sexta-feira, outubro 28, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 28 de Outubro: 1 - A posse dos primeiros eleitos da União de Freguesias (2013)! 2 - Atestados para casamentos e orçamento da Junta (1963)! 3 - Os jacintos da pateira sabem...nadar (2006)! 4 - ARCOR vai presentar «O Gato» na temporada de teatro (2009)! 5 - Um clube de canoagem que saiu das ARCR (2011)! 6 - GNR deteve pescadores ilegais na pateira (2012)! 7 - Semana Sénior da ARCOR com folclore, ateliês e concurso de papas (2012)! 8 - Irmã Carmelita em Óis da Ribeira (2013)! 9 - Guerras de «Marias» na Canoagem da ARCOR (2015)! - 10 - A nova ponte no filme do Padre Júlio (2016)! 11 - ARCOR entregou dádivas para vítimas do incêndio de Oliveira de Frades (2017)! 12 - Saneamento vai entrar na 9ª. semana de obras, concluindo segundo mês (2018)! 13 - Montes de lixo nas Lajes, mesmo ao lado da pateira (2019): 14 - O protocolo entre a Câmara e a Junta de Freguesia para a Rua Benjamim Soares de Freitas (2020)!

Os primeiros autarcas de União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira

A eleição, há 8 anos, dos primeiros autarcas
da União 
de Freguesias de Travassô
e Óis da Ribeira

1- ANO 2013: A POSSE DOS
PRIMEIROS ELEITOS DA UNIÃO
DE FREGUESIAS
: Os primeiros órgãos políticos da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) tomaram posse na noite de 28 de Outubro de 2013.
Há precisamente 9 anos!
Mário Martins, eleito presidente da Junta de Freguesia, propôs Horácio Santos (tesoureiro) e Marta Morais (secretária) para vogais, numa lista que teve 5 dos nove votos da Assembleia de Freguesia. Todos do PS e e de Travassô. Os restantes 4 foram, em cada caso, para os também socialistas Diamantino Correia e Vital Santos, ambos de Óis da Ribeira.
A eleição do presidente da Assembleia de Freguesia confirmou a divisão entre os eleitos do PS, já que não se entenderam e se dividiram, acabando por «dar» 3 votos a Conceição Reis e 2 a Diamantino Correia.
Resultado: foi eleito Sérgio Neves, que teve os 4 votos dos 4 eleitos do PSD.
A Assembleia de Freguesia incluiu 5 eleitos do PS: Conceição Reis e Filipe Almeida (de Travassô), Vital Santos, Diamantino Correia e António Horácio Tavares (de Óis da Ribeira). E 4 do PSD: o presidente Sérgio Neves e Sofia Marques, de Travassô, Manuel Almeida (Capitão) e Germano Venade, de Óis da Ribeira.
O mandato, como hoje sabemos, viria a ser bastante atribulado, nomeadamente evidenciando-se as permanentes quezílias entre os dois presidentes, os travassonenses Mário Martins (Junta) e Sérgio Neves (Assembleia)-

Saldo de Óis da Ribeira
para a Junta de TravassÓis
foi de... 15 213 euros!!

A ausência eleitos de Óis da Ribeira na equipa da Junta de Freguesia foi referida por Conceição Reis, explicando que tal se deveu a incompatibilidades dentro do PS.
Três eleitores, Milton Gomez, Victor Melo e António Gomes da Conceição, todos de Óis da Ribeira e este último morador em Travassô, referiram «o mau início da União» e expectando que «ninguém se esqueça das freguesias».
«Começou mal a União, pode ser que acabe bem», foi dito nessa primeira AFTOR.
A presidência de Mário Martins, essa recebeu um bom saldo financeiro da Junta de Freguesia óisdaribeirense, da gestão de Fernando Tavares Pires: nada mais nada menos que 15 213 euros. 
Efectivamente, a juntar aos 4 561 euros aprovados na última AFOR, presidida por Manuel Soares e realizada a 9 de Outubro desse ano de 2013, juntaram-se transferências posteriores, uma da Câmara Municipal de Águeda (6 000 euros) e outra do FEF (4 652). 
- NOTA: Obviamente, acreditou-se na altura que o executivo da UFTOR não deixaria de aplicar este saldo em obras de Óis da Ribeira. O próprio presidente Mário Martins isso afirmou e garantiu. Mas não viria a ser assim, como também hoje sabemos!

2 - ANO 1962: ATESTADOS PARA 
CASAMENTOS ORÇAMENTO DA
 JUNTA PARA 1963: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 28 de Outubro de 1962, emitiu atestados para os casamentos de António Joaquim Nogueira da Silva e José Amadeu Moreira dos Santos, ambos de Óis da Ribeira e ambos já falecidos.
António Joaquim, conhecido por António Bruxo, era filho de Mateus Alm eoida e Silva (então já falecido) e de Maria Simões Nogueira (Padeira). Casou na Gafanha da Nazaré e faleceu em França, vítima de acidente. José Amadeu era filho de Amadeu Pereira dos Santos e de Alexandrina Augusta da Fonseca Moreira. Casou em Eirol, onde faleceu, de doença.
O executivo era presidido por Armando Resende, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Manuel Simões dos Reis - que também decidiu preparar o orçamento ordinário para 1963, no valor de 1 976$80, seriam agora 840 euros. Uma «fortuna»!
.

3 - ANO 2006: OS JACINTOS
DA PATEIRA SABEM... 
NADAR!: Os jacintos da pateira sabem... nadar. E não se afogam!!!
A foto é de Luís Neves, tirada na cheia de 25 de Outubro, já lá vão uns dias, na margem de Óis da Ribeira da pateira de... Ois da Ribeira. Vamos lá ver se a tal máquinas que está para vir e ainda não veio, sempre vem e limpa de vez os famigerados jacintos.
- NOTA: Os jacintos são um tema recorrente da vida da lagoa desde há mais de dezena e meia de anos. E, infelizmente, continuará a ser. Aparentemente, não há solução à vista para a decantada e famigerada situação.

4 - ANO 2009: ARCOR VAI 
APRESENTAR «O GAT0» NA
TEMPORADA DE TEATRO:  O Grupo de Teatro Amador da ARCOR vai apresentar a peça «O gato», de Henrique Viana, na nova época teatral.
Os responsáveis do grupo continuam a ser Leonildo Costa, Paulo Rogério, Carlos Pereira e Rui Fernandes, com os actores amadores Paulo Gomes, Julieta Fernandes, Salomé Fernandes, José Manuel Gomes, Cristina Carvalho, Vítor Fernandes, Isaltina Pires, António Gomes, Liliane Gomes, Gil Branco e António Reis, com colaboração de Jorge Brandão (carpintaria) e Lurdes Fernandes e Carla Costa (pontos).
- NOTA: Havia teatro em Óis d Ribeira e na ARCOR. Um grupo amador. Agora já não há e já desde 2012. Há 10 anos!

5 - ANO 2011: UM CLUBE DE
CANOAGEM QUE SAIU
DA ARCOR: Lemos no jornal que 9 canoístas e um treinador desertaram da ARCOR e foram formar um clube a Requeixo, de que é presidente um ribeirense, Sesnando Alves dos Reis - o lagoa da Pateira Clube de Canoagem de Requeixo!
Sesnando Reis já foi presidente da ARCOR e dele o jornal vai ao requinte de dizer que, nesta qualidade, foi o fundador da canoagem da ARCOR. Se isto não é recambolesco, vou ali e venho já.
E a rapaziada foi-se embora, porquê? Isto já foi há semanas. Alguém sabe explicar? O d´Óis Por Três andou por aqui às Voltas na net e não topou nada. Digam lá!
- NOTA: O clube então fundado pelos dissidentes da ARCOR teve efémera duração. Uma ou das épocas, não estamos certos.

6 - ANO 2012: GNR DETEVE
2 PESCADORES ILEGAIS NA 
PATEIRA: A GNR de Águeda deteve dois indivíduos, por pesca ilegal na margem da pateira, em Óis da Ribeira. A 28 de Outubro de 2012, há 10 anos.
Os dois infractores ficaram sem três canas e variado material de pesca e, imagine-se, nem sequer tinham licença para prática de pesca e também estavam a violar a lei por estarem a pescar entre o pôr e o nascer do sol - o que é (era) proibido.
- NOTA: Os 2 pescadores tinham 29 e 30 anos, mas não eram identificados pela GNR, no seu comunicado público sobre a detenção - nem se sabe que penas sofreram. Se acaso foram penalizados e para além de terem ficado sem o material de pesca.

7 - ANO 2012: SEMANA SÉNIOR DA 
ARCOR  COM FOLCLORE, ATELIÊS 
E CONCURSO  DE PAPAS: A II Semana Sénior da ARCOR, sob o tema «A beleza do envelhecer», terminou a 28 de Outubro de 2012, há 10 anos, com a actuação do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Valongo do Vouga
O espectáculo decorreu no salão cultural da associação, com entradas livres, e o programa tinha incluído o workshop «Coluna vertebral na terceira idade» (no dia 22), o concurso «Papas de Abóbora», com IPSS de idosos do concelho (organizado com o Jardim Social e o Patronato de Travassô) e uma palestra sobre nutrição (23), sessões de massoterapia (24), ateliê de cabeleireiros (25) e o rastreio de tensão arterial e glicémia (26).
- NOTA: O concurso de papas de abóbora foi ganho pela IPSS Os Pioneiros da Mourisca, seguindo-se o Centro Social de Belazaima do Chão (2º. lugar) e o Centro Social e Paroquial da Borralha (3º.).

segunda-feira, outubro 28, 2013


8 - ANO 2013: IRMÃ CARMELITA
DA IGREJA DE ÓIS DA RIBEIR
A: Uma Irmã Carmelita Descalça esteve ontem nas igrejas de Óis da Ribeira e Espinhel, para dar o seu testemunho missionário e...vender compotas. É da congregação de Paços de Ferreira e foi apresentada pelo padre Júlio nas celebrações.
- NOTA: O sacerdote apresentou-a e entrevistou-a. Tem 30 anos e professa desde há um ano, quando teve a certeza da sua vocação. O melhor é ir ver o vídeo, AQUI
A festa dos 25 anos da Canoagem da ARCOR

9 - ANO 2015: GUERRAS DE 
«MARIAS» NA CANOAGEM 
DA ARCOR: Há diferenças na história da canoagem da ARCOR assumidas de corpo inteiro por três diligentes senhoras, certamente todas elas com todas as suas razões.
A diferença - chamemos-lhe assim, para não a chamar por «guerra de marias», não fossem chamar-nos nomes... - começou com o texto de Liliana Alves, a intrépida repórter da página de facebook da Canoagem da Arcor.
Este, sem tirar nem pôr, começando pelo texto «Canoagem da ARCOR comemora bodas de prata e que pode ser revistas AQUI, assim como os subseqentes cometários.
- NOTA: Grandes entusiasmos e diversidade de opiniões na canoagem arcoriana aos 25 anos de história.

10 - ANO 2016: A NOVA PONTE 
NO FILME DO PADRE JÚLIO: A terra de Óis da Ribeira sempre foi de intrépida gente, trabalhadora e empreendedora, de jornalistas famosos, poetas do romantismo lacustre e escritores das suas mentirosas verdades.
Há blogues, sites e facebooks sempre prontos a desatar o nó da realidade florescente da vila antiga, agora colonizada pela incompetência castradora do desenvolvimento, a isso se chamando essa semântica coisa que é TravassÓis.
Mas há uma ponte nova. E quem a exalta?
- NOTA: Fomos, então, à página do facebook da Página da Paróquia e youtube e aqui encontrámos o filme que exalta a ponte e mostra Óis da Ribeira. «Obrigado, Padre Júlio, por este grande bocadinho de Óis!», concluiu o d´Óis Por Três.
As dádivas da ARCOR para Oliveira de Frades

11 - AN0 2017: ARCOR ENTREGOU
DÁDIVAS PARA VÍTIMAS DO INCÊNDIO DE OLIVEIRA DE FRADESA ARCOR foi entregar o material recolhido e para apoio aos sinistrados do incêndio no concelho de Oliveira de Frades, de onde são duas das suas colaboradoras.
A entrega ocorreu já na manhã do dia 28 de Outubro, no Cine-Teatro Doutor Morgado, em Oliveira de Frades. «Um bem haja a todas as pessoas que ajudaram nesta causa!», referiu a direção da ARCOR, frisando também que «por enquanto, estão suspensos os pedidos de mais bens». - Mais fotos AQUI
- NOTA: Um bonito e solidário gesto da ARCOR.
a
O cartaz das obras de saneamento de Óis da Ribeira
Os trabalhos na Viela do Cesteiro


12 - ANO 2018: SANEAMENTO VAI
ENTRAR NA 9ª. SEMANA DE OBRAS,
CONCLUINDO O SEGUNDO MÊS: Os trabalhos da rede de saneamento de Óis da Ribeira entram amanhã na 9ª. semana consecutiva, de um prazo de 180 dias para a execução.
Assim, passados 56 dias (quase, quase dois me-
ses...), a equipa da firma Construções Carlos Pinho, Lda., de Arouca e adjudicatária da obra, está a abrir ramais para as transversais da Rua Manuel Tavares (do Cabo), depois de ter chega-do com o canal principal ao Largo do Centro Social - o do Cruzeiro, frente à ARCOR e sede da União de Freguesias. Os trabalhos vão na Viela do Sapateiro, depois da Viela do Cesteiro. Outros ramais se seguirão, pela semana que hoje começa fora.
A empreitada, recordemos, é designada por «Águas residuais de Óis da Ribeira (PAR 019) e foi adjudicada por 584 008 euros, pela AdRA - Águas da Região de Aveiro, considerando esta que «ao investirmos na renovação e construção de infra-estruturas, estamos a apostar na qualidade de vida e no futuro da nossa região».
- NOTA: «Lindas palavras, depois de 14 anos de espera, relativamente à primeira fase - a que vai da entrada em OdR, pelo acesso de Espinhel, à ponte do rio Águeda e ao Viveiro, pelas Ruas Nossa Senhora de Fátima, Benjamim Soares de Freitas, Jacinto Bernardo Henriques e Adolfo Pires dos Reis», comentou o d´Óis Por Três de há 4 anos.
 
Montes de detritos mas Lajes, ao lado da pateira..., em cima e em baixo

13 - ANO 2019: MONTES DE LIXO NAS LAGES, MESMO AO LADO DA PATEIRA: a
paniguados do poder local travassÓisense, cujo executivo é agora liderado pelo social-democrata Sérgio Neves, acusam o
d´Óis Por Três de «correr a freguesia à procura de coisas para criticar e cada vez tem menos e vai ter menos porque as coisas estão aparecer...». A freguesia de Óis da Ribeira, bem entendido.
Olhe(m) que não, olhe(m) que não!...
O d´Óis Por Três tem mais que fazer e, na maioríssima parte dos casos, limita-se a dar publicidade a queixas que nos chegam, via email. Queixas de óisdaribeirenses que vêem o que vêem e têm sentido crítico sobre as questões de interesse público - questões que existem, que estão ao alcance dos olhos de todos.
Questões que o desmazelo autárquico deixa para trás.
Seja este, fosse o anterior, sejam os do futuro, sempre será prioridade denunciá-las.
Por exemplo, tem opinião o poder local sobre a ocupação do espaço público com os montes de detritos, de lixos, no cruzamento das Lajes, na Rua António Bernardino, mesminho ao lado da turística pateira?
A imagem mostra o que mostra e uma imageml costuma dizer-se, vale mais que 1000 palavras.

Março de 2019, era assim...

O escrutínio
do Poder Local


O poder local travassÓisense por acaso, sabe há quantas semanas lá estão aqueles montes de lixo?
Passou lá e não os viu?
E tem decisão sobre esta matéria? Vai fazer o quê, ou não será da sua competência? Já cumpriu ao nº. 11 do seu manifesto de propaganda eleitoral das intercalares de Fevereiro deste ano? Ou prometeu, só por... prometer?
O d´Óis Por Três não procura «coisas». As «coisas» existem.
Assim como inexiste um poder local atento e activo, interveniente e defensor do interesse público em toda a sua dimensão. Existe, isso sim, um poder local de pequenas e próximas coisas, com muitas notícias sobre o acessório e raramente sobre o essencial.
- NOTA: Um executivo que, naturalmente, pode e deve ser escrutinado. Não tem de que se queixar. O comentário pode ser lido AQUI

Assinatura do protocolo da Câmara com as Juntas de Freguesia de Aguada de Baixo e Barrô e
Travassô e Óis da Ribeira, representadas pelos presidentes Wilson Gaio, à esquerda, e Sérgio 
Neves, com Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda (ao centro) 

O espaço que vai ser alargado


14 - ANO 2020: O PROTOCOLO ENTRE
CÂMARA E A JUNTA DE FREGUESIA
PARA A RUA BENJAMIM SOARES
DE FREITAS: A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira assinou anteontem, com a Câmara Municipal de Águeda, o contrato de delegação de competências que vai permitir as obras de alargamento e passeio da Rua Benjamim Soares de Freitas - entre os largos do Centro Social e da Igreja.
Protocolo, vale a pena recordar, no valor de 16 250 euros, vale a pena sublinhar.
O acordo, segundo Câmara Municipal de Águeda, «acontece no seguimento dos que já temos efetuado com todas as Juntas e Uniões de Freguesias, visando a delegação de competências para a realização de pequenas obras que, embora sendo da competência municipal, podem ser executadas pelas Juntas, numa política de gestão de proximidade, sempre tendo como objetivo a salvaguarda do interesse público», disse Jorge Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Isto acontece no mesmo ano em que, a 28 de Fevereiro de 2020, o presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, o sr. dr. Sérgio Neves, recebeu abaixo de cão a Câmara e a Assembleia Municipal de Águeda, na muito falada Assembleia Municipal que se realizou em Óis da Ribeira e na qual foi chamado de trauliteiro.
A terminar, duas questões:
1 - Será que a Câmara Municipal de Águeda (os seus responsáveis máximos) se atemorizou com a grosseirice do presidente da Junta de Freguesia de TravassÓis (Sérgio Neves) e, por isso e com medo, está a favorecer a (des)União?
2 - Será que a Câmara Municipal está acima dessa grosseirice e está a cumprir o que o presidente Jorge Almeida disse nessa noite: Óis da Ribeira vai ter muitas obras.
O diabo que escolha!
Já agora: a Junta de Freguesia de TravassÓis tem garantido o acordo dos proprietários para «ocupar» o espaço do suposto alargamento?
- NOTA: Quanto ao acordo ainda não tinha, mas veio a ter. O que foi bom!

Sem comentários: