemorações do 134º. aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, daquela vila do litoral alentejano e no distrito de Setúbal.
O espectáculo decorreu no Teatro Pedro Nunes, às 15 horas, e, englobado na 28ª. edição do Mês da Música da filarmónica alcacerense, incluiu actuações do Quarteto de Clarinetes «In Tempo» (da Escola Superior de Música de Lisboa) e o Ensemble de Sopros Alfredo Lopes (de Alverca). Para além da Tuna de Óis da Ribeira.
A Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba era dirigida pelo maestro João Neves, que é natural de Fermentelos, e tinha estado em Óis da Ribeira no dia 21 de Setembro anterior, no salão cultural da ARCOR e no concerto de apresentação do segundo CD da Tuna, o «Brisas d´Óis».
- NOTA: A direção da Tuna era presidida por António Horácio Tavares, com o vice-presidente Luís Neves, o secretário António Manuel Reis (actual presidente), o tesoureiro Aurélio Matos dos Reis e o vogal Gil Dinis Branco. O maestro era António Bastos.

T
Tiago Tavares, campeão do
mundo de canoagem em 2016



2 - ANO 1886: BELMIRA MARTINS,
TRISAVÓ DE TIAGO, CAMPEÃO DO 
MUNDO DE CANOAGEM: A óisdaribeirense Belmira Martins de Jesus nasceu a 13 de Outubro de 1886, há 136 anos. É trisavó materna de Tiago Tavares, que a 31 de Julho de 2016 se sagrou campeão do mundo de canoagem de sub-23, em C1, na distância de 200 metros e em Minks, na Bielorrúsia.
Belmira era filha de Francisco Augusto de Morais, de Assequins, e de Maria Martins de Jesus, que se consorciaram a 23 de Junho de 1885, ele com 20 anos e criado de servir (!), ela com 44 anos, solteira e jornaleira, filha de Manuel Lopes Coelho e de Maria Martins, de Casal de Álvaro.
Belmira casou com Fernando Augusto dos Reis a 5 de Fevereiro de 1915 e faleceu a 27 de Fevereiro de 1923. O casal teve os filhos Gil e Rosa, já falecidos e todos moradores da Viela do Canto da Igreja.
- NOTA: Fernando faleceu a 24 de Setembro de 1968. Netos do casal, são Júlio, Delfim e Carlos Alberto (filhos de Gil), Maria (avó paterna de Tiago Tavares), José, Marília e Fernando (filhos de Rosa). Delfim, Carlos Alberto e Fernando já faleceram.

3 - ANO 1991: ARCOR NA FASE 
FINAL DOS TORNEIOS ABERTOS: A equipa de canoagem da ARCOR foi 11ª. classificada da final nacional dos Torneios Abertos de Canoagem que a 13 de Outubro de 1991.
O clube arcoriano e o Recreio de Águeda, também em 11º. lugar, foram as melhores equipas da Associação de Canoagem de Aveiro, que também teve o Clube de Vagos (16º.), Sporting de Aveiro (19º.), SNADO de Ovar (24º.) e Pessegueiro do Vouga (28º.).
As classificações individuais dos atletas da ARCOR foram as seguintes:
- Circuito de 200 metros, infantis: 4º.-Pedro Carvalho (agora, campeão nacional de veteranos). 
- K1 cadetes velocidade: 4º.-Nuno Azevedo.
- Circuito de 2000 metros: 5º.-Nuno Azevedo; 8º.-Sérgio Anjos; 15º.-António Costa (actualmente, veterano e campeão nacional); 17º.-Paulo Santos.
- NOTA: Estas provas há 31 anos disputaram-se em Montemor-o-Velho. Por onde andarão estes atletas arcorianos?
Os engºs. Canas de Carvalho e Filipe Magueta,
Celestino Viegas, Dinis Alves, António Simões, 
Milton Santos, Arlindo Reis e Milton Gomez, a 
8 de Setembro de 2001

4 - ANO 2001: FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS DO CENTRO SOCIAL DA ARCOR E JUNTA : A direção da ARCOR reuniu extraordinariamente a 12 de Outubro de 2001, há 21 anos, para constituir a equipa de fiscalização das obras de construção do centro social e sede da Junta de Freguesia.
Os trabalhos foram liderados por Celestino Viegas e a comissão ficou formada pelo engº. Canas de Carvalho, da CIVILAG (a empresa que elaborou o projecto), pelo vogal Milton Gomez e o associado Dinis Alves. De seguida, a constituição informada à Segurança Social de Aveiro.
- NOTA: A imagem é de 9 de Setembro de 2001, há 21 anos e na primeira visita oficial ao terreno onde se iria construir a obra, com o administrador e o engenheiro das Construções Marvoense. Mostra, os engºs. António Canas de Carvalho (da CIVILAG, o gabinete que elaborou o projecto e fiscal oficial das obras) e Filipe Magueta (Construções Marvoense), Celestino Viegas (presidente da direcção da ARCOR), Dinis Alves (comissão de fiscalização), António Simões, administrador das CM, já falecido), Milton Santos (presidente da assembleia geral da ARCOR), Arlindo Reis (tesoureiro da ARCOR) e Milton Gomez (vogal da direção). 

Flores das crianças para os seniores
As crianças e as pipocas




13 - ANO 2021: ARCOR COM VAGAS NO CENTRO DE AI, APOIO DOMICILIARIO E PRÉ-ESCOLAR: A ARCOR, de Óis da Ribeira, tem vagas nas valências de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Educação Pré-Escolar.
O levantamento das restrições provocadas pela pandemia COVID-19, disponibilizou vagas para estas respostas sociais e os interessados podem solicitar informações mais pormenorizadas junto da secretaria da instituição (aberta no horário de expediente), pelo telefone
Os seniores na pateira de Espinhel
 
234629818 e/ou pelo email geral@arcor-ipss.pt.
Os tempos são de retoma, felizmente, aos poucos e seguramente, e a instituição óisdaribeirense tem programação diária a atractiva para os seus utentes, desde os mais novos aos seniores.

Três dias... especiais,
num só dia... especial !

A 1 de Outubro, por exemplo, comemorou 3 data especiais, num só dia: O dia Mundial do Sorriso, da Música e Dia Internacional do Idoso!
Os mais novos, logo pela manhã, vestiram-se a rigor e com os seus instrumentos musicais, visitaram os avós do Centro de Dia, oferecendo-lhes um ramo de flores, um livro com dedicatórias e um saquinho com chá de lúcia lima/limonete, cantámos e dançámos ao som de uma canção «A árvore da montanha».
O momento serviu para intensificar mais os laços e estreitar a distância entre gerações. Foi um dia muito divertido, com muita cor e alegria.
O centro de dia aproveitámos o dia de sol e foi almoçar ao agradável parque da Pateira de Espinhel. Foi um dia bem passado, com muitos sorrisos, muita música e animação na companhia dos nossos idosos.
As crianças da creche também pudemos exploraram as brincadeiras ao «faz de conta» e aprenderam a reconhecer a importância dos livros e o espaço exterior.
O pré-escolar fez escolha de milho e fez saquinhos para fazer pipocas... E, dando destaque às tradições populares, celebraram a desfolhada e o pisar das uvas.
- NOTA: Este programa «entre outras, muitas e variadas actividades», concluía o d´´ Óis Por Três de há um ano.

Andreia Fernandes universitária
Andreia Fernandes


14 - ANO 2021: ANDREIA FERNANDES CONCLUIU CURSO DE DIREITO: A óisdaribeirense Andreia Filipa da Fonseca Fernandes concluiu, a 28 de Setembro de 2021, o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Moradora na Rua António Bernardino (Berna) e filha do construtor civil Luís Manuel Morais Fernandes, é neta paterna de Armando de Meireles Fernandes e de Maria Benilde da Silva Morais, da Rua das Arroteias, todos de Óis da Ribeira.
Estudante brilhante, fez o ensino secundário em Águeda e, concluído o 12º. ano, foi premiada com a bolsa de estudo «Conde Sucena», atribuída pela Santa Casa da Misericórdia de Águeda e, em 2017, atribuída aos alunos que tinham acabado o 12º. ano com as melhores notas de cada escola secundária da cidade e que já frequentassem o ensino superior.
Era o caso de Andreia Fernandes, que concluíra o ensino secundário na Escola Secundária Adolfo Portela e que já estudava Direito na respectiva Faculdade da Universidade de Coimbra e recebeu a bolsa Conde Sucena, no decorrer da festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, a 16 de Dezembro desse ano de 2017.
- NOTA: A família festejou a licenciatura no domingo, dia 10 de Outubro de 2021, e o d´Óis Por Três, na altura, sublinhou os parabéns à nova mulher de leis de Óis da Ribeira, pelo êxito do seu percurso universitário e conclusão do curso de Direito.

Sem comentários: