quarta-feira, outubro 26, 2022

* Os dias d´ÓdR de há 15, há 10 e há 5 anos: O site de Luís Neves! Poetas, poesia e CD! O teatro de Óis da Ribeira e da ARCOR! A última Junta de Freguesia de Óis da Ribeira! A Assembleia dos 9 eleitos de Travassô e Óis da Ribeira !

O novo rosto do site de Luís Neves. Há 15 anos!
ÓdR há
15 anos!

O site de Luís Neves!

O d´Óis Por Três, há 15 anos e a 26 de Outubro de 2007,  falava do mais conhecido site de Óis da Ribeira.
Assim:
«O site ribeirense de Luís Neves mudou de cara, com a água bonita da pateira lavada de jacintos a espelhar-lhe o frontespício - como se vê na imagem. Imagem infelizmente já desactualizada, pois os jacintos já lá voltaram. Infelizmente!!!
Mas o caso que vem ao caso, neste caso, é o «rejuvenescimento» do primeiro site de Óis da Ribeira. Que aqui saudamos!! Já agora, ó LN, a foto do Romeu Correia, o que é que acha?».
- NOTA: O site de Luis Neves é o «Óis da Ribeira - Notícias, curiosidades e histórias», que aina hoje pode ser visto em https://www.luisneves.net/oisdaribeira/
Alfredo Oliveira

Poetas, poesia e CD! 

A «Pergunta d´Óis» nº. 248, o de 26 de Outubro de 2007m falou de um poeta popular óisdaribeirense e da edição de um seu CD.
Assim:
«- O poeta popular de Óis da Ribeira que em 2004 editou um CD chama-se Alfredo Oliveira (foto). Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Como se chama(va) o dito CD? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: Alfredo Ferreira de Oliveira nasceu a 9 de Fevereiro de 1943 e faleceu a 13 de Dezembro de 2020, aos 77 anos, de doença e nos Cuidados Paliativos de Ílhavo. RIP!!!

O teatro de Óis da 
Ribeira e da ARCOR!

A «Tertúlia Literária» nº. 348 comentava sobre a então actualidade do teatro amador de Óis da Ribeira.
Assim:
- «Então, o que me dizes da «Palmira» que vai ao palco?!...», perguntou o Três.
- «Olha, acho muito bem! Vem a tempo, perdeu as vergonhas e vai lembrar-nos que existe?», respondeu o d´Óis.».
- NOTA: O teatro amador de Óis da Ribeira e da ARCOR, infelizmente, acabou em 2012. Já lá vão nada mais nada menos quw 10 anos, o que, em termos de cultura, é uma vida.
Pensamento 
Ribeirinho - 24!

Srs. políticos:
- Basta de realidades,
queremos promessas!
- Lógica: Nem mais nem menos!
- NOTA: Nem menos nem mais. O que sobra, nos dias de hoje, são o exagero de promessas e a redução de realidades e cumprimentos das ditas (... promessas!).
O site da Junta e os seus últimos titulares, em 2013: o
secretário Manuel Almeida (Capitão), o presidente
Fernando Pires e o tesoureiro Rui Fernandes
ÓdR há
10 anos!
A última Junta de
Freguesia de Óis
da Ribeira !

Há 5 anos, o d´Óis Por Três falava do último executivo autárquico óisdaribeirense.
Assim:
«A última Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, segundo o anúncio necrológico de que dão conta os jornais, é constituída pelo trio que se vê na foto. O sr. presidente votou favoravelmente a extinção na Assembleia Municipal de Águeda de 10 de Outubro de 2012.
Este trio de futuros últimos autarcas ribeirenses anda de braço dado desde 2002, desde 9 de Janeiro, quando tomaram posse. Renovaram a promessa de defender e promover os interesses de Óis a 27 de Outubro de 2005 (faz amanhã 27 anos) e depois em 2009. O secretário Manuel Duarte de Almeida (Capitão) já vinha desde 1994 e, bem mais veterano, o presidente Fernando Pires já vinha de 24 de Janeiro de 1994 e. como secretário, desde 5 de Janeiro de 1990, há mais de 22 anos!
Agora, serão os últimos autarcas de Óis da Ribeira. Tá tudo dito! Serão eles a fazer o enterro da autoridade administrativa e identidade histórica da antiga vila e futura ex-freguesia.
- NOTA: Manuel Almeida (Capitão) foi, já na UFTOR, secretário da Assembleia de Freguesia, eleito pelo PSD. Fernando Pires, nas mesmas eleições de 2013, chegou a se anunciado como membro da lista do PS, mas foi excluído por exigência dos socialistas e centristas de Óis da Ribeira. 
Sérgio Neves (PSD)
ÓdR ha 
5 anos !

A Assembleia dos 9
eleitos de Travassô e Óis da Ribeira !

A Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira está convocada para amanhã, dia 27 de Outubro de 2017, em terceira e continuada sessão e, previsivelmente, será mais do mesmo: uma bela noitada de non sense e diversão para o público que certamente virá encher o salão nobre da sede da União de Freguesias e também mais uma sessão de não decisões e algum enxovalho para a classe política eleita. Que por nada se quer entender!
Oxalá o d´Óis Por Três esteja enganado! 
Que Deus nos ouça e os ilumine e prevaleça o bom-senso dos srs. 9 eleitos dos fregueses.
Os 9 eleitos é que não irão, muito provavelmente e uma vez mais, desatar o nó que armaram e fere os interesses de Travassô e Óis da Ribeira. Mais os de Óis da Ribeira, que nada tem a ver com os pleitos de sangue que dividem e espartilham a comunidade política de Travassô. 
Por que não se entendem eles por lá?

Assembleia de Freguesia
de TravassÓis (UFTOR)
com 2 propostas na
agenda de trabalhos
M. Martins
(Juntos)

O edital é assinado por Sérgio Edgar da Costa Neves, o presidente, e está espalhado pelos locais de estilo das duas localidades.
Convoca a Assembleia de Freguesia para a sede da União de Freguesias (em Óis da Ribeira e em  continuação da sessão de 15, iniciada e suspensa, e esta da de 13 de Outubro de 2017 - igualmente começada e intervalada) para as 21 horas de amanhã (dia 27 de Outubro, outra sexta-feira) e com apenas dois pontos da agenda de trabalhos:
1 - Eleição dos vogais da Junta, mediante 
proposta do Presidente da Junta.
Júlia Melo (PS)
1 - Eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia 
(presidente, 1º. secretário e 2º. secretário).

O documento alerta para o facto de a substituição dos membro da Assembleia de Freguesia que irão integrar a Junta ser feita logo a seguir, pelo que «convém que os primeiros candidatos não eleitos de cada lista, em número igual dos de vogais da Junta de Freguesia, compareçam para, na hipótese de serem chamados à efectividade, poder ser verificada a legitimidade e participarem de imediato na Assembleia, nomeadamente na eleição da Mesa».
Tudo bem, apenas com esta pequeníssima questão: vão desta vez ser eleitos os vogais da Junta? E o presidente e secretários da Mesa da Assembleia de Freguesia?
Vamos esperar para ver, como S. Tomé!».
- NOTA: S. Tomé ficou de fora destas cogitações e a política travassÓisense deu no que deu e é o que é. Deus nos abençõe.

Sem comentários: